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HINARI/Conceitos Básicos de Internet (módulo 1.1)

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1 HINARI/Conceitos Básicos de Internet (módulo 1.1)

2 MÓDULO 1.1 Conceitos básicos de Internet
Instruções Esta parte do curso é uma demonstração em Power Point para introduzir os conceitos de Internet. Esta parte do módulo é off-line e deve ser usada como referência.

3 Tópicos Contexto – HINARI, AGORA, OARE Conceitos Básicos de Internet
Estrutura da Internet Protocolos Internos Comuns Requisitos Técnicos para HINARI *Trainer Notes Introduce yourself and welcome everyone to course. Ask participants to introduce themselves and give some information on what they expect to gain from the workshop. Distribute the manuals and discuss briefly each item on the list. The topics to be covered in this review are: Basic definition of Internet terms and concepts that are routinely used in discussions on using the Internet. A brief history of the Internet will be provided. The structure of the Internet and the tools that drive the use of the resources will be covered including the World Wide Web and its components. Types of Information resources and guidelines for their evaluation will be addressed. Search tools and techniques for accessing information will be covered. Researching Health and Biomedical Information on the WWW.

4 Objetivos da HINARI-AGORA-OARE
Conectar pesquisadores dos países em desenvolvimento com a comunidade científica internacional Reduzir o "hiato editorial" e melhorar a qualidade de periódicos produzidos localmente Melhorar a saúde, a segurança alimentar e do meio ambiente em relação às Metas de Desenvolvimento do Milênio de 2015

5 HINARI (Acesso à rede eletrônica de pesquisa em saúde)
Portal online para editoras Coordenado pela OMS/Universidade de Yale, EUA Livre/Baixo custo para 113 países Mais de 5000 jornais / 120 editoras Medicina e saúde 2903 instituições Dados: 06/2008

6 AGORA (Acesso eletrônico à pesquisa global em agricultura)
Portal online para editoras Coordenado por FAO/Universidade de Cornell, EUA Livre/Baixo custo para 113 países 913 jornais / 40 editoras Agricultura e ciências afins 1042 instituições Dados:

7 OARE (Acesso eletrônico à pesquisa sobre o meio ambiente)
Portal online para acesso à informação sobre o meio-ambiente Coordenado pela UNEP/Universidade Yale Livre/Baixo custo para 108 países Mais de 1300 jornais / 340 editoras e sociedades acadêmicas Meio Ambiente e ciências afins 900 instituições Dados:

8 Elegibilidade HINARI-AGORA-OARE
Livre (Grupo 1): 72 países com PNB per capita inferior a US$1250 $1000/por ano (Grupo 2): 36 Países/territórios com PNB per capita entre $ Algumas editoras preferem não participar e não permitem o acesso aos seus periódicos A eligibilidade é baseada pelo PNB per capita publicada pelo Banco Mundial

9 Quem é elegível para HINARI-AGORA-OARE?
As fronteiras e os nomes mostrados e as designações utilizadas neste mapa não implicam a expressão de qualquer opinião por parte da Organização Mundial de Saúde sobre o estatuto jurídico de qualquer país, território, cidade ou área ou de suas autoridades, ou sobre a delimitação das suas fronteiras ou limites. Linhas pontilhadas nos mapas representam fronteiras aproximativas linhas para as quais pode ainda não existir acordo total. © OMS Todos os direitos reservados

10 Público-alvo primário
Pesquisadores e professores universitários Organizações nacionais de pesquisa, escritórios governamentais e ministérios Agências públicas de financiamento e sem fins lucrativos Nota: atualmente, cada instituição deve se registrar separadamente para cada programa

11 O que é Internet? Rede de acesso público para computadores interligados, os quais se comunicam via programas de protocolo padrão. Acesso fácil (via modem e linha telefônica, ISDN, linha com cabos diretos, satélite) Expansão de infraestrutura global; é pan-nacional (sem controle central) A mudança mais significativa de disseminação da informação desde o surgimento da imprensa no século 15 Basic Internet Terminology What is the Internet? The Internet is a network of computers around the world that are linked together by telecommunications in order to share information. It is a network of networks. Different types of computers make up the network. Some computers contain information(host computers) or servers, others (clients) access the host or server to retrieve needed information. The Internet is a network of Computer Networks. Each computer on the network has a unique address, the Internet Protocol address (IP). It is made up of lots of servers and clients that hold and exchange information all over the world. The network is self organizing and self governing. There is no group that or individual that heads the network of net works. The computers are able to communicate with each other because they use a common set of rules or protocols The protocols Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) allows the connection and exchange of information between computers. There are a number of Internet protocols that make communication and information retrieval possible on the WWW. Telecommunications: The computers are able to communicate and exchange information because they use a common set of rules or protocols. These protocols allow us to connect to a remote computer(server) and access the information on it and perform any number of activities. The computer Networks communicate with each other.They are able to communicate because they use a common set of rules known as Internet Protocols.

