A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro 2007-20131 Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Área.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro 2007-20131 Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Área."— Transcrição da apresentação:

1 M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Área de especialidade da economia agro industrialÁrea de especialidade da economia agro industrial As industrias de transformação dos produtos provenientes da agricultura e das florestas portuguesas enfrentam cada vez mais a questão da concorrência, o que implica uma gestão mais estudada utilizando toda a informação disponível. Um dos problemas na gestão é a falta de informação actualizada e agrupada pelas actividades que dizem respeito às empresas industriais portuguesas que operam no sector agrícola e florestal.As industrias de transformação dos produtos provenientes da agricultura e das florestas portuguesas enfrentam cada vez mais a questão da concorrência, o que implica uma gestão mais estudada utilizando toda a informação disponível. Um dos problemas na gestão é a falta de informação actualizada e agrupada pelas actividades que dizem respeito às empresas industriais portuguesas que operam no sector agrícola e florestal. Para maximizar os resultados das empresas, os gestores tem de actuar sobre as variáveis controláveis, como sejam, os custos unitários, as relações a montante e a jusante da sua produção e por isso acesso à informação é primordialPara maximizar os resultados das empresas, os gestores tem de actuar sobre as variáveis controláveis, como sejam, os custos unitários, as relações a montante e a jusante da sua produção e por isso acesso à informação é primordial A informação deverá cumprir os seguintes requisitos: A informação deverá cumprir os seguintes requisitos: deverá ser utilizada de forma sistemática e para tal é necessário que ela esteja disponível; deverá ser utilizada de forma sistemática e para tal é necessário que ela esteja disponível; deverá ser acessível e de interesse para as organizações institucionais e não institucionais que a partir dela poderá estabelecer mais correctamente as relações com a industria, estabelecer e orientar políticas e investimentos nas áreas chaves da competitividade portuguesa deverá ser acessível e de interesse para as organizações institucionais e não institucionais que a partir dela poderá estabelecer mais correctamente as relações com a industria, estabelecer e orientar políticas e investimentos nas áreas chaves da competitividade portuguesa

2 Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Neste contexto o observatório desenvolverá o seu trabalho, na caracterização do sector agro-industrial para o reconhecimento dos factores de competitividade, ou seja, na identificação das variáveis chaves de competitividade e na análise da competitividade das industrias agrícolas e florestais nacionais.Neste contexto o observatório desenvolverá o seu trabalho, na caracterização do sector agro-industrial para o reconhecimento dos factores de competitividade, ou seja, na identificação das variáveis chaves de competitividade e na análise da competitividade das industrias agrícolas e florestais nacionais. :Este projecto deverá servir como base ao lançamento: Dos processos de valorização das empresas; Para a implantação de processos de gestão com base em conhecimento a tempo real Para desenvolvimentos do sector nas suas diferentes áreas, como seja, a produção, distribuição; Para análise do comportamento do consumidor A informação e a avaliação irá fornecer aos industriais, aos técnicos e às instituições públicas elementos para a análise e reflexão critica relativas ao desenvolvimento da indústria e dos efeitos das políticas micro e macro económicas.

3 M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro Objectivo O objectivo principal é o desenvolvimento de trabalhos de investigação e a prestação de serviços de consultoria no âmbito da economia industrial e das ciências sociais aplicadas ao sector agro- florestal e alimentar de forma a contribuir para o desenvolvimento regional sustentável.O objectivo principal é o desenvolvimento de trabalhos de investigação e a prestação de serviços de consultoria no âmbito da economia industrial e das ciências sociais aplicadas ao sector agro- florestal e alimentar de forma a contribuir para o desenvolvimento regional sustentável. Ou seja contribuir para a valorização e avaliação contínua das empresas de transformação dos produtos agrícolas e florestais colocando em prática o observatório das estruturas, estratégias e resultados das industrias agro/florestais portuguesas.

4 Processo de desenvolovimento A construção de uma base de dados agro- florestal-industrial numa 1ª fase a nível regional irá permitir recolher e fornecer informação adequada e necessária às empresas do sector agro/florestal.A construção de uma base de dados agro- florestal-industrial numa 1ª fase a nível regional irá permitir recolher e fornecer informação adequada e necessária às empresas do sector agro/florestal. O alargamento a montante da fileira seria realizada numa 2ª fase e a 3ª fase seria o alargamento da área geográfica do ObservatórioO alargamento a montante da fileira seria realizada numa 2ª fase e a 3ª fase seria o alargamento da área geográfica do Observatório

5 M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro Missão Prestar serviços de consultoria às empresas do sector da transformação dos produtos proveniente do sector da agricultura e florestas, tanto públicas como privadas, com o objectivo de facilitar as tomadas de decisão na produção e na comercialização. Apoiar a Direcção Regional da Agricultura no âmbito da economia agro- alimentar e florestal, de forma a melhorar a aplicação das politicas agrícolas. Impulsionar a cooperação cientifica e técnica entre os centros de investigação nesta área nacionais e internacionais. Elaborar indicadores de competitividade para o sector, através da realização de estudos sectoriais: análise do comportamento das empresas e do consumidor. Avaliar a alteração de actividade agrícola e florestal orientada para novos produtos alimentares e não alimentares, nomeadamente o desenvolvimento de biocombústiveis e turismo em área de montanha


Carregar ppt "M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro 2007-20131 Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Área."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google