A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hidratação Facial. Temas abordados Estrutura da Pele; Tipos de Pele; Aquaporinas; Alimentação; Água; Tabagismo;

Cópias: 1
Hidratação Facial. Temas abordados Estrutura da Pele; Tipos de Pele; Aquaporinas; Alimentação; Água; Tabagismo;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hidratação Facial. Temas abordados Estrutura da Pele; Tipos de Pele; Aquaporinas; Alimentação; Água; Tabagismo;"— Transcrição da apresentação:

1 Hidratação Facial

2 Temas abordados Estrutura da Pele; Tipos de Pele; Aquaporinas; Alimentação; Água; Tabagismo;

3 A PELE A pele é o manto de revestimento do organismo, órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível. É o maior órgão do corpo humano, representando 16% de seu peso total.

4 Principais Funções da Pele Proteção: para as estruturas internas do organismo frente a agressores químicos, físicos e biológicos, perda de água e luz. Termorregulação: controle da temperatura do organismo, através do suor e resfriamento da pele. Percepção: através de nervos específicos para o calor, frio, pressão e tato.

5 Secreção e excreção: em forma de sebo, para hidratação, limitando a perda de água para o ambiente. Melanogênese: formação de melanina que protege a pele contra as radiações UV. Síntese de vitamina D.

6 CAMADAS DA PELE

7 EPIDERME É a camada mais superficial da pele, cuja espessura varia desde 0,04mm nas pálpebras até 1,6mm nas regiões palmo-plantares (equivalente a uma folha de papel sulfite). A epiderme sofre um processo de constante renovação, que se apresenta como uma sucessão de transformações ao longo de 28 dias. Não há vasos sanguíneos nessa camada, os nutrientes e o oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.

8 CAMADAS DA EPIDERME Camada Córnea Camada Lúcida Camada Granulosa Camada Espinhosa Camada Basal ou Germinativa ( Queratinócitos e Melanócitos)

9 DERME É a camada intermediária da pele que dá sustentação para a epiderme. É a mais espessa das três camadas. Rica em fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno e elastina) que fabricam essas proteínas para sustentação do tecido. Divide-se em duas camadas: Papilar e Reticular.

10 Anexos Cutâneos da Derme Vasos Sanguíneos; Vasos Linfáticos; Nervos e Órgãos Sensoriais; Unhas; Glândulas Sudoríparas e Sebáceas; Folículos Pilosos;

11 HIPODERME Hipoderme ou tecido celular subcutâneo é a camada mais profunda da pele, composta por células adiposas (células de gordura), tecido fibroso, nervos e vasos sanguíneos de maior calibre. Tem como funções: Depósito Nutritivo; Isolamento Térmico; Modela a superfície corporal;

12 TIPOS DE PELE Pele Normal: é uma pele equilibrada, tem superfície lisa, flexível, lubrificante e umedecida. Os poros são fechados. É a pele típica das crianças, com brilho e cor uniforme. Trata-se da pele ideal.

13 TIPOS DE PELE Pele Oleosa: é uma pele que apresenta alto brilho, muito protegida e resistente, acumulando muita sujidade do ambiente. Contém pontos negros e poros dilatados.

14 TIPOS DE PELE Pele Seca: é uma pele fina, opaca com tendência a se descamar, por ser muito delicada se irrita com facilidade. Apresenta poros bem fechados. E as linhas de expressão aparecem mais cedo.

15 TIPOS DE PELE Pele Mista: A zona T do rosto (testa, nariz e queixo), apresenta características de pele oleosa, enquanto que as partes laterais (bochechas e ao redor dos olhos) apresentam características de pele seca.

16 Hidratação da Pele AQUAPORINAS CANAIS DE PROTEÍNAS INTELIGENTES DA PELE

17 AQUAPORINAS Foi descoberta em 2003 por Peter Agre, onde recebeu o prêmio Nobel de Química. Na pele são encontradas somente o tipo 3 e 9. Estima-se que uma única aquaporina é capaz de transportar cerca de 3 milhões de moléculas de água por segundo, da derme para a epiderme.

18 O que são aquaporinas? São proteínas especiais existentes na membrana celular, que permitem a passagem de água da derme para a epiderme.

