A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.Caroline de Campos Reveles

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.Caroline de Campos Reveles"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.Caroline de Campos Reveles
Cosmetologia Prof.Caroline de Campos Reveles

2 Origem da palavra Cosmetologia:
Cosmética: do grego Kosmêtikos (enfeitar, embelezar) Cosmetologia: Kosmetic Logia (EMBELEZAR) (ESTUDO/TRATAMENTO)

3 Cosmetologia é o nome aplicado à ciência voltada a arte do cuidado e a melhoria das condições estéticas de um indivíduo.

4 Séc. XX Início da indústria dos cosméticos
Franceses e Americanos: Indústria farmacológica apoiada pelas descobertas científicas 1900 a 1920: Aparecimento do cinema (padrão de beleza=atrizes) Maquiador mais famoso (Max Factor), que criou: termo Make up; lápis para sobrancelhas; cílios postiços; brilho labial; pancake.

5 Séc. XX Os ácidos retinóicos foram criados para tratar a acne, mas depois também passaram a ser usados no combate às rugas, 1990 -Aparecem os AHAs (ácidos alfa-hidroxiácidos) — mais suaves do que o retinóico. A vitamina C sai da laranja e dos remédios para as fórmulas de cremes clareadores.

6 Séc. XX 2003 — injeções que combatem a gordura localizada, fios de ouro que sustentam a pele, depilação definitiva, alisamento japonês, megahair, cremes com ingredientes como o DMAE.

7 Séc. XX Atualmente a cosmetologia dá suporte à fabricação de produtos de beleza, promovendo a sua correta utilização e estudando as propriedades da pele para criar formulações de produtos naturais ou sintéticos, para higienização, manutenção, proteção e decoração da pele e dos cabelos.

8 Séc. XX A partir daí, o benefício provocado pelos cosméticos ganha uma importância fundamental, aliado ao uso de produtos da natureza e ecologicamente corretos. A indústria cosmética de hoje cria produtos que colorem, tratam, limpam, perfumam, protegem a pele e os cabelos.

9 Pele Epiderrme Derrme Hipoderrme

10 Constituição anatômica da pele
•Dividida em 3 camadas: epiderme (proteção), derme (sustentação) e hipoderme (nutrição & energia) •Sistema de vascularização e inervação •Anexos cutâneos: folículo pilo sebáceo glândula sudorípara écrina, unhas

11 Junção dermoepidermica

12 CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FUNÇÃO.
Os produtos cosméticos podem ser para: Higienizar; Conservar/Proteger; Reparara/Corrigir; Maquilar/Enfeitar.;

13 Higienizar Remover da superfície cutânea as impurezas provenientes das secreções, dos resíduos celulares e do ambiente, melhorando seu aspecto e facilitando suas funções. Não devem permanecer sobre a pele e mucosas além do tempo necessário para cumprir sua ação de limpar. Ex: xampus, sabonetes, abrasivos, pastas dentifrícias.

14 Conservar/Proteger Manter a pele em bom estado, protegendo-a e conservando as características que definem o estado de equilíbrio perfeito de todas as suas funções, ou seja, manter a eudermia da pele. Ex: protetor solar, hidratante.

15 Reparar/Corrigir Atuar sobre as imperfeições da pele ocasionadas por alterações orgânicas ou funcionais, que, geralmente, têm origem em causas externas. Exemplos de imperfeições: melasmas, manchas senis, acne, rugas, efélides (sardas), etc.

16 Maquilar/Enfeitar Realçar a beleza da pele e mucosa labial pela aplicação de diversos produtos coloridos. Além dessa função, podem corrigir ou disfarçar imperfeições. Ex: batons, blushes.

17 CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FORMA COSMÉTICA.
Creme Leite ou loção cremosa Loção Gel Espuma (mousse)

18 FORMAS COSMÉTICAS Os produtos cosméticos contêm grande diversidade de matérias-primas, que podem ser naturais, semi-sintéticas ou sintéticas. Esses materiais apresentam-se em consistências variadas, que denominamos formas cosméticas.

19 CREME Apresenta-se sob forma consistente e emulsionada.
De acordo c/ as substâncias utilizadas em sua formulação, destina-se à: Limpeza; Hidratação; Nutrição.

20 LEITE OU LOÇÃO CREMOSA Trata-se de uma emulsão fluida geralmente O/A.
Existem também os chamados “óleos hidrofílicos”, emulsão A/O, usados principalmente como demaquilantes para qualquer tipo de pele.

21 LOÇÃO Solução transparente ou opaca, incolor ou colorida.
Constituída por misturas de substâncias químicas, cujo veículo pode ser água, álcool/água, ou água/propilenoglicol.

22 LOÇÃO De acordo com a ação a que se destinam, são denominadas loções tônicas, adstringentes, hidratantes, calmantes, anti-sépticos, entre outros.

23 GEL Apresenta forma cosmética viscosa, mucilaginosa, transparentes ou não. Ao secar deixam uma película invisível sobre a pele. São indicados para peles lipídicas, pois não contêm material graxo na sua composição.

24 GEL Na cosmética decorativa dão forma a rímeis incolores.
O gel de limpeza, especificamente, leva em sua composição detergentes suaves. Podem ser adicionadas substâncias umectantes, extratos vegetais, agentes calmantes, ativos anti-sépticos.

25 ESPUMA - MOUSSE Trata-se de emulsões bifásicas, em que a fase interna é o ar ou outro gás, e a externa é um sólido ou líquido. É envasada sob pressão, produzindo espuma quando a válvula é acionada.

26 EMULSÃO As emulsões são constituídas por substâncias aquosas e oleosas. Podem ser classificadas em: A/O  possuem maior quantidade de óleo (indicadas para peles secas); O/A  possuem maior quantidade de água (são indicadas para peles normais, mistas e levemente oleosas).

27 EMULSÃO Ainda podem ser classificadas em:
Consistentes  cremes O/A ou A/O. Fluidas  leites ou loções cremosas O/A.

28 EMULSÃO As emulsões são utilizadas como para diversas finalidades, como higienização e hidratação, entre outras. Também podem atuar como veículo de determinados tipos de maquiagem, por exemplo bases cremosas, rímeis, delineadores.

29 MÁSCARA Forma cosmética muito antiga, de consistência pastosa ou gel.
Ao ser colocada sobre a pele produz um bloqueio transitório da zona coberta, originando uma série de ações favoráveis ao metabolismo cutâneo, dependendo das características dos componentes. Ex: máscara de limpeza, descongestionante, adstringente. Adstringente: substância que tira a oleosidade da pele e fecha os poros!!

30 BARRA OU BASTÃO Forma cosmética rígida que pode ser aplicada por deslizamento ou rotação, em áreas limitadas. Se funde em contato com a pele.

31 SABONETE Cosmético espumógeno, destinado à higiene da pele e anexos.
Pode ser: sólido  obtido por reação de saponificação da estearina, posteriormente é submetido à secagem e moldagem.  apresenta pH=  10, podendo causar ressecamento excessivo e aspereza na pele.

32 BOM DIA!


Carregar ppt "Prof.Caroline de Campos Reveles"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google