A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação do Novo Programa de Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação do Novo Programa de Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Formação do Novo Programa de Língua Portuguesa
Sequência didáctica IV módulo

2 O cagarro

3 Preservação da Natureza – Área Curricular: Estudo do Meio
APRESENTAÇÃO Nome da sequência O CAGARRO Contexto/ projecto Produção de um documentário sobre a vida dos cagarros Ano de escolaridade 3º ano Duração estimada 2 semanas Competência foco Expressão oral ( falar para aprender) Cf p 26, Resultados esperados para a competência da expressão oral Resultado no final desta sequência didáctica Apresentar oralmente, com auxílio das TIC (Magalhães), um trabalho sobre a vida do cagarro. Descritor de desempenho Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com as intenções específicas: informar; descrever Partilhar informações e conhecimentos; Tema interdisciplinar Preservação da Natureza – Área Curricular: Estudo do Meio

4 Apresentação do projecto aos alunos – Organização do trabalho
ROTEIRO Abertura Apresentação do projecto aos alunos – Organização do trabalho Recursos Os alunos são informados do projecto “ Cagarro” e das actividades , metodologias e recursos, duração e trabalho final associados ao mesmo. Livro A história do Zeca Garro, Filipe Lopes e Carla Silva Computador Sites específicos Folhetos informativos de preservação ambiental

5 Competência Foco - Expressão Oral ETAPA 1 etapa 1.docx tempo – 90 min
ROTEIRO 2. Desenvolvimento Competência Foco - Expressão Oral ETAPA 1 etapa 1.docx tempo – 90 min Comp. associada Descritores de desempenho e conteúdos associados Experiências Recursos Descritor Conhecimento prévio Conteúdo Actividades C. oral -Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -responder a questões acerca do que ouviu; -fazer inferências; -manifestar sentimentos, sensações, ideias e pontos de vista pessoais suscitados pelos discursos ouvidos (história). -Protecção dos animais; - Espécies em vias de extinção; Informação essencial e acessória; Ideia principal (inferências); - Audição da história- hora do conto- com vista a recolher informações importantes para o tema Livro A história do Zeca Garro, Filipe Lopes e Carla Silva

6 Competência Foco - Expressão Oral ETAPA 2 etapa 2.docx tempo – 45 min
associada Descritores de desempenho e conteúdos associados Experiências Recursos Descritor Conhecimento prévio Conteúdo Actividades CEL Explicitar regras e procedimentos: Identificar relações de significado entre palavras Consulta de dicionário - Sinónimos e antónimos - Pesquisa vocabular com consulta de dicionário Livro A história do Zeca Garro, Filipe Lopes e Carla Silva -Dicionários

7 Competência Foco - Expressão Oral ETAPA 3 etapa 3.docx tempo – 90 min
associada Descritores de desempenho e conteúdos associados Experiências Recursos Descritor Conhecimento prévio Conteúdo Actividades Leitura - Utilizar técnicas para recolher, organizar e reter a informação : -tomar notas - Fazer uma leitura que possibilite: . Detectar informação relevante - Identificar o tema central e aspectos acessórios utilização das TIC - Pesquisa e organização da informação - Leitura de páginas digitais com vista à recolha de informação científica sobre a espécie, Cagarro, para elaboração do trabalho final Computador Internet: Folhetos informativos de preservação ambiental - DVD – SOS Cagarro

8 Competência Foco - Expressão Oral
ETAPA etapa 4.docx tempo – min Comp. associada Descritores de desempenho e conteúdos associados Experiências Recursos Descritor Conhecimento prévio Conteúdo Actividades Escrita Utilizar técnicas específícas para seleccionar , registar, organizar e transmitir a informação; Planificar textos de acordo com o objectivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos: - organizar a informação Texto escrito: - Planificação Textualização Revisão Utilização das TIC Selecção e organização da informação Planificação de textos - Produção do texto e de materiais audiovisuais necessários para a apresentação do trabalho final Suporte de papel Suporte informático: Utilização do Magalhães com acesso à internet

9 Competência Foco - Expressão Oral
ETAPA 5 etapa 5.docx tempo – min Descritores de desempenho e conteúdos associados Experiências Recursos Descritor Conhecimento prévio Conteúdo Actividades Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas: - Informar e explicar; - partilhar informações e conhecimentos Cf. etapas 1 , 2, 3 e 4 Actos de fala -Apresentação de um documentário sobre a vida dos cagarros Suporte informático: Utilização do Magalhães com acesso à internet. Quadro interactivo

10 AVALIAÇÃO: . Grelha de observação; .Grelha de auto -avaliação

11 Actividade elaborada por:
Sandra Silva Alice Ferreira Sandra Pedras Ana Cristo


Carregar ppt "Formação do Novo Programa de Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google