A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 1 Adelino Amaral Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 1 Adelino Amaral Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 1 Adelino Amaral Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática

2 Fundamentos Científicos da Arte de Ensinar

3 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 3 Adelino Amaral Considerações históricas Século XIX Século XIX Competência básicas de leitura, escrita e aritmética; Competência básicas de leitura, escrita e aritmética; Não era exigido que a maioria dos jovens frequentasse o ensino. Os que frequentavam, faziam-no por um período breve. Não era exigido que a maioria dos jovens frequentasse o ensino. Os que frequentavam, faziam-no por um período breve. Socialização das crianças: família, igreja e organizações profissionais; Socialização das crianças: família, igreja e organizações profissionais; Professores recrutados dentro da comunidade local. Pouca importância para a formação profissional do professor. Regras rígidas quanto à vida pessoal e conduta moral. Professores recrutados dentro da comunidade local. Pouca importância para a formação profissional do professor. Regras rígidas quanto à vida pessoal e conduta moral.

4 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 4 Adelino Amaral Século XX Século XX Para além das competências básicas, novas competências foram definidas: saúde, mestria dos processos fundamentais, sensação de pertença à família, preparação vocacional, cidadania, utilização apropriada do tempo de lazer, carácter ético; Para além das competências básicas, novas competências foram definidas: saúde, mestria dos processos fundamentais, sensação de pertença à família, preparação vocacional, cidadania, utilização apropriada do tempo de lazer, carácter ético; Áreas curriculares: matemática, estudos sociais, leitura e literatura, ciências naturais; Áreas curriculares: matemática, estudos sociais, leitura e literatura, ciências naturais; Escolaridade obrigatória; Escolaridade obrigatória; Estabelecimento de normas relativas ao papel do professor: formação de professores e pedagógica. Criação de carreiras. Estabelecimento de normas relativas ao papel do professor: formação de professores e pedagógica. Criação de carreiras. Considerações históricas

5 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 5 Adelino Amaral Objectivismo O conhecimento é considerado como um dado adquirido, estabelecido e transmissível; O conhecimento é considerado como um dado adquirido, estabelecido e transmissível; Os professores são pessoas que adquirem uma quantidade suficiente de conhecimento significativo em disciplinas específicas; Os professores são pessoas que adquirem uma quantidade suficiente de conhecimento significativo em disciplinas específicas; O papel do professor consiste em transmitir este conhecimento (factos, conceitos, princípios) aos alunos; O papel do professor consiste em transmitir este conhecimento (factos, conceitos, princípios) aos alunos;

6 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 6 Adelino Amaral Objectivismo Ensino baseado em programas normativos que estabelecem o que os alunos têm que aprender; Ensino baseado em programas normativos que estabelecem o que os alunos têm que aprender; O aluno pode demonstrar o domínio sobre as matérias mediante o desempenho de testes de conhecimentos O aluno pode demonstrar o domínio sobre as matérias mediante o desempenho de testes de conhecimentos

7 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 7 Adelino Amaral Século XXI Século XXI Descentralização do papel do professor; Descentralização do papel do professor; Trabalho colaborativo e cooperativo; Trabalho colaborativo e cooperativo; Utilização das TIC; Utilização das TIC; Aprendizagem ao longo da vida; Aprendizagem ao longo da vida; Novo tempo e novo espaço; Novo tempo e novo espaço; Sociedade da Informação e Conhecimento

8 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 8 Adelino Amaral Construtivismo O conhecimento é algo pessoal e que o significado é construído pela pessoa em função da eficiência; O conhecimento é algo pessoal e que o significado é construído pela pessoa em função da eficiência; A aprendizagem é um processo social mediante o qual os aprendizes constróem significados que são influenciados pela interacção entre o conhecimento adquirido e as novas experiências de aprendizagem; A aprendizagem é um processo social mediante o qual os aprendizes constróem significados que são influenciados pela interacção entre o conhecimento adquirido e as novas experiências de aprendizagem;

9 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 9 Adelino Amaral Construtivismo O ensino não é entendido como a transmissão de verdades estabelecidas, mas sim como proporcionar-lhes experiências relevantes e oportunidades de modo a possibilitar a construção do conhecimento; O ensino não é entendido como a transmissão de verdades estabelecidas, mas sim como proporcionar-lhes experiências relevantes e oportunidades de modo a possibilitar a construção do conhecimento; Os programas são um conjunto de actividades de aprendizagem através dos quais alunos e professores elaboram conteúdos e significados (gerir o conhecimento). Os programas são um conjunto de actividades de aprendizagem através dos quais alunos e professores elaboram conteúdos e significados (gerir o conhecimento).

