A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz

2 Sumário Introdução Referencial Teórico Abordagens de Testes Estágios de Testes Tipos de Testes Planejamento de Testes Metodologia de Testes de Software da Unipampa Técnicas de Avaliação –Seguindo LabUtil –Utilizando Plano de Testes Caso de Uso

3 Introdução O que é teste de Software? –Processo executa sistemas de maneira controlada. Porque testar? –Confiabilidade; –Robustos; –Desempenho; –Qualidade –Lucratividade...

4 Referencial Teórico Processo de Testes –Promover maturação do sistema; Checklist, roteiros, procedimentos... Objetivos dos Testes –Revelar defeitos; –Atingiu Especificações?

5 Abordagens de Testes Caixa Preta (Funcional) –Verificar conformidade da implementação com os requisitos funcionais; –Final do desenvolvimento. Caixa Branca (Estrutural) –Procuram pontos fracos e erros estruturais; –Realizados por desenvolvedores.

6 Estágios de Testes Unidade –Verifica menores elementos testáveis; –Validar dados Válidos e Inválidos via I/O. Integração –Detecta erros ou imperfeições nas especificações de interface; –Relação entre dois ou mais subsistemas.

7 Estágios de Testes Sistema –Compara o sistema com os requisitos iniciais; –Tenta provar que o sistema não preenche seus objetivos. Aceitação –Realizado antes da implantação; –Verifica se o software está pronto (executar tarefas e funções).

8 Tipos de Testes Funcional –Garantir igualdade entre requisitos funcionais e comportamento do sistema construído. Desempenho –Desempenho está consistente com os requisitos definidos. –Carga Submeter o sistema a variação de carga de trabalho; Limite dos dados processados pelo sistema. –Stress Redução de recursos; Número alto de usuários.

9 Tipos de Testes Código –Padronizações de linguagens, estrutura, endentação... –Código reusável. Usabilidade (Interface com o usuário) –Enfatizam fatores humanos; –Verificar facilidade que o software possui de ser compreendido e manipulado pelo usuário. Segurança e Controle de Acesso –Limitar acessos; –Segurança ao efetuar login no sistema.

10 Tipos de Testes Integridade dos Dados –Resistência a falhas; –Utilização de recursos; –Garantir que mudanças feitas por usuários autorizados não resultem em perdas da consistência dos dados. Instalação e Configuração –Instalado sob diversas circunstancias; –Diferentes plataformas; –Diversas configurações de hardware e software.

11 Planejamento de Testes Envolve aspectos técnicos e gerenciais Custos, qualidade, tempo... –Plano de Testes –Especifica tipo de testes utilizados, metodologia, recursos, mapeamento de casos de teste... Plano de Recursos (Analista de Testes, Tester, desenvolvedores); Casos de teste (decomposição de requisitos).

12 Metodologias de Testes Processo de Testes de Software da Unipampa

13 Metodologias de Testes Técnicas de Avaliação –Seguindo LabUtil Critérios desenvolvidos por Bastien & Scapin; Visa Usabilidade; 8 critérios principais +18 subcritérios

14 Metodologias de Testes Condução (msg, alarmes); Carga de trabalho (+carga + erros); Controle explícito (apontamentos, seleções); Adaptabilidade (flexibilidade, reagir); Gestão de erros (evitar erros); Homogeneidade (padrões); Significado dos códigos e denominações; Compatibilidade (U.M.)

15 Metodologias de Testes cont. Desenvolvido CheckList; Padronização da Linguagem; Equipe Testers: preencher formulário, fornecer documento com devidas informações (erros, solicitação de melhorias); Analista: desenvolve Relatório de Avaliação do Sistema e disponibiliza para desenvolvedor; Desenvolvedor: corrige, anota soluções no relatório.

16 Metodologias de Testes –Utilizando Plano de Testes: Descritos testes que deverão ser realizados; informação de todos os erros detectados. Casos de Teste (casos de uso): –Apresentados na Forma de Planilhas Eletrônicas; –Positivos e Negativos; –Usabilidade; –Tabela de Controle de Defeitos;

17 Casos de Uso Gerenciamento de Listas de s –Plano de Testes –Casos de Testes –Controle de Defeitos

18 Casos de Uso Sistema de Licitações Online (SLO) –Formulário baseado no LAbUtil –Relatório de Avaliação

19 Conclusão Técnica utilizando o LabUtil – melhorar sistemas que já estavam em produção; Plano de testes – processo tornou-se mais completo; As técnicas utilizadas para avaliação de software têm contribuído com sistemas de qualidade, tornando-os mais confiáveis e de acordo com os requisitos do usuário.

20 Obrigada!


Carregar ppt "Estudo de Caso: Técnicas de Teste como parte do Ciclo de Desenvolvimento de Software Aline Pacheco Patric Ribeiro Diego Kreutz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google