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 O setor de gastronomia representa atualmente um faturamento em torno de U$ 19 bilhões, mais de 2% do PIB brasileiro;  No Brasil, estima-se que o setor.

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2  O setor de gastronomia representa atualmente um faturamento em torno de U$ 19 bilhões, mais de 2% do PIB brasileiro;  No Brasil, estima-se que o setor concentre em torno de 800.000 estabelecimentos formais;  4.500 micro e pequenas empresas do setor estão situadas na região metropolitana de Porto Alegre;  O hábito da alimentação fora de casa é crescente e já corresponde a 26% dos gastos dos brasileiros com alimentos;

3 VOCÊ SABE O QUE É MAIS VALORIZADO PELO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS EM PORTO ALEGRE? Pesquisa realizada em 2006 pelo Sebrae/RS chegou às seguintes respostas: 1) Higiene e limpeza 2) Atendimento 3) Qualidade e variedade de produtos

4 COMO A SUA EMPRESA TEM TRABALHADO ESTES ASPECTOS?

5 No primeiro ano do Projeto Setorial da Panificação na Região Metropolitana, as empresas participantes obtiveram os seguintes resultados: AUMENTO MÉDIO DO FATURAMENTO ANUAL EM: 46,56% AUMENTO MÉDIO DO Nº DE FUNCIONÁRIOS EM: 24,43%

6 O QUE É O POLO GASTRONÔMICO PORTO ALEGRE? Polo Gastronômico é um projeto criado por Sebrae, SindPOA, Abrasel, Pgqp, Puc, Senai e Senac para promover o desenvolvimento do setor de gastronomia em Porto Alegre

7 OBJETIVO GERAL: Promover ações conjuntas entre os empresários do setor de gastronomia com fornecedores e entidades representativas da cadeia, com o objetivo de profissionalizar a gestão, qualificar e diversificar os serviços e aumentar a rentabilidade das empresas.

8 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Melhorar a tecnologia e a segurança alimentar na manipulação e produção de alimentos; Qualificar os recursos humanos; Profissionalizar a administração das empresas; Modernizar, qualificar e introduzir novas tecnologias nas empresas; Estimular a realização de ações em conjunto;

9 PÚBLICO ALVO: Micro e pequenas empresas do setor de gastronomia de Porto Alegre: Restaurantes Bares Lancherias Cafeterias

10 ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO

11 3 – Construção do Plano de Trabalho VISITA DE DIAGNÓSTICO TURISTA AVALIADOR OCULTO

12 Encontro realizado até o final de novembro para: -Entrega do diagnóstico (confidencial); -Entrega do relatório do cliente oculto (confidencial); -Apresentação do perfil do grupo; -Validação do plano de ações. 4 – Contratualização do Plano de trabalho

13 TURISTA AVALIADOR OCULTO - T.A.O. Objetivo Geral: Identificar a qualidade dos serviços turísticos e gastronômicos de Porto Alegre, através do Cliente Oculto Objetivos específicos: 1. Criar indicadores de qualidade para o setor, através de preferências reveladas através das pesquisas do cliente oculto; 2. Verificar a qualidade dos serviços oferecidos desde da imagem comercial do empreendimento, passando pelos bens e/ou serviços oferecidos, sob a visão do consumidor; 3. Possibilitar a interação da teoria e da prática dos acadêmicos dos Cursos Bacharelado em Turismo e Hotelaria da PUC-RS; 4. Estudar as tendências e perspectivas do setor; 5. Contribuir para a melhoria contínua dos serviços oferecidos.

14 RESULTADOS FINALÍSTICOS PRETENDIDOS: 1. Reduzir a rotatividade de pessoal em 5% em 2008, 5% em 2009 e 5% em 2010. 2. Aumentar o faturamento das empresas em 10% em 2008, 10% em 2009 e 10% em 2010. 3. Obter a Declaração de Conformidade pelo programa PAS de 10% das empresas participantes do projeto em 2008, 15% em 2009 e 15% em 2010.

15 CRONOGRAMA AÇÕES Jul.Ago.Set.Out.Nov.Dez.Jan.Fev.Mar.Abr.Mai/Jun 12341234123412341234123412341234123412341234 1. ARTICUL. DOS PARCEIROS 2. MOBILIZ. DAS EMPRESAS 3. CONSTR. DO PLANO DE TRABALHO 4. CONTRAT. DO PLANO DE TRABALHO 5. MONIT. DO PLANO DE TRABALHO 6. ENCONTRO DE RESULT. E CONSTRUÇÃ O DO NOVO PLANO DE TRABALHO

16 CONTATOS: Roger Klafke – Fones: 3213.1566 e 9986.8858 rogerk@sebrae-rs.com.br


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