A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química e Medicamentos Automedicação e os riscos à saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química e Medicamentos Automedicação e os riscos à saúde."— Transcrição da apresentação:

1 Química e Medicamentos Automedicação e os riscos à saúde

2 Aula 1 Fazer um semi-círculo com os alunos e iniciar uma pesquisa de quais medicamentos eles mais utilizam. Em seguida, dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, trabalhar o texto Automedicação e responder as perguntas ao final do texto.

3 Texto: Automedicação O grande uso de diversos medicamentos pela população, muitos deles comprados sem receita médica e os riscos da automedicação para a saúde, são assuntos importantes que devem ser estudados. O principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre as conseqüências da automedicação, por meio de estudos químicos. Os resultados da automedicação podem ser muito perigosos, desde uma simples intoxicação até a morte. O problema não está na medicação em si, mas na prática abusiva e combinações perigosas, podendo mascarar sintomas e agravar doenças. Outro risco é a dependência física e psicológica, como nos casos de psicotrópicos (antidepressivos) que, tomados acima da dose, afetam o sistema nervoso. Remédios vendidos sem necessidade de receita – ácido acetilsalicílico, paracetamol, dipirona sódica – parecem inofensivos, porém o uso indevido causa danos principalmente no fígado. Perguntas: Você sabe o que é automedicação? Costuma fazer uso de remédios sem prescrição médica? Quais remédios você mais utiliza no seu dia-a-dia? Quais desses são comprados sem receita médica? Quais os riscos que a automedicação pode causar a saúde? Já presenciou algum caso de complicação por automedicação? Se sim, o que aconteceu?

4 Recolher o texto e as perguntas respondidas e passar para os alunos pesquisarem em casa, quais os medicamentos mais utilizados pelos seus familiares e levar as bulas para estudo na próxima aula.

5 Aula 2 Em grupos, perguntar quais os medicamentos pesquisados (escrever no quadro). Explicar aos alunos a classificação e para que serve cada medicamento. - ANALGÉSICO: Alívio da dor. -ANTITÉRMICO: Previne ou reduz a febre, diminuindo a temperatura corporal que está acima do normal. -ANTIBIÓTICO: É uma substância que tem capacidade de interagir com microorganismos que causam infecções no organismo, interferindo com estes microorganismos, matando-os ou inibindo seu metabolismo e/ou sua reprodução. -ANTIINFLAMATÓRIO: São medicamentos cuja função é reduzir o grau de inflamação dos tecidos.

6 E haverá também uma classificação chamada outros, para medicamentos que não encaixaram em nenhuma das 4 classificações anteriores.

7 Distribuir aos grupos uma tabela onde eles irão classificar de acordo com a explicação dada, os medicamentos pesquisados em casa. MedicamentosClassificação Você compra com ou sem receita médica?

8 Análise de bulas, em grupos. Os estudantes irão ler as bulas e identificar: a composição, para que servem, como agem, posologia, efeitos colaterais e superdosagem. Finalizar perguntando: 1) Vocês possuem o hábito de ler a bula antes de tomar algum medicamento? 2) O que vocês aprenderam ao fazer o estudo das bulas?

9 Aula 3 Aula de vídeos: Passar os dois vídeos sobre medicamentos: - A nova regra da ANVISA; - Entrevista com a população de São João del- Rei. Ao final, fazer uma interpretação, junto com os estudantes, dos vídeos através de um debate.

10 Aula 4 Apresentar as fórmula estrutural dos medicamentos mais utilizados pela população que pesquisamos: Tylenol; Aspirina; Nimesulida; Novalgina; Amoxicilina

11 Tylenol

12 Aspirina

13 Nimesulida

14 Novalgina

15 Amoxicilina

16 Montando moléculas Agora vocês vão montar algumas moléculas: Tylenol Aspirina

17 Aula 5 Texto avaliativo e individual. E. E. Governador Milton Campos Nome:_________________________________________no:_____ Série:__________ Texto Avaliativo Produzir um texto de aproximadamente 30 linhas, abordando todos os assuntos tratados em sala de aula sobre Os Medicamentos mais utilizados pela população. Seu texto deve conter: A automedicação e os riscos à saúde; Qual a importância de ler a bula e saber a classificação de cada remédio; E sobre as novas regras da ANVISA, o que contribuiu para evitar a automedicação?

18 Referências bibliográficas: Acesso: 03 de junho de Acesso: 03 de junho de Acesso: 12 de maio de &Search=enxaqueca&LibDocID=5391http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=- &Search=enxaqueca&LibDocID=5391 Acesso: 11 de maio de 2010


Carregar ppt "Química e Medicamentos Automedicação e os riscos à saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google