A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTATÍSTICA PARTE 1. ESTATÍSTICA PARTE 1 Quando estudamos fenômenos físicos, biológicos ou sociais, é muito comum que os trabalhos de pesquisa resultem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTATÍSTICA PARTE 1. ESTATÍSTICA PARTE 1 Quando estudamos fenômenos físicos, biológicos ou sociais, é muito comum que os trabalhos de pesquisa resultem."— Transcrição da apresentação:

1 ESTATÍSTICA PARTE 1

2 ESTATÍSTICA PARTE 1 Quando estudamos fenômenos físicos, biológicos ou sociais, é muito comum que os trabalhos de pesquisa resultem em um grande conjunto de dados, na maioria das vezes expressos por meio de números. Cabe à Estatística a organização e interpretação desses dados, bem como a escolha do melhor método de pesquisa, de maneira que as informações disponíveis possam contribuir de forma eficaz para a análise do problema investigado. EXEMPLOS : As indústrias costumam realizar pesquisas entre os consumidores antes do lançamento de um novo produto no mercado; As pesquisas eleitorais fornecem elementos para que os candidatos direcionem a campanha; A pesquisa do desempenho dos atletas ou das equipes em uma partida ou em um campeonato interfere no planejamento dos treinamentos; Emissoras de tevê utilizam pesquisas que mostram a preferência dos espectadores para organizar sua programação.

3 ESTATÍSTICA PARTE 1 A Estatística é uma área do conhecimento que utiliza teorias probabilísticas para a explicação de eventos, estudos e experimentos. Tem por objetivo obter, organizar e analisar dados, determinar as correlações que apresentem, tirando delas suas conseqüências para descrição e explicação do que passou e previsão e organização do futuro. EXEMPLOS : Bioestatística Estatística Comercial; Estatística Econômica; Estatística Engenharia; Segundo a Wikipédia Estatística Física; Estatística Populacional; Estatística Psicológica; Estatística Social.

4 ESTATÍSTICA PARTE 1 Estimativa:

5 ESTATÍSTICA PARTE 1 Probabilidade:

6 ESTATÍSTICA PARTE 1 Probabilidade:

7 ESTATÍSTICA PARTE 1 Análise de dados:

8 ESTATÍSTICA PARTE 1 População e Amostra: População Uma população é formada por todos os elementos de um conjunto que têm pelo menos uma característica em comum.

9 ESTATÍSTICA PARTE 1 População e Amostra: Amostra Amostra é um subconjunto formado por elementos extraídos de uma dada população.

10 ESTATÍSTICA PARTE 1 Exemplos: LAZER. Em uma pesquisa sobre a quantidade de horas que os brasileiros passam assistindo TV, foram entrevistados brasileiros. População ? Todos os brasileiros (cerca de 180 milhões) Amostra ? brasileiros entrevistados

11 ESTATÍSTICA PARTE 1 Importância da Amostra:

12 ESTATÍSTICA PARTE 1 Importância da Amostra:

13 ESTATÍSTICA PARTE 1 Importância da Amostra:

14 ESTATÍSTICA PARTE 1 Variável: As características estudadas de uma população são chamadas de variáveis. Aparelho TV Marca; Tamanho da tela; Recursos disponíveis; Preço;

15 ESTATÍSTICA PARTE 1 Variável qualitativa: Variável: Seus valores são expressos por atributos Exemplos: Cor dos olhos; estado civil; time preferido; classe social;

16 ESTATÍSTICA PARTE 1 Variável quantitativa: Variável: Seus valores são expressos por números Exemplos: altura; massa; número de irmãos; idade; espessura;

17 ESTATÍSTICA PARTE 1 Variável quantitativa: Variável: Quando é proveniente de contagem, ou seja, é expressa por um número inteiro Exemplos: número de irmãos; número de animais; quantidade de computadores; Discreta; Contínua.

18 ESTATÍSTICA PARTE 1 Variável quantitativa: Variável: Quando é proveniente de medida, ou seja, é expressa por um número real. Exemplos: massa; temperatura; idade; Discreta; Contínua. altura; volume;

19 ESTATÍSTICA PARTE 1 Montagem de uma ficha de pesquisa


Carregar ppt "ESTATÍSTICA PARTE 1. ESTATÍSTICA PARTE 1 Quando estudamos fenômenos físicos, biológicos ou sociais, é muito comum que os trabalhos de pesquisa resultem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google