A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO DISCIPLINA ELETIVA 2010 – SEMESTRE B “Retratos de la revolución” Nome: Kérolyn Garcia Turma:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO DISCIPLINA ELETIVA 2010 – SEMESTRE B “Retratos de la revolución” Nome: Kérolyn Garcia Turma:"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO DISCIPLINA ELETIVA 2010 – SEMESTRE B “Retratos de la revolución” Nome: Kérolyn Garcia Turma: 91 Professores: Henry e Raquel ARGENTINA

2 Argentina – informações gerais Nome: República Argentina. Bandeira: Capital: Buenos Aires Moeda: Peso Argentino Língua oficial: Espanhol Densidade demográfica: 14,5 hab./ km².

3 A Argentina possui o segundo maior território da América do Sul, superada apenas pelo Brasil. O estado Argentino é divido em 23 províncias e um distrito federal. A população Argentina apresenta um dos melhores indicadores sociais da América do Sul, resultando em uma boa qualidade de vida de seus habitantes. A população argentina é constituída a partir de, sobretudo, espanhóis e italianos, misturados a indígenas e mestiços e Europeus.

4 POLÍTICA ARGENTINA Presidente: Cristina Fernandez de Kirchner Vice-presidente: Julio Cobos Desde 10 de dezembro de O Presidente e o vice foram eleitos e devem cumprir o mandato de 4 anos, sendo possível a reeleição por um só período consecutivo.

5 Presidente Vice-presidente

6  Poder Executivo O poder executivo argentino é constituído pelo Presidente da Nação e Vice-presidente, pelo chefe do gabinete de Ministros e pelos demais Ministros e Secretários. O Presidente é o chefe da nação, chefe do governo, responsável político pela administração do país. Ele também deve exercer a Chefia Suprema das Forças Armadas, nomear embaixadores e indicar os ministros da Suprema Corte. O Vice-Presidente substitui o Presidente em casos de impedimento e exerce a Presidência do Senado. O Chefe do Gabinete de Ministros exerce a coordenação dos Ministérios, a administração, além de representar o Poder Executivo perante o Congresso. OS Ministros e os Secretários de Estado são responsáveis pelas 16 Secretarias dependentes diretamente da Presidência.

7  Poder Legislativo A Câmara dos Deputados tem 257 membros, mandato de 4 anos. A proporção é de um deputado para cada habitantes. A cada dois anos a Câmara renova metade da sua composição. O Senado possui 72 membros, três senadores por província e três pela cidade de Buenos Aires. O mandato é de 6 anos, renovando- se um terço da bancada a cada dois anos. Principais partidos políticos: Partido Justicialista ou Peronista (PJ) e Unión Cívica Radical (UCR). Cenário político: O fracasso do governo de Fernando de la Rúa em 2001 sacudiu a cena política no país. Seu partido UCR, atravessou uma profunda crise que eliminou o tradicional bipartidarismo argentino. As consequências desse fracasso fortaleceu o peronismo, concentrado na figura de Néstor Kirchner primeiro, e agora em Cristina.

8  Poder Judiciário O Poder Judiciário argentino é exercido por uma Corte Suprema de Justiça composta por 9 magistrados e também pelos tribunais inferiores estabelecidos pelo Congresso. Compete a eles o conhecimento e decisão de todas as causas que versem sobre pontos regidos pela Constituição, pelas leis da Nação e pelos tratados com nações estrangeiras. O Conselho da Magistratura tem como atribuições a seleção dos magistrados e a administração do Poder Judiciário. O Ministério Público é um órgão independente com autonomia funcional e financeira que tem por atribuição promover a justiça em defesa da legalidade dos interesses gerais da sociedade em coordenação com as demais autoridades da República. É integrado por um Procurador Geral e um Defensor Geral da Nação.

9  Poder eleitoral O voto na Argentina é obrigatório para os cidadãos de ambos os sexos, maiores de 18 e menores de 70 anos. Os cidadãos que moram no exterior podem votar nas 111 embaixadas ou consulados que o país possui. Um candidato pode ser eleito no primeiro turno se atingir 45% dos votos válidos ou 40% com vantagem de pelo menos 10% sobre a soma de todos os outros votos válidos. Caso contrário, os dois candidatos mais votados vão ao segundo turno

10 Fontes de pesquisa: shtml argentina+nestor+kirchner/n html


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COLÉGIO DE APLICAÇÃO DISCIPLINA ELETIVA 2010 – SEMESTRE B “Retratos de la revolución” Nome: Kérolyn Garcia Turma:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google