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Junta Agronômica Atividade Multidisciplinar do Nono Semestre do Curso de Agronomia Profª. Flavia Fontana Fernandes Abril/2011 Extensão é Transformação.

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1 Junta Agronômica Atividade Multidisciplinar do Nono Semestre do Curso de Agronomia Profª. Flavia Fontana Fernandes Abril/2011 Extensão é Transformação pela Convivência

2 estrutura da apresentação 1. Objetivos e Concepção 2. O método de trabalho 3. Principais atividades realizadas - Ação 4. Resultados 5. Entraves e oportunidades de extensão universitária

3 Oportunidade para Compartilhar conhecimento Trocar experiências com professores e estudantes Identificar problemas / Propor soluções Análises de solo e água Adequação à legislação ambiental Projeto de Planejamento da Unidade de Produção Familiar Objetivos – Produtores familiares

4 Oportunidade para Conhecer a realidade local Desenvolver habilidade para identificar problemas e pensar soluções Trabalhar em equipe multidisciplinar Sintetizar o conhecimento adquirido no curso Experimentar o exercício profissional Objetivos - estudantes

5 Oportunidade para Conhecer a realidade local Compartilhar conhecimento Retroalimentar atividades de ensino e pesquisa Identificar problemas / Propor soluções Trabalhar em equipe multidisciplinar e interinstitucional Objetivos – professores e extensionistas EMATER

6 1. Concepção Mais de 30 anos de atividades no meio rural de Pelotas e Capão do Leão Projetos Conservacionistas: uma experiência interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Manejo e Conservação do Solo e Administração Rural - financiado pelo MDA/CNPq de 2008/2010. Atendidos 33 produtores, com a participação de 280 alunos neste período JUNTA AGRONÔMICA – criatividade coletiva

7 2. Método - Conformação atual Disciplinas a partir de 2009-II Professores do 9º Semestre EMATER Extensão Rural16 Gestão Ambiental1 Manejo e Conservação do Solo4 Administração do Agronegócio II1 Tecnologia Agroindustrial II3 Professores colaboradores*15 TOTAL 256 * Número variável. Conhecimento em Produção e Alimentação Animal, Forrageiras, Fitopatologia, Entomologia, Fitotecnia, Botânica, Irrigação e Drenagem, Topografia.

8 2. Método - Conformação atual Reunião prévia – número de unidades produtivas e local – hoje: Colônia Maciel Cria-se empresas de consultoria agronômica Cada uma é orientada por um professor de solos, que os acompanha a campo, e pelos demais das outras disciplinas Até 6 visitas no período de diagnóstico e coleta de amostras. Etapa de tabulação de resultados e classificação da terra JUNTA AGRONÔMICA – criatividade coletiva – Propostas amadurecidas Projeto de Planejamento da Unidade de Produção Familiar

9 2003 - II Amostragem de solo Declividade do terreno textura do solo 3. Ação

10 Estrutura da Unidade Produtiva - Fertilidade do Solo - Textura - Pedregosidade - Drenagem - Profundidade efetiva - Risco de inundação - Erosão - Declividade - Uso Atual

11 Entrevista

12 Áreas de Mato Glebas Capacidade de Uso Reserva Legal APPs

13 Junta Agronômica

14 Propostas

15 Novos amigos

16 4. Resultados – Uso da Terra Cultura Á rea em ha% de á rea N o produtores% produtores Pastagem nativa190,2837,326 78,8 Pastagem cultivada153,6430,217 51,5 Milho42,598,419 57,6 Pousio30,075,98 24,2 Hortali ç as 26,815,317 51,5 Reflorestamento19,913,98 24,2 Soja15,503,02 6,1 Fumo10,182,05 15,2 Batata Doce7,611,58 24,2 Morango3,940,89 27,3 Feijão2,810,64 12,1 Frutas2,650,58 24,2 Batata Inglesa1,890,45 15,2 Melancia0,640,12 6,1 Semente forrageira0,60,11 3,0 Total509,12100 --

17 4. Resultados – fatores limitantes Fator limitante N ú mero de glebas % das glebas N o produtores % produtores Drenagem632523 