A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIGAÇÃO FATORIAL E PERMUTA Módulo BC.7. Ligação Fatorial (linkage) Genes ligados: quando dois ou mais genes estão localizados no mesmo cromossomo. Esses.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIGAÇÃO FATORIAL E PERMUTA Módulo BC.7. Ligação Fatorial (linkage) Genes ligados: quando dois ou mais genes estão localizados no mesmo cromossomo. Esses."— Transcrição da apresentação:

1 LIGAÇÃO FATORIAL E PERMUTA Módulo BC.7

2 Ligação Fatorial (linkage) Genes ligados: quando dois ou mais genes estão localizados no mesmo cromossomo. Esses não sofrem segregação independente e permanecem juntos durante a formação dos gametas.

3 A quantidade de gametas (freqüência da descendência) apresentará diferenças em relação ao diibridismo, já que a incidência do crossing-over será fundamental. Crossing-Over ou permuta: troca de partes entre cromossomos homólogos durante a meiose. É um dos principais fatores para a variabilidade genética.

4 Recombinação ou Permutação (crossing-over)

5 A. Linkage total (ligação fatorial completa) – Quando não houver crossing-over entre os genes em estudo. – Neste caso não haverá recombinação gênica. – Ao final da gametogênese apenas gametas parentais serão formados.

6 100% DOS GAMETAS PARENTAIS Não há recombinação após a primeira divisão, pois não houve o crossing-over entre os genes em estudo.

7 B. Linkage parcial (ligação fatorial incompleta) Quando houver crossing-over. Neste caso há recombinação gênica. Ao final do processo de formação de gametas teremos gametas parentais e gametas recombinantes.

8 Ocorrência da recombinação gênica devido ao crossing-over Dente os gametas formados 50% serão parentais (AB e ab) e 50% serão recombinantes (Ab e aB)

9 Genes Ligados - Linkage Na herança dos genes ligados, a freqüência dos gametas de um heterozigoto depende da taxa de recombinação que ocorre entre os cromossomos homólogos. Os Gametas Parentais são formados mesmo que não haja recombinação e aparecem em maior quantidade. Os Gametas Recombinantes são formados apenas se houver permuta e aparecem em menor quantidade. A Taxa de Recombinação é expressa em porcentagem e corresponde ao somatório da freqüência de gametas recombinantes formados na gametogênese.

10 RESOLVENDO PROBLEMAS Considere que 100 células germinativas entrem em meiose e que essas células tenham o seguinte genótipo: A B a b a) Quantos e quais são os gametas formados por essas 100 células, supondo que não houve permutação ou crossing-over na meiose? Cada célula forma, por meiose, 4 gametas, logo 100 células formarão 400 gametas, se não houver crossing-over, temos: A B A B a b a b 100 gametas Serão formados 200 gametas AB e 200 gametas ab, ou seja, 50% AB e 50% ab

11 b) Quantos e quais são os gametas formados por essas 100 células, supondo que 20 delas apresentam permutação na meiose? 20 gametas 20 células meiose com permutação 80 células meiose sem permutação 80 gametas TOTAL DE GAMETAS

12 Comparação Diibridismo/Linkage Diibridismo (AaBb) AaBb Gametas ABAbaBab 25%

13 Linkage (AaBb) A B a b Gametas A B a b A b a B ParentaisRecombinantes O percentual de gametas recombinantes é a metade do percentual de células que fazem crossing-over

14 Genótipos em linkage Mostra como os genes estão ligados no cromossomo. Ex: AABB AB/AB AaBB AB/aB AaBb AB/ab (cis) Ab/aB (trans) AB/ab Ab/aB Posição CIS: 2 genes dominantes ligados no mesmo cromossomo e 2 recessivos ligados no cromossomo homólogo. Posição TRANS: heterozigoto com um gene dominante e um recessivo ligados ao mesmo cromossomo e outro dominante ligado ao outro recessivo no cromossomo homólogo.

15 LINKAGE EM DROSÓFILA GAMETAS: ppvv pv PV X PpVv PPVV

16

17 MECANISMO DA PERMUTAÇÃO

18 MAPA CROMOSSÔMICO Descrição do posicionamento dos genes ao longo do cromossomo. Tem como base a análise de ocorrência de recombinação gênica. O percentual de recombinação é igual a distância entre os genes medida em unidade recombinante (U.R.) ou morganídeo (M)

19 Quanto mais distantes estão os genes maior a chance de ocorrência de crossing- over, e conseqüentemente maior é o percentual de recombinação gênica.

20 Exemplo: Em um cromossomo há a seguinte freqüência de recombinação entre os genes A,B,C e D: A-B 45%A-C 20%C-B 25% B-D 5%C-D 20%A-D 40% Qual a posição dos genes no cromossomo? DISTÂNCIA = % DE RECOMBINAÇÃO GÊNICA

21 RESPOSTA ACDB 45M 40M 20M 5M

22 Observe a taxa de recombinação entre os genes: - D e E 5% de recombinação gênica - D e F 10% de recombinação gênica - E e F 15% de recombinação gênica -Qual a seqüência dos genes no cromossomo?


Carregar ppt "LIGAÇÃO FATORIAL E PERMUTA Módulo BC.7. Ligação Fatorial (linkage) Genes ligados: quando dois ou mais genes estão localizados no mesmo cromossomo. Esses."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google