12 Crescimento da Internet
Crescimento exponencial nos últimos anos Utilização da Internet: - Em 1993: usuários - Em 2002: 600 milhões de usuários - Em 2007, mais de 1 bilhão de usuários Custos com equipamentos diminuem a cada ano O comércio eletrônico chegará a 100 bilhões de dólares no ano 2010

13 Crescimento da Internet
INASP Cascading Workshop: Introduction to Using the Internet: Module 2 Crescimento da Internet Copyright INASP – see: for more details. 13

14 Interface Servidor/Cliente
SERVIDORES Equipamentos Programas Protocolos de programas CLIENTES Equipamentos Programas

15 Arquitetura de Internet
Eu gostaria do arquivo X Computador na Internet que guarda informação - “servidor” remoto Computador “cliente” Aqui está

16 Serviços de Internet A "World Wide Web" ou um sistema de documentos de hipertexto interligados que podem ser accessados via Internet (múltiplas opções de entrega) Ferramentas de busca via WWW (motores de busca, base de dados, portais) Comunicação ( ) Transferência de recuperação/informação (Protocolo de transferência de arquivos)

17 World-Wide Web WWW, web, W3, World-Wide Web
Frequentemente o que as pessoas conhecem como internet Baseda em hipertexto – possibilidade de relacionar dinâmica e interativamente textos e documentos Utiliza linguagem de hipertexto - HTML WWW é um padrão global Permite a utilização de textos, gráficos, áudio e vídeo Qualquer pessoa pode ligar e utilisar a web

18 Ligação ao Portal Internacional
Conexão Discada CONEXÂO DIAL-UP Ligação ao Portal Internacional Linha telefônica Servidor ISP Computador Cliente com modem Internet Velocidade da linha Qualidade da linha Velocidade da conexão Velocidade do modem: usualmente 56 kilobytes por segundo Discagem ao Servidor ISP Qualidade da linha telefônica 18

19 CONEXÃO A TEMPO INTEGRAL
Conexão Banda larga CONEXÃO A TEMPO INTEGRAL Conexão Permanente "Linha dedicada" Internet LAN Servidor Velocidade da linha Qualidade da linha Rede local Velocidade da conexão Velocidade do Servidor LAN Largura da banda de transmissão (bandwidth) (de 256kbts/s a 1.0 Mbit/s) Modo de ligação (rádio, "linha dedicada", satélite) 19

20 Sobre a velocidade de acesso
INASP Cascading Workshop: Introduction to Using the Internet: Module 2 Sobre a velocidade de acesso Cabos variam em velocidade e quantidade de informação que podem carregar Às vezes, os cabos são lentos para carregar informações ou perdem o sinal, especialmente se: Informação deve cruzar longas distâncias Excesso de tráfego no cabo Capacidade do cabo, ou da banda, é baixa When the desktop client and the remote server are handing information back and forth, the information is being transmitted via a variety of ways. Some of these ways are wireless through broadcast signals (like radio), but most often the information is transmitted through cables of varying materials and speeds like telephone wires or fiber optic cables. You can think of these cables as pipes that, because of their varying materials and sizes and ability to handle traffic, are able to carry more or less information. The cable’s information carrying capacity is bandwidth. If you are connected to the Internet through a telephone line then your bandwidth is much lower than someone connected to the Internet through a large cable like a T1 line, and consequently you may not receive as much information as fast or you may have difficulty connecting to large resources at all. For example, if you are trying to download a file, if you are on a high bandwidth connection, it may take only minutes. However, if you are on low bandwidth connection, it may take hours or may not download at all. If you have used AGORA or other Internet resources and have noticed difficulties with the length of time it takes to log on, navigate to other websites, or download articles, it may be because of bandwidth. We will discuss these issues further later in the workshop. Copyright INASP – see: for more details. 20

21 Navegador da Web Navegador é o programa usado para visualizar a rede
Funcionalidades do navegador padrão deslocamento, avançar, voltar, parar, página inicial, atualizar Navegação – funcionalidades construídas voltar, avançar, página inicial, ir, sim, não Procura em uma página de internet simples Várias janelas no navegador da Web

22 Configuração de navegador
Opções da barra de ferramentas Link para uma página específica Usar o botão direito do mouse Usar favoritos or bookmarks Adicionar Organizar Editar

23 Requisitos de Internet para HINARI
128 kbps, rede de área local (LAN), ou cabo de conexão necessária. Uma conexão hard-wired a tempo integral (T1 ou melhor) permite downloads mais rápidos. Conexões via satellite or rede, embora mais lentas, podem ser também adequadas. Navegador Web- Internet Explorer versão 4.0 ou superior OU Mozilla Firefox 1.0 ou superior

24 Adobe Reader para PDFs É necessário o Adobe Reader para visualizar artigos de periódicos em PDF (Portable Document Format). Adobe Reader pode ser obtido gratuitamente pelo site:

25 Esta página contém o link para baixar o Adobe Reader versão 8.1.2
Pode ser visualizado usando o navegador Mozilla Firefox.

26 The Internet Address or URL
Esta página está sendo visualizada com o navegador Mozilla Firefox. Os navegadores permitem que os computadores leiam hiper texto linguagem de texto específicas ou HTML. The Internet Address or URL is typed in the address field in Internet Explorer. Digita-se aqui o endereço ou URL desejado

27 Entering a URL address in the address box
Após inserir o URL ou endereço eletrônico na caixa de endereços , pressione a tecla ENTER ou VOLTAR. Neste exemplo foi digitado o endereço - - para a página HINARI. Enter the URL and either press the RETURN key or click on the “Go” button.

28 Hypertext links Hypertext links are usually denoted by underlined text. Os links para outras páginas normalmente aparecem sublinhados ou em outra cor no texto.

29 Forward and back navigation buttons
As setas na barra de ferramentas permitem aos usuários retornem ou avancem para as páginas já visitadas dentro desta ou de outra página eletrônica. The back and forward buttons allow you to navigate to previous pages within a website.

30 Home page button O ícone casa (home) na barra de ferramentas irá levá-lo de volta à página eletrônica pré-determinada no seu navegador. In Internet Explorer, the HOME button takes you back to the browser’s default home page.

31 This is the end of Module 1
Este é o fim do módulo 1.1 Há um caderno de exercícios práticos sobre os temas abordados neste módulo que acompanha esta parte do treinamento. Atualizado This is the end of Module 1 There is a Work Book to accompany this part of the module. The workbook will take you through a live session covering the topics included in this demonstration with working examples.


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