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Encontro DINÂMIA e Comitiva de Prefeitos premiados SEBRAE

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Apresentação em tema: "Encontro DINÂMIA e Comitiva de Prefeitos premiados SEBRAE"— Transcrição da apresentação:

1 Encontro DINÂMIA e Comitiva de Prefeitos premiados SEBRAE
26 de Novembro de 2008 Isabel Salavisa – Presidente e coordenadora da área de Inovação e Conhecimento - Pedro Costa – Vice-Presidente e coordenador da área de Desenvolvimento do Território e Planeamento - Ana Roldão – Investigadora do projecto CreatCity – (Ponto de Contacto) Bruno Vasconcelos – Investigador dos projectos CreatCity, Cascais Criativo e Estratégias para a Cultura em Lisboa -

2 Titulares em exercício dos Órgãos Sociais do DINÂMIA - 2008
DIRECÇÃO Presidente: Isabel Salavisa Lança Vice-Presidente: Pedro Costa Tesoureira: Nádia Simões Vogal: Lisa Tortell Vogal: Ana Costa

3 Coordenador Científico: Isabel Salavisa Lança
DINÂMIA - Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica Coordenador Científico: Isabel Salavisa Lança O DINÂMIA, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica, é um centro de investigação associado do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa). Foi fundado em 1989 e tem, desde então, desenvolvido actividades no âmbito da investigação multidisciplinar em ciências sociais. O Centro conta actualmente com 64 membros (31 efectivos e 33 associados), com formações disciplinares diversas, nomeadamente em Economia, Sociologia, Direito, Psicologia Social e Matemática Aplicada.

4 DINÂMIA - Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica
O DINÂMIA é membro: 1 – Da Rede PRIME (“Policies for Research and Innovation in the Move towards the European Research Area”), no âmbito da qual o DINÂMIA está a desenvolver dois projectos de investigação (“PICO – Academic entrepreneurship from knowledge creation to knowledge diffusion”; e “REBASPINOFF – Addressing the knowledge gap: towards a better understanding of Research Based Spin Offs”); 2 – Da Rede DIME (“Dynamics of Institutions and Markets in Europe”), pertencendo ao respectivo Comité Executivo; 3 – Do EIRO (“Observatório Europeu de Relações Industriais”), como membro da rede de instituições europeias que monitorizam a qualidade do trabalho e do emprego, relações industriais e reestruturação do tecido produtivo. O DINÂMIA colabora ainda com diversas instituições de ensino, de investigação e da sociedade civil, aos níveis nacional e internacional, de que se destaca a intensa colaboração com os centros de pesquisa em ciências sociais do ISCTE.

5 O DINÂMIA estimula o debate interno, a cooperação e a aprendizagem colectiva, através da realização de seminários, workshops e conferências nacionais e internacionais. O Centro propicia, ainda, a jovens licenciados a possibilidade de se formarem na investigação através de estágios de formação ou da participação em projectos.

6 Exemplos de encontros Nacionais e Internacionais organizados pelo DINÂMIA:

7 DINÂMIA - Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica
Nº de Investigadores: 64 Nº de Doutorados: 22 Nº de Bolseiros: 12 Staff Permanente: 3 Classificação pela FCT: Excelente O DINÂMIA é reconhecido pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior como Unidade de Investigação nº 3127, sendo regularmente financiado e avaliado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Na última avaliação da FCT (2002), o DINÂMIA obteve a classificação de “Excelente”.

8 DINÂMIA - Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica
As duas grandes temáticas de base à investigação no DINÂMIA são: (i) a regulação, a governança e as políticas públicas; (ii) as dinâmicas socioeconómicas e o desenvolvimento sustentável. Dentro destas duas temáticas, as principais linhas de investigação são cinco: Trabalho e Mudança Organizacional Inovação e Conhecimento Desenvolvimento do Território e Planeamento Instituições e Comportamento Regulação, Globalização e Europa

9 Trabalho e Mudança Organizacional Coordenadora – Helena Lopes
Objectivo: Melhorar o conhecimento acerca das mudanças no trabalho e nas organizações, através de: 1 - Evolução das competências em determinados sectores de actividade; 2 - Políticas e práticas de gestão dos recursos humanos nas médias empresas portuguesas; 3 - Evolução das relações laborais em Portugal, no contexto da UE; 4 - Evolução da militância sindical; 5 - Adaptabilidade dos trabalhadores no enquadramento da "flexissegurança“; 6 - Análise teórica das motivações e incentivos subjacentes à criação e partilha de inovação. Exemplo de Projecto: Domestic work and domestic workers: Interdisciplinary and compared perspectives (FCT)