10 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 10 Adelino Amaral Necessidades e desafios ? Entramos na era da informação e do conhecimento: Entramos na era da informação e do conhecimento: O acesso à informação é para todos O acesso à informação é para todos Redução do trabalho manual Redução do trabalho manual A maioria dos postos de trabalho requerem conhecimentos técnico-científicos A maioria dos postos de trabalho requerem conhecimentos técnico-científicos

11 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 11 Adelino Amaral Necessidades e desafios ? Accionar os meios necessários para que as escolas e os indivíduos possam reciclar-se continuamente Accionar os meios necessários para que as escolas e os indivíduos possam reciclar-se continuamente Formação contínua de professores Formação contínua de professores Facilitar a partilha de experiências e conhecimentos Facilitar a partilha de experiências e conhecimentos Maior responsabilidade das organizações e dos indivíduos Maior responsabilidade das organizações e dos indivíduos

12 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 12 Adelino Amaral Necessidades e desafios ? O ritmo de geração de informação e conhecimento é exponencial: O ritmo de geração de informação e conhecimento é exponencial: Cada dia produzem-se milhares de documentos com nova informação em cada área do conhecimento (em particular na Internet) Cada dia produzem-se milhares de documentos com nova informação em cada área do conhecimento (em particular na Internet) Este fenómeno é universal e afecta os indivíduos e as organizações Este fenómeno é universal e afecta os indivíduos e as organizações

13 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 13 Adelino Amaral Necessidades e desafios ? A nossa sociedade deve proceder com urgência: A nossa sociedade deve proceder com urgência: Divulgar eficazmente o conhecimento gerado Divulgar eficazmente o conhecimento gerado Preservar e reutilizar para o aplicar em novas situações Preservar e reutilizar para o aplicar em novas situações Transmiti-lo eficazmente às gerações futuras Transmiti-lo eficazmente às gerações futuras

14 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 14 Adelino Amaral Necessidades e desafios ? Empregar os meios necessários para, de maneira eficaz, gerir o conhecimento Empregar os meios necessários para, de maneira eficaz, gerir o conhecimento A informação chega a todas as áreas da actividade humana A informação chega a todas as áreas da actividade humana O conhecimento é gerado, acumulado e comunicado com auxilio de computadores O conhecimento é gerado, acumulado e comunicado com auxilio de computadores A Internet a nível global está a converter-se num grande repositório de informação e conhecimento de toda a humanidade A Internet a nível global está a converter-se num grande repositório de informação e conhecimento de toda a humanidade

15 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 15 Adelino Amaral Necessidades e desafios ? Empregar os meios necessários para, de maneira eficaz, gerir o conhecimento Empregar os meios necessários para, de maneira eficaz, gerir o conhecimento As intranets, a nível da organização, constituí o meio mais útil para : As intranets, a nível da organização, constituí o meio mais útil para : Captar informação sobre o conhecimento dos elementos da comunidade educativa Captar informação sobre o conhecimento dos elementos da comunidade educativa Divulgar informação e partilhar experiências Divulgar informação e partilhar experiências Reutilizar e incrementar o capital intelectual da organização Reutilizar e incrementar o capital intelectual da organização Aceder a fontes externas quando necessário adquirir ou actualizar o conhecimento acumulado Aceder a fontes externas quando necessário adquirir ou actualizar o conhecimento acumulado

16 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 16 Adelino Amaral O que é a didáctica ? ciência auxiliar da pedagogia, relativa aos métodos mais apropriados para promover a aquisição de uma noção ou técnica; ciência auxiliar da pedagogia, relativa aos métodos mais apropriados para promover a aquisição de uma noção ou técnica; arte e ciência de fazer aprender; arte e ciência de fazer aprender; (Diciopédia, 2003)

17 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 17 Adelino Amaral Competências do Professor Conhecimentos de Pedagogia Conhecimentos de Pedagogia Conhecimentos dos conteúdos específicos Conhecimentos dos conteúdos específicos Boas práticas (práticas que demonstraram eficácia) Boas práticas (práticas que demonstraram eficácia)

18 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 18 Adelino Amaral Professor Eficaz Base de conhecimento Repertório Reflexão Processo contínuo de aprendizagem

19 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 19 Adelino Amaral Professor Eficaz Base de conhecimento Base de conhecimento Conhecimento do conteúdo: matérias particulares a ensinar; Conhecimento do conteúdo: matérias particulares a ensinar; Conhecimento do conteúdo pedagógico: amalgamada especial de conteúdos e pedagogia; Conhecimento do conteúdo pedagógico: amalgamada especial de conteúdos e pedagogia; Conhecimento à cerca dos alunos e suas características; Conhecimento à cerca dos alunos e suas características; Conhecimento pedagógico geral: princípios e estratégias gerais de gestão e organização da sala de aula; Conhecimento pedagógico geral: princípios e estratégias gerais de gestão e organização da sala de aula;

