A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEDIUNISMO E MEDIUNIDADE A EXPRESSÃO MEDIUNISMO, CRIADA POR EMMANUEL, ATRAVÉS DA PSICOGAFIA DE CHICO XAVIER, DESIGNA AS FORMAS PRIMITIVAS DE MEDIUNIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEDIUNISMO E MEDIUNIDADE A EXPRESSÃO MEDIUNISMO, CRIADA POR EMMANUEL, ATRAVÉS DA PSICOGAFIA DE CHICO XAVIER, DESIGNA AS FORMAS PRIMITIVAS DE MEDIUNIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 MEDIUNISMO E MEDIUNIDADE A EXPRESSÃO MEDIUNISMO, CRIADA POR EMMANUEL, ATRAVÉS DA PSICOGAFIA DE CHICO XAVIER, DESIGNA AS FORMAS PRIMITIVAS DE MEDIUNIDADE QUE FUNDAMENTAM AS CRENÇAS E A RELIGIÃO PRIMITIVAS. "A MEDIUNIDADE É O MEDIUNISMO DESENVOLVIDO, RACIONALIZADO E SUBMETIDO À RELIGIÃO RELIGIOSA, FILOSÓFICA E ÀS PESQUISAS CIENTÍFICAS NECESSÁRIAS AO ESCLARECIMENTO DOS FENÔMENOS, SUA NATUREZA E SUAS LEIS.

2 O MEDIUNISMO DIVIDE-SE EM VÁRIOS RAMOS CORRESPONDENTES, DAS NOÇÕES AFRICANAS DE QUE PROCEDEM. EXISTEM AS MAIS E AS MENOS ELEVADAS: UMBANDA: - SÃO AS PRÁTICAS MAIS ELEVADAS E VOLTADAS PARA O BEM. QUIMBANDA: - RITUAIS SELVAGENS PROVOCADOS PELO SANGUE DOS ANIMAIS SACRIFICADOS E QUEIMA DE PÓLVORA E OUTROS RITUAIS RELACIONADOS A INFERIORIDADES DOS ESPÍRITOS. CANDOMBLÉ: - SÃO AS DANÇAS NATIVAS DE ORIGEM AFRICANA E INDÍGENA. A MACUMBA: - É UM RITUAL MUITO ANTIGO. DIZ HERCULANO PIRES QUE A MACUMBA É UM INSTRUMENTO DE SOPRO, GERALMENTE, DE BAMBU, QUE É TOCADO PARA CHAMAR OS ESPÍRITOS DO MATO, É O "DESPACHO", AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, NÃO É A OFERENDA DE COMIDAS E BEBIDAS QUE É COLOCADA NAS ENCRUZILHADAS, MAS O ENVIO DE ESPÍRITOS INFERIORES PARA ATACAR AS PESSOAS VISADAS.

3 NA DOUTRINA ESPÍRITA, A MEDIUNIDADE É UMA APTIDÃO PARA SERVIR DE INSTRUMENTO AOS ESPÍRITOS EM GERAL; DESENVOLVE-SE NATURALMENTE NAS PESSOAS DE MAIOR SENSIBILIDADE PARA CAPTAÇÃO MENTAL, DE COISAS E FATOS DO MUNDO ESPIRITUAL QUE NOS CERCA E NOS AFETA, COM AS SUAS VIBRAÇÕES AFETIVAS E PSÍQUICAS. APTIDÃO MAIS OU MENOS DÓCIL, OFERECIDA SEM DISTINÇÃO A FIM DE QUE OS ESPÍRITOS POSSAM LEVAR A LUZ A TODAS AS CAMADAS, A TODAS AS CLASSES DA SOCIEDADE, AO POBRE COMO AO RICO, AOS VIRTUOSOS PARA OS FORTALECER NO BEM, E AOS VICIOSOS PARA OS CORRIGIR.