10 Inovação e Conhecimento Coordenadora – Isabel Salavisa
Objectivos: 1 - Desenvolver pesquisa internacional sobre as mudanças nos processos de produção, difusão e utilização de conhecimento científico e tecnológico em áreas emergentes; 2 - Desenvolver pesquisa acerca da emergência e consolidação de sectores de alta tecnologia em Portugal, uma economia de desenvolvimento intermédio (biotecnologia, TIC, por exemplo); 3 - Desenvolver pesquisa sobre a transição de Portugal para uma economia baseada no conhecimento em termos comparativos e dentro do contexto da UE, nomeadamente tendo em conta os objectivos da Estratégia de Lisboa; 4 - Estudar a reestruturação dos sectores tradicionais em Portugal e o upgrading do padrão internacional de especialização;

11 Inovação e Conhecimento (cont.)
5 - Avaliação e formulação de políticas de inovação em C&T, nomeadamente nas áreas da mobilidade científica, do regresso de cientistas expatriados e das carreiras dos jovens investigadores; 6 - trocar experiências e validar conhecimento através de conferências, workshops e seminários internacionais, bem como no seio de pequenos grupos de investigadores; 7 - Formar jovens investigadores através da sua integração em projectos de investigação e da orientação de teses; 8 - Colaborar com colegas estrangeiros através de contractos de investigação europeus e no âmbito das duas Redes de Excelência europeias - PRIME e DIME; 9 – Publicação dos principais resultados da pesquisa em livros e artigos, revistas internacionais e nacionais; 10 - Estabelecer cooperação regular nestas áreas com investigadores no Brasil e noutros países fora da União Europeia. Exemplo de Projecto: ENTSOCNET - Redes sociais, empreendedores e acesso ao conhecimento: o caso da biotecnologia e sectores de TI (FCT)

12 Desenvolvimento do Território e Planeamento Coordenador: Pedro Costa
Objectivo: procura estudar as relações entre as dinâmicas territoriais, a competitividade e as políticas de desenvolvimento local/regional, através das seguintes dimensões de análise: 1 - A competitividade, a coesão socioeconómica, o planeamento do território e as políticas de desenvolvimento regional/local; 2 - A competitividade, a inovação e a governança territorial (com particular enfoque sobre o cluster das actividades culturais); 3 - Os processos de reestruturação nas áreas urbanas e metropolitanas e os seus impactes sobre as políticas regionais/locais em Portugal; 4 - Os processos de reestruturação económica das áreas rurais e os desafios às políticas de desenvolvimento rural em Portugal.

13 Desenvolvimento do Território e Planeamento (cont.)
Cumprindo os seguintes objectivos analíticos: Contribuir para a identificação das grandes mudanças estruturais em Portugal em sectores específicos como a cultura e a agricultura e áreas como as metropolitanas ou as rurais; Fazer uma reflexão crítica sobre as estratégias de planeamento e as orientações das políticas regionais; Contribuir para a clarificação do papel dos actores e das instituições envolvidos nos processos de desenvolvimento regional, bem como das redes e dos mecanismos de governança que deles resultam. Exemplo de Projecto: CREATCITY - uma cultura de governança para a cidade criativa: vitalidade urbana e redes internacionais (FCT)

14 Instituições e Comportamento Coordenador:
Objectivo: avaliar a importância económica das dimensões normativas da acção e da ordem, e o desenvolvimento de um enquadramento geral para a construção de instituições e políticas capazes de canalizar os movimentos cívicos e a acção colectiva, através de: 1. Análise histórica das origens e evolução dos conceitos económicos dominantes de acção e ordem de modo a promover o debate sobre crenças amplamente difundidas sobre a ordem social e as motivações; 2. Recolha de indícios (ou da falta destes) sobre as dimensões normativas da acção humana; 3. Revisão dos conceitos de actor, acção e ordem do ponto de vista da teoria económica de forma a sublinhar a importância das instituições na modelação dos objectivos dos indivíduos 4. Levantamento das consequências ao nível sistémico da redefinição teórica do conceito de actor, suportada por um exercício de simulação; 5. Constituição de uma abordagem alargada para a definição de políticas e de instituições que tenham em conta as normas sociais e os valores do debate público e que contradigam efectivamente s tendência actual para a disseminação dos enquadramentos do mercado e dos incentivos em todas as áreas da vida social. Exemplo de Projecto: NORMEC - The Normative Dimensions of Action and Order (Comissão Europeia)