20 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 20 Adelino Amaral Professor Eficaz Base de conhecimento Base de conhecimento Conhecimento dos contextos educativos: trabalho em grupo e na sala de aula, gestão das escolas, comunidade envolvente; Conhecimento dos contextos educativos: trabalho em grupo e na sala de aula, gestão das escolas, comunidade envolvente; Conhecimento de currículos: materiais e programas que estão em vigor; Conhecimento de currículos: materiais e programas que estão em vigor; Conhecimento dos fins, objectivos e valores educativos: bases filosóficas e históricas. Conhecimento dos fins, objectivos e valores educativos: bases filosóficas e históricas.

21 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 21 Adelino Amaral Repertório de práticas eficazes Os professores eficazes possuem vários repertórios, não se limitando a um conjunto limitado de práticas; Os professores eficazes possuem vários repertórios, não se limitando a um conjunto limitado de práticas; Práticas educativas: conjunto de modelos, estratégias e procedimentos que devem fazer parte do repertório do professor em início de carreira; Práticas educativas: conjunto de modelos, estratégias e procedimentos que devem fazer parte do repertório do professor em início de carreira;

22 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 22 Adelino Amaral Repertório de práticas eficazes Funções a desempenhar pelo professor: Funções a desempenhar pelo professor: Funções executivas: liderar um grupo de alunos; Funções executivas: liderar um grupo de alunos; Funções interactivas do ensino: instruir diariamente e directamente os alunos; Funções interactivas do ensino: instruir diariamente e directamente os alunos; Funções organizacionais do ensino: trabalhar conjuntamente com colegas, pais e outros agentes. Funções organizacionais do ensino: trabalhar conjuntamente com colegas, pais e outros agentes.

23 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 23 Adelino Amaral Reflexão e resolução de problemas Aprender a enfrentar várias situações, com uma atitude de resolução de problemas, aprendendo a arte de ensinar, mediante uma reflexão aturada sobre a sua prática; Aprender a enfrentar várias situações, com uma atitude de resolução de problemas, aprendendo a arte de ensinar, mediante uma reflexão aturada sobre a sua prática; As atitudes e competências reflexivas e de resolução de problemas são complexas, exigindo esforço a sua aprendizagem. As atitudes e competências reflexivas e de resolução de problemas são complexas, exigindo esforço a sua aprendizagem.

24 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 24 Adelino Amaral Processo de aprendizagem durante toda a carreira Tornar-se eficaz é um processo complexo que requer muito tempo. Tornar-se eficaz é um processo complexo que requer muito tempo. Formação contínua: por exemplo Programa FOCO. Formação contínua: por exemplo Programa FOCO. Auto-formação: leitura, cursos de actualização/reciclagem, seminários,... Auto-formação: leitura, cursos de actualização/reciclagem, seminários,...

25 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 25 Adelino Amaral Aprender a Ensinar Tornar-se competente leva muito tempo. Os professores tornam-se gradualmente mais competentes. Tornar-se competente leva muito tempo. Os professores tornam-se gradualmente mais competentes. Aprender a ensinar consiste num processo de desenvolvimento que se desenrola ao longo de toda a vida, durante o qual se vai gradualmente descobrindo um estilo próprio, mediante reflexão e pesquisas críticas. Aprender a ensinar consiste num processo de desenvolvimento que se desenrola ao longo de toda a vida, durante o qual se vai gradualmente descobrindo um estilo próprio, mediante reflexão e pesquisas críticas.

26 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 26 Adelino Amaral Funções Executivas do Ensino Planificação Planificação Espaço e Tempo Espaço e Tempo Ambientes de Aprendizagem e Motivação Ambientes de Aprendizagem e Motivação Gestão da Sala de Aula Gestão da Sala de Aula Avaliação Avaliação

27 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 27 Adelino Amaral Onde obter informações mais pormenorizadas ARENDS, Richard I. – Aprender a Ensinar. Amadora, Portugal: McGraw- Hill, p. ISBN nº ARENDS, Richard I. – Aprender a Ensinar. Amadora, Portugal: McGraw- Hill, p. ISBN nº Diciopédia 2003: O poder do conhecimento (DVD). Porto, Portugal: Porto Editora, ISBN nº Diciopédia 2003: O poder do conhecimento (DVD). Porto, Portugal: Porto Editora, ISBN nº Livro Verde para a Sociedade da Informação Livro Verde para a Sociedade da Informação

28 Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 28 Adelino Amaral Adelino António Amaral Escola Superior de Educação de Viseu. Rua Maximiano Aragão


Carregar ppt "Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 1 Adelino Amaral Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google