A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sequência didáctica IV módulo. APRESENTAÇÃO Nome da sequência O CAGARRO Contexto/ projecto Produção de um documentário sobre a vida dos cagarros Ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sequência didáctica IV módulo. APRESENTAÇÃO Nome da sequência O CAGARRO Contexto/ projecto Produção de um documentário sobre a vida dos cagarros Ano."— Transcrição da apresentação:

1 Sequência didáctica IV módulo

2

3 APRESENTAÇÃO Nome da sequência O CAGARRO Contexto/ projecto Produção de um documentário sobre a vida dos cagarros Ano de escolaridade 3º ano Duração estimada 2 semanas Competência foco Expressão oral ( falar para aprender) Cf p 26, Resultados esperados para a competência da expressão oral Resultado no final desta sequência didáctica Apresentar oralmente, com auxílio das TIC (Magalhães), um trabalho sobre a vida do cagarro. Descritor de desempenho Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com as intenções específicas: -informar; - descrever -Partilhar informações e conhecimentos; Tema interdisciplinar Preservação da Natureza – Área Curricular: Estudo do Meio

4 ROTEIRO 1.Abertura Apresentação do projecto aos alunos – Organização do trabalho Recursos Os alunos são informados do projecto Cagarro e das actividades, metodologias e recursos, duração e trabalho final associados ao mesmo. Livro A história do Zeca Garro, Filipe Lopes e Carla Silva Computador Sites específicos Folhetos informativos de preservação ambiental

5 ROTEIRO 2. Desenvolvimento Competência Foco - Expressão Oral ETAPA 1 etapa 1.docx tempo – 90 minetapa 1.docx Comp. associada Descritores de desempenho e conteúdos associadosExperiênciasRecursos DescritorConhecimento prévio ConteúdoActividades C. oral-Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -responder a questões acerca do que ouviu; -fazer inferências; -manifestar sentimentos, sensações, ideias e pontos de vista pessoais suscitados pelos discursos ouvidos (história). -Protecção dos animais; - Espécies em vias de extinção; -Informação essencial e acessória; -Ideia principal (inferências); - Audição da história- hora do conto- com vista a recolher informações importantes para o tema Livro A história do Zeca Garro, Filipe Lopes e Carla Silva

6 Competência Foco - Expressão Oral ETAPA 2 etapa 2.docx tempo – 45 minetapa 2.docx Comp. associada Descritores de desempenho e conteúdos associadosExperiênciasRecursos DescritorConhecimento prévio ConteúdoActividades CELExplicitar regras e procedimentos: - Identificar relações de significado entre palavras -Consulta de dicionário - Sinónimos e antónimos - Pesquisa vocabular com consulta de dicionário Livro A história do Zeca Garro, Filipe Lopes e Carla Silva -Dicionários

7 Competência Foco - Expressão Oral ETAPA 3 etapa 3.docx tempo – 90 minetapa 3.docx Comp. associada Descritores de desempenho e conteúdos associadosExperiênciasRecursos DescritorConhecimento prévio ConteúdoActividades Leitura- Utilizar técnicas para recolher, organizar e reter a informação : -tomar notas - Fazer uma leitura que possibilite:. Detectar informação relevante - Identificar o tema central e aspectos acessórios - utilização das TIC - Pesquisa e organização da informação - Leitura de páginas digitais com vista à recolha de informação científica sobre a espécie, Cagarro, para elaboração do trabalho final Computador Internet: utube.com/wat ch?v=V1rSAJN KEO Folhetos informativos de preservação ambiental - DVD – SOS Cagarro

8 Competência Foco - Expressão Oral ETAPA 4 etapa 4.docx tempo – minetapa 4.docx Comp. associada Descritores de desempenho e conteúdos associadosExperiênciasRecursos DescritorConhecimento prévio ConteúdoActividades Escrita- Utilizar técnicas específícas para seleccionar, registar, organizar e transmitir a informação; -Planificar textos de acordo com o objectivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos: - organizar a informação Texto escrito: - Planificação - Textualização - Revisão Utilização das TIC -Selecção e organização da informação - Planificação de textos - Produção do texto e de materiais audiovisuais necessários para a apresentação do trabalho final -Suporte de papel - Suporte informático: -Utilização do Magalhães com acesso à internet

9 Competência Foco - Expressão Oral ETAPA 5 etapa 5.docx tempo – minetapa 5.docx Descritores de desempenho e conteúdos associadosExperiênciasRecursos DescritorConhecimento prévio ConteúdoActividades -Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas: - Informar e explicar; - partilhar informações e conhecimentos Cf. etapas 1, 2, 3 e 4- Actos de fala-Apresentação de um documentário sobre a vida dos cagarros -Suporte informático: -Utilização do Magalhães com acesso à internet. - Quadro interactivo

10 AVALIAÇÃO:. Grelha de observação;.Grelha de auto -avaliação

11 Actividade elaborada por: Alice Ferreira Sandra Pedras Ana Cristo Sandra Silva


Carregar ppt "Sequência didáctica IV módulo. APRESENTAÇÃO Nome da sequência O CAGARRO Contexto/ projecto Produção de um documentário sobre a vida dos cagarros Ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google