4 EMBORA O ESPIRITISMO ESTEJA CONOSCO DESDE 1857, AINDA HOJE AS PRÁTICAS MEDIÚNICAS SÃO BASTANTE ATRASADAS NA MAIORIA DOS CENTROS. É PEQUENA A QUANTIDADE DE DESOBSESSÕES QUE CONSEGUIMOS; SE PRECISAMOS DE UMA COMUNICAÇÃO DO PLANO ESPIRITUAL NO SENTIDO DE NOS ORIENTAR, ATÉ POUCO TEMPO SÓ RECORRÍAMOS A FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER. AINDA FALTA CONFIANÇA NOS MEDIANEIROS DE NOSSOS CENTROS. ALLAN KARDEC, DEMONSTROU QUE SE PODE CONSEGUIR MENSAGENS INSTRUTIVAS DO PLANO ESPIRITUAL COM RELATIVA FACILIDADE. ELE TRABALHAVA COM UMA EQUIPE SÉRIA DE MÉDIUNS E SOLUCIONAVA 70% DAS OBSESSÕES.

5 NA DOUTRINA ESPÍRITA NÃO EXISTEM DETERMINAÇÕES OU IMPOSIÇÕES DE QUEM QUER QUE SEJA. O MESMO DIREITO QUE ASSISTE PESSOAS QUE QUEREM CONTINUAR COMO ESTÃO, ASSISTE OUTRAS QUE DESEJAM MELHORAR-SE. NOSSOS ESTUDOS TÊM A FINALIDADE DE DISCUTIR IDÉIAS JUNTO AOS QUE CRÊEM PODER FAZER PROGREDIR AS PRÁTICAS ESPÍRITAS. PARA ISSO, ACREDITAMOS SER NECESSÁRIO UM DIÁLOGO EM TORNO DO QUE É A MEDIUNIDADE, SEU SIGNIFICADO, SUA UTILIDADE E SUAS PRÁTICAS DIÁRIAS. SE ASSIM PROCEDERMOS, ESTAREMOS REVENDO CONHECIMENTOS E CRIANDO OPORTUNIDADE PARA EFETUARMOS A REFORMA DAS ATIVIDADES, NESTE DELICADO CAMPO DA RELAÇÃO COM OS ESPÍRITOS.

6 NO BRASIL É MUITO COMUM HAVER CONFUSÃO EM TORNO DO QUE SEJA A MEDIUNIDADE. ISSO ACONTECE EM FACE DE QUE HÁ UM HÁBITO QUASE COMUM, DE NOS APEGARMOS A FRASES FEITAS, LANÇADAS POR ESPÍRITOS, MÉDIUNS OU ESCRITORES. EXISTEM VARIADAS DEFINIÇÕES A RESPEITO DO QUE SERIA A MEDIUNIDADE E, UM DOS ERROS COMUMENTE ENCONTRADOS É AQUELE EM QUE ELA É TIDA COMO "UMA ABENÇOADA OPORTUNIDADE DE SE FAZER CARIDADE". COM ISSO, TOMOU CORPO EM TORNO DO MOVIMENTO, A IDÉIA DE QUE O INDIVÍDUO DEVE TRABALHAR COM SUA MEDIUNIDADE PARA SER SALVO.

7 DIZIA O CODIFICADOR, QUE TODOS SOMOS MAIS OU MENOS MÉDIUNS, PORÉM, CONSIDERAVA MÉDIUNS SOMENTE AQUELES QUE FOSSEM CAPAZES DE PRODUZIR FENÔMENOS PATENTES. VEJAMOS SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, NO SEU "ESTUDO SOBRE OS MÉDIUNS", PUBLICADO NA REVISTA ESPÍRITA DE MARÇO DE "COMO INTÉRPRETES DAS COMUNICAÇÕES ESPÍRITAS, OS MÉDIUNS TÊM UM PAPEL DE EXTREMA IMPORTÂNCIA E NUNCA SERIA DEMASIADA A ATENÇÃO DADA AO ESTUDO DE TODAS AS CAUSAS QUE OS PODEM INFLUENCIAR; E ISTO NÃO SÓ EM SEU PRÓPRIO INTERESSE, COMO TAMBÉM NO DAQUELES QUE, NÃO SENDO MÉDIUNS, DELES SE SERVEM COMO INTERMEDIÁRIOS. PODERÃO ASSIM JULGAR O GRAU DE CONFIANÇA QUE MERECEM AS COMUNICAÇÕES POR ELES RECEBIDAS.

