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Como se faz um bom balanceamento do portfólio da organização?

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Apresentação em tema: "Como se faz um bom balanceamento do portfólio da organização?"— Transcrição da apresentação:

1 Como se faz um bom balanceamento do portfólio da organização?

2 Portifólio BCG BaixoAlto Baixo Alto Market Share Relativo Crescimento do nosso Mercado Produtos líderes em mercados em rápida expansão, requerem investimentos, mas apresentam fluxo de caixa equilibrado Estas são as vaquinhas – têm MS elevado, em mercados de baixo crescimento. Financiam os produtos acima. Nossos Cães de estimação. Comem muito e não produzem nada. Vale a pena mantê-los? Produtos em fase de lançamento. Exigem investimentos.

3 Fogões Situação anterior, o único produto da empresa (fogões) crescia a ritmo mais rápido do que a média do mercado e tinha sua PRM superior à do seu principal concorrente. Fogões Coifas Situação atual, a linha de fogões cresce abaixo da média do mercado; e uma nova linha (de coifas) fora lançada com êxito. Fogões Coifas Tendência a longo prazo Novo Produto A Novo Produto B Situação ideal, para evitar a dependência excessiva de um produto já maduro (fogões), a proposta considera o lançamento de 2 linhas de produtos, com característica sinérgicas. Análise Estratégica da Matriz BCG Evolução e Tendência

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5 Estratégias para CVP e Posições de Mercado

6 Estratégias para CVP e Posições de Mercado

7 Estratégias competitivas O que fazer quando: Dois ou mais fornecedores de produtos ou serviços disputam a preferência do mesmo público alvo ou o mesmo mercado comprador? Dois ou mais fornecedores de produtos ou serviços disputam a preferência do mesmo público alvo ou o mesmo mercado comprador? Eles pretendem atender, mesmo de forma diferente, a uma mesma necessidade básica de seus clientes reais ou potenciais? Eles pretendem atender, mesmo de forma diferente, a uma mesma necessidade básica de seus clientes reais ou potenciais? Eles disputam o mesmo recurso no ambiente: dinheiro, tempo, admiração, preferência, campeonato, audiência, intenção de voto...? Eles disputam o mesmo recurso no ambiente: dinheiro, tempo, admiração, preferência, campeonato, audiência, intenção de voto...?

8 -Adicionar novas facilidades, sofisticar, dar-lhe um charme especial. -Criar uma marca ou usar uma marca conhecida que inspire confiança. -Novo empacotamento, embalagem mais bonita, mais atraente, adequada. -Serviços mais amáveis, mais simpáticos, personalizados -Uso da qualidade superior -Serviços/produtos ergonômicos, ecológicos, éticos, social, etc. -Assistência técnica insuperável Estratégias para Produtos e serviços diferenciados

9 Estratégias de inovação Identificação de novas necessidades do público alvo ou dos clientes Montagem de negócios com dinheiro dos outros Novas formas de se relacionar com os clientes ou público alvo Montagem de projetos de novos empreendimentos Aproveitamento de oportunidades em: Novas regulamentações (ou novas desregulamentações) Globalização e internacionalização (ou regionalização) Aproveitamento de saltos e as descontinuidades tecnológicas Mudanças de hábitos no público alvo ou na clientela

10 Clientes ou público alvo AtuaisNovos Serviços ou produtos Atuais Novos Serviços ou produtos novos para clientes atuais Serviços ou produtos atuais para clientes atuais Serviços ou produtos atuais para clientes novos Serviços ou produtos novos para clientes novos Estratégias de Diversificação Matriz Diversificação Horizontal Diversificação Vertical Diversificação Diagonal


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