19 A Importância da Água A ingestão adequada de água favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele e garante a sua hidratação. A água trabalha junto com as fibras estimulando o trânsito intestinal e eliminando as toxinas do organismo impedindo que o seu acúmulo seja refletido na pele.

20 ENVELHECIMENTO E A PELE Quando a água deixa a pele, ela se desidrata, fica áspera e se torna vulnerável ao processo do envelhecimento. Daí a importância de mantê-la sempre hidratada. Só que a pele não absorve água num simples banho, daí a importância da ingestão de água.

21 A quantidade média de água a ser ingerida por dia para promover benefícios à saúde da pele é de 8 copos ou 2 litros.

22 DESIDRATAÇÃO A Desidratação ocorre quando os níveis de água no organismo estão baixos. Pessoas desidratadas apresentam: Diminuição do volume sanguíneo levando o coração a aumentar os ritmos dos batimentos (taquicardia). Mau funcionamento dos músculos gerando fraqueza, os rins podem sofrer lesões devido ao baixo volume urinário. Caso a desidratação chegue ao cérebro à pessoa pode morrer ou entrar em coma.

23 Mecanismo de Hidratação da Pele Externa Através da aplicação de produtos tópicos que promovam: Oclusão: ingredientes lipídicos (gordurosos) que limitam a evaporação da água endógena. Umectação: substância que retém água na superfície da pele.

24 Cuidados Diários com a Pele Higienização: o objetivo da higienização é remover células mortas, maquilagem, secreções sebáceas e impurezas. Alguns produtos destinados a higienização: Leites ou loções de limpeza: indicado para uma pele seca e normal. Géis de limpeza: indicado para pele mista à oleosa.

25 Cuidados Diários com a Pele Esfoliação: o objetivo da esfoliação é remover as células mortas da pele. Para a escolha do esfoliante, é necessário verificar a espessura da pele e o estado geral no qual ela se encontra. Por exemplo, para uma pele seca deve ser utilizado um esfoliante menos agressivo.

26 Cuidados Diários com a Pele Tonificação: tem como função firmar a pele, reduzir o tamanho dos poros, auxiliando na retirada de eventuais resíduos de outros produtos, restabelecer o PH da pele. A quantidade de álcool presente no tônico diminui de acordo com o tipo de pele: oleosa, mista, normal e seca.

27 Cuidados Diários com a Pele Proteção Solar: o filtro solar tem como função filtrar ou bloquear as radiações solares. Para pele mista e oleosa, prefira filtro solar a base de gel, gel creme ou creme gel. E para uma pele seca bases em cremes.

28 HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEL E SUA RELAÇÃO COM A PELE A preocupação com a qualidade de vida tem sido um tema cada vez mais discutido. Ter uma vida saudável é um dos indicadores de qualidade de vida e da saúde do corpo e da pele. Envelhecer é um processo natural, porém é possível atenuar esse resultado, quando adotamos hábitos saudáveis.

29 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Alimentação saudável é uma dieta composta de: proteína, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais e vitaminas. Para isso necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

30 PIRÂMIDE ALIMENTAR

31 Tabagismo Tabagismo foi descrito pela OMS (Organização mundial de saúde) como uma desordem mental e de comportamento em razão da dependência à nicotina.

32 a Diminuição na produção de colágeno e elastina, deixando a pele mais flácida e com rugas precoces, ou seja, processo de envelhecimento mais rápido. a Perda de cabelo, catarata, perda da audição, cárie dental, osteoporose, dedos descorados, psoríase, impotência sexual. A absorção da fumaça do cigarro pelos fumantes pode causar:

33 a Deixa a pele seca e sem brilho, com uma cor mais cinzenta, proeminência óssea, pálpebras caídas e boca rachada, devido a produção de radicais livres. A nicotina também atua como um processo vasoconstritor, ou seja, fechamento dos vasos sanguíneos.

34 Crescer, reproduzir e envelhecer: isto é vida. Intervir no envelhecimento e prolongar a vida do ser humano de forma saud á vel são os desafios da ciência no s é culo XXI. Maria Edwiges Hoffmann

35 Obrigado ! 2 jufradique


Carregar ppt "Hidratação Facial. Temas abordados Estrutura da Pele; Tipos de Pele; Aquaporinas; Alimentação; Água; Tabagismo;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google