15 Regulação, Globalização e Europa Coordenadora – Maria Eduarda Gonçalves
Objectivos: Analisar as tendências actuais, através de: 1 - Regulação europeia e internacional, com particular enfoque sobre a inovação institucional e processual; 2 – Incidência sobre domínios específicos da regulação, tais como o ambiente e a segurança alimentar; as políticas de gestão da água; e da política monetária. Exemplo de Projecto: Risco, regulação e cidadania numa Europa Constitucional (FCT)

16 Informação estatística 2007

17 Informação estatística (cont.)

18 CreatCity Uma Cultura de Governança para a cidade criativa: vitalidade urbana e redes internacionais Apresentação geral do projecto

19 Objectivo Geral Explorar e analisar criticamente as relações entre:
Aumentar o conhecimento e construir linhas estratégicas de actuação sobre os quadros, as dinâmicas e os mecanismos de governança susceptíveis de promover e enraizar a vitalização urbana, a criatividade e a competitividade das cidades. Explorar e analisar criticamente as relações entre: - as diferentes escalas de actuação pública - as lógicas de internacionalização - as dinâmicas urbanas/metropolitanas.

20 Métodos  abordagem conceptual com vista a:
- analisar os mecanismos de governança no desenvolvimento urbano - entender as recentes dinâmicas bem sucedidas em certas áreas urbanas, particularmente as baseadas na criatividade;  avaliação, com base em estudos empíricos, de mecanismos e ferramentas de planeamento que apoiem políticas adequadas aos modelos de governança e estratégias de desenvolvimento urbano.

21 Princípios Abordagem orientada para a acção Relação com policy-makers
Multidisciplinaridade Equipa composta por membros de áreas muito diversificadas Internacionalização Equipa multinacional e análise empírica comparada

22 Estrutura: 8 Work-packages WP1
Cultura de governança e enquadramento sócio-económico e político para a cidade criativa - Desenvolvimento do quadro conceptual para o estudo dos mecanismos de governança e os processos de regulação WP2 Competitividade territorial, reestruturação económica e empreendedorismo Análise dos mecanismos que suportam a competitividade e inserção em redes internacionais dos agentes económicos WP3 Recursos criativos, vitalidade urbana e competitividade - Equacionamento do papel da criatividade e dos recursos criativos no desenvolvimento, reestruturação e competitividade urbanas WP4 Vida citadina e ambiente urbano - Análise dos impactos da globalização na apropriação física e social do espaço urbano, na sua vivência e suas representações WP5 Internacionalização da governança da cidade: instituições e políticas Avaliação da acção institucional dos governos sub-nacionais para a promoção internacional das cidades WP6 Orientações estratégicas para a governança urbana - Discussão da acção pública no espaço urbano para a promoção de estratégias de “cidade criativas”

23 Análise Empírica Lisboa Barcelona São Paulo 10 Estudos de caso
Bairro Alto Barrio da Gracia Vila Madalena Martim Moniz SESC São Paulo Almada Associação Palo Alto SP Fashion Week Alcântara - Levantamento Bibliográfico e estatístico - Entrevistas a actores-chave

24 Disseminação de resultados
Webpage Seminários Último: 11 e 12 de Setembro 2008 Publicações científicas Outra disseminação Debates informais, etc.

25 Aspectos essênciais do projecto:
Desenvolvimento do paradigma da Cidade Criativa no Concelho de Cascais 1. Desenvolvimento de diagnóstico sobre o sector cultural e criativo do concelho 2. Elaboração de estratégia de intervenção 3. Apoio directo à CM Municipal no desenvolvimento da estratégia Recursos Criativos Conceito Cidade Criativa Benchmarking

26 Projecto Estratégias para a Cultura em Lisboa
Aspectos essenciais do projecto 1ª Fase Diagnóstico Análise detalhada recorrendo a uma equipa de peritos. Análise profunda de cada um dos elementos de caracterização 2ª Fase Definição da estratégia Definição de linhas estratégicas de forma participada, promovendo envolvimento de agentes culturais 3ª Fase Disseminação e debate Nesta fase pretende-se disseminar os resultados e promover o debate entre os agentes culturais seleccionados para os grupos de discussão.


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