A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bem-estar Animal x Direitos Animais Por uma abordagem crítica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bem-estar Animal x Direitos Animais Por uma abordagem crítica."— Transcrição da apresentação:

1 Bem-estar Animal x Direitos Animais Por uma abordagem crítica

2 Antecedentes e origens Antecedentes: –Mecanicismo de René Descartes; –Objeções extrínsecas: Reprodução da violência em humanos (quem é cruel com animais pode ser com humanos – Kant); Destruíção propriedade privada; Quebrar um objeto pode machucar humanos. Bem-estar Animal: –Séc. XIX Direitos Animais: –Déc. 70/80

3 Princípios Bem-estaristas Animais são sencientes (negação mecanicismo); Nenhum sofrimento desnecessário deve ser aplicado aos animais. Quando o sofrimento for necessário, o tratamento deve ser humanitário; As leis devem regulamentar o uso dos animais e evitar a crueldade (sofrimento inútil).

4 Princípios Direitos Animais Animais têm valor inerente, ou seja, têm direitos; Animais não devem ser usados como meios para fins humanos; A exploração animal deve ser abolida e não apenas regulamentada.

5 Desenvolvimento do Bem-estarismo Jeremy Bentham ( ) Utilitarismo baseado em ato, dicotomia: dor e prazer; Utilitarismo de regra contra a escravidão humana e a condição de propriedade; Não questiona os animais como propriedade, nem sua escravidão; Igual consideração de interesses; Não é vegano;

6 Desenvolvimento do Bem-estarismo Peter Singer Utilitarismo ato: dicotomia dor e interesse; Fecha mais o cerco contra a exploração animal, mas não quer abolí-la em ocasiões que possam trazer benefício maior aos seres humanos; Animais não tem interesse na vida e na existência continuada; Interesses podem ser trocados para um bem maior; Vegano ocasional e apóia o onívorismo consciente.

7 Desenvolvimento Direitos Animais Tom Regan Direitos; Sujeitos-de-uma-vida; Animais tem interesse na vida e existência continuada; Animais não devem ser usados; Veganismo; Não-violência.

8 Desenvolvimento Direitos Animais Gary L. Francione Animais não devem ser propriedade; Senciência é o único requisito para reconhecimento dos direitos animais; Senciência é característica do interesse na vida; Igual consideração de interesses; Não-violência; Veganismo como foco principal;

9 Problemas do Bem-estarismo Balanço interesses dos animais (produtos sem direitos) e humanos (pessoas com direitos sobre sua propriedade); Sofrimento necessário é na prática todo aquele que traz benefício econômico através do uso dos animais como meio para fins humanos, ou seja virtualmente qualquer tipo de uso; Para que as leis anti-crueldade sejam aplicadas é necessário provar uma intenção maliciosa; Nos julgamentos, presume-se que o proprietário não danificaria sua propriedade;

10 Problemas do Bem-estarismo Apenas usos impopulares são proibidos pois são inúteis para a elite e donos do poder; Não é efetivo nem para diminuir o sofrimento, pois geralmente a regulamentação só retira o sofrimento economicamente inútil; Deixa de divulgar o Veganismo para estimular o consumo de derivados ou de animais felizes; O Bem-estarismo não levará a abolição; Faz as pessoas se sentirem confortáveis sobre o uso de animais.

11 Problemas dos Direitos Animais É uma posição utópica; Veganismo não é para todos; É um tudo ou nada; Animais não tem interesse; Direitos pressupõem deveres perante um Estado.

12 Bem-estar para quem? Dito desconexo (Humpty Dumpty); Veganismo x Carne Orgânica; WSPA e Pele chinesa; Mc Donald's x Peta (continua...).

13 Galinhas em regime de jaulas em bateria. Fonte: veganoutreach.com

14 Galinhas em regime de ar livre nos países baixos. Fonte: britannica.com

15 Campanha PETA contra McDonalds. Setembro, 2000.

16 Aumento das jaulas de galinhas poedeiras; Fim da compra de ovos de fornecedores que deixam os animais sem água e comida para aumentar a produção; Instituição de coleta humanitária; Auditoria nos abatedouros para seguir normas de abate humanitário. Traduzido e resumido de: Compromissos da McDonalds após boicote

17 Prêmio Proggy (progresso), visionário

18 …Animais saudáveis, manuseados de forma apropriada, mantêm a indústria da carne funcionando de forma segura, eficiente e lucrativa (Temple Grandin)

19

20

21 Carta ao Papa - VEDDAS "Por meio desta missiva, buscamos clamar pelos sentimentos de misericórdia e compaixão que certamente pautam as ações de Vossa Santidade (...) (...) decerto são pessoas bondosas e compassivas, que escolheram dedicar suas vidas ao exercício da fé. Logo, comer um alimento cuja produção caracteriza-se pela mais abjeta crueldade, é ato que não se coaduna com tais valores e intentos grandiosos.

22 Carta ao Papa - VEDDAS Preferimos, então, crer que Vossa Santidade, bem como os integrantes de sua comitiva, simplesmente desconhecem os horrores que caracterizam os bastidores da produção da carne de vitela. (...) Ao recusar esta iguaria originada da exploração e da tortura, Vossa Santidade terá uma excelente oportunidade para dar o exemplo da compaixão e da misericórdia como representante excelso da Igreja Católica Apostólica Romana."

23

24

25

26 Para ler Jaulas Vazias Tom Regan Rain Without Thunder Gary L. Francione (Em inglês)

27 Deixe seu e receba noticias! (31) das 9h às 18h


Carregar ppt "Bem-estar Animal x Direitos Animais Por uma abordagem crítica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google