8 AS APTIDÕES SÃO MUITO DIVERSAS: PODE-SE DIZER QUE CADA UM TEM SUA ESPECIALIDADE. AO PRIMEIRO EXAME, DUAS CATEGORIAS SE DESENHAM MUITO NITIDAMENTE: OS MÉDIUNS DE EFEITOS FÍSICOS E OS MÉDIUNS DE EFEITOS INTELIGENTES". PREPARANDO O MÉDIUM>>O PRIMEIRO PASSO PARA SE PREPARAR UM MÉDIUM NUMA CASA ESPÍRITA É O DE IDENTIFICÁ- LO, PARA EVITAR ERROS ALÉM DO NORMAL. É PRECISO DEIXAR DE PENSAR COMO PENSA TODO MUNDO: QUE TODOS SÃO MÉDIUNS OSTENSIVOS; QUE AS PERTURBAÇÕES ESPIRITUAIS SÃO PROVENIENTES DE MEDIUNIDADE A SER DESENVOLVIDA E OUTRAS IDÉIAS COMUNS. TUDO ISSO SÃO INTERPRETAÇÕES PESSOAIS DE CRIATURAS QUE POUCO SABEM DA CODIFICAÇÃO.

9 MEDITANDO SOBRE AS PALAVRAS DE KARDEC, NÃO É DIFÍCIL IDENTIFICARMOS OS MÉDIUNS PARA TRABALHAR COM COMUNICAÇÕES: QUANDO A FACULDADE SE MANIFESTA DE FORMA PATENTE; QUANDO SENTEM FACILMENTE A PRESENÇA DOS ESPÍRITOS; OS MÉDIUNS EM QUEM O NÍVEL DE INFLUÊNCIA É BAIXO, OU QUASE AUSENTE, NÃO DEVEM SER DESTINADOS PARA INTERCÂMBIO, SENDO IMPORTANTES NO PAPEL DE SUSTENTADORES DO AMBIENTE, DA HARMONIA. OS PRIMEIROS, SÃO OS MÉDIUNS DE ACORDO COM A DEFINIÇÃO DO CODIFICADOR. OS ÚLTIMOS, POSSUEM AQUILO QUE SE CHAMA MEDIUNIDADE NATURAL.

10 O MÉDIUM NÃO DEVE PERMITIR QUE NINGUÉM SE LHE TORNE DEPENDENTE – DELE OU DOS ESPÍRITOS QUE, POR SEU INTERMÉDIO SE COMUNICAM. PRETENDENDO SER IDOLATRADO RESPONDERÁ PELOS DANOS QUE VENHA CAUSAR ÀS MENTES QUE ESCRAVIZE, POIS É FUNÇÃO DA MEDIUNIDADE É LIBERTAR O HOMEM DE TODO E QUALQUER FANATISMO. QUE O MEDIANEIRO SE ACAUTELE PARA QUE A MEDIUNIDADE NÃO LHE SEJA INSTRUMENTO DE QUEDA NA VAIDADE. OS MÉDIUNS QUE VIVEM ANUNCIANDO A PRESENÇA DE ESPÍRITOS POR SEU INTERMÉDIO, INDISCRIMINADAMENTE, PRETENDEM COM ISSO IMPRESSIONAR E ESTENDER O SEU DOMÍNIO SOBRE AS CRIATURAS SEM DISCERNIMENTO. TODO COMUNICADO DEVE SER SUBMETIDO AO CRIVO DA RAZÃO, POR MAIS CONFIÁVEL QUE SEJA A FONTE ENCARNADA, POIS TODO MÉDIUM É PASSÍVEL DE SE FAZER INSTRUMENTO DAS SOMBRAS.


Carregar ppt "MEDIUNISMO E MEDIUNIDADE A EXPRESSÃO MEDIUNISMO, CRIADA POR EMMANUEL, ATRAVÉS DA PSICOGAFIA DE CHICO XAVIER, DESIGNA AS FORMAS PRIMITIVAS DE MEDIUNIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google