A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS MAMÍFEROS Biologia.  Os mamíferos (classe Mammalia) formam o grupo mais evoluído do filo dos cordados. Sua principal característica é a presença de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS MAMÍFEROS Biologia.  Os mamíferos (classe Mammalia) formam o grupo mais evoluído do filo dos cordados. Sua principal característica é a presença de."— Transcrição da apresentação:

1 OS MAMÍFEROS Biologia

2  Os mamíferos (classe Mammalia) formam o grupo mais evoluído do filo dos cordados. Sua principal característica é a presença de glândulas mamárias. Introdução

3  Os antepassados dos mamíferos foram um grupo de répteis designados terapsídeos, que viveram no período Triássico (entre 250 a 200 milhões de anos atrás).

4

5 Habitat  Os mamíferos estão distribuídos em todas as regiões do globo terrestre. Podem ser encontrados tanto em ambiente aquático quanto terrestre.

6  Eles incluem cerca de 5500 espécies catalogadas - pouco, comparado às demais classes. Entretanto, na diversidade corpórea, tipos locomotores, adaptação ao habitat, ou estratégias alimentares, os mamíferos excedem todos os outros cordados.

7 Organização corporal Pele  A pele é formada por duas camadas principais: a epiderme e a derme.

8  Na derme, estão localizadas as glândulas: - sebáceas, que lubrificam e impermeabilizam o pelo; - sudoríparas, que secretam água e sais para a regulação da temperatura corporal. - lacrimais, que lubrifica e umidifica a superfície dos olhos. - odoríferas, cujas secreções servem de atrativo sexual e repelente de inimigos naturais. - e mamárias, produtoras de leite.

9  Abaixo da derme, existe uma camada de gordura subcutânea mais ou menos espessa, denominada hipoderme.

10  Os mamíferos são animais homeotérmicos, ou seja, sua temperatura corporal interna permanece constante, independente da temperatura do ambiente.

11 Sistema respiratório  Os mamíferos obtêm do ar o oxigênio necessário para os processos energéticos do seu corpo.

12 Sistema digestório  Têm sistema digestório completo, formado por um longo tubo que vai da boca ao ânus.

13  Na digestão dos alimentos, são produzidos sucos digestivos que “quebram” as substâncias nutritivas dos alimentos até que fiquem em pedaços tão pequenos que o intestino consegue absorvê-los. Os restos - que não são digeridos ou aproveitados - são eliminados pelo ânus sob a forma de fezes.

14  Alguns herbívoros como o boi, a cabra, o carneiro e a girafa são mamíferos ruminantes. Isso significa que eles possuem microorganismos no seu estômago que fazem a digestão da celulose.

15  Os dentes são geralmente de 3 tipos: - incisivos para morder, cortar ou raspar; - caninos para agarrar e rasgar; - e molares para esmagar e triturar o alimento.

16 Sistema circulatório  Assim como o das aves, o coração dos mamíferos apresenta quatro cavidades - dois átrios e dois ventrículos. Ele bombeia o sangue oxigenado (arterial) para o corpo e o sangue desoxigenado (venoso) para os pulmões.

17  Fechada.  Dupla.  Completa.

18  O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração. Os capilares são vasos microscópicos que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.

19 Sistema nervoso e órgãos do sentido  Cérebro É bem maior e mais desenvolvido que o das demais classes, possibilitando uma inteligência e uma agilidade superior. Conta com o sistema límbico, responsável pelas emoções e sentimentos.

20  Olfato Nos mamíferos com hábitos diurnos, o bulbo olfatório (área do cérebro relacionada ao olfato) é bastante desenvolvido; já nos primatas ele é pequeno, e, nos cetáceos, quase inexistente.

21  Audição A orelha contém três ossos: estribo, martelo e bigorna. A orelha externa (aurícula) ajuda a determinar a direção do som. Mamíferos aquáticos não possuem orelhas externas - os cetáceos, por exemplo, utiliza a maxila inferior para canalizar as ondas sonoras.

22  Visão Possuem retinas compostas, primariamente, de células bastonetes, as quais apresentam uma grande sensibilidade à luz, mas são relativamente fracas para uma visão acurada (a exceção, é claro, é o ser humano).

23 Reprodução  Sexuada.  Fecundação interna

24 Classificação São divididos em três grupos: os placentários, os marsupiais e os ovíparos.

25  Placentários Se desenvolvem no interior do corpo da fêmea por meio da gestação. Desenvolve-se a placenta, por onde o embrião recebe os nutrientes do corpo da mãe, elimina seus resíduos, faz as trocas gasosas, entre outras funções. Exemplos: o elefante.

26  Marsupiais O desenvolvimento começa dentro do corpo da mãe, mas se completa em uma estrutura chamada marsúpio (espécie de bolsa que as fêmeas possuem no abdome). Exemplo: o canguru.

27  Monotremados o desenvolvimento se dá dentro de um ovo. Não possuem mamilos; os filhotes lambem o leite que escorre dos pelos da mãe. Exemplos: ornitorrinco.


Carregar ppt "OS MAMÍFEROS Biologia.  Os mamíferos (classe Mammalia) formam o grupo mais evoluído do filo dos cordados. Sua principal característica é a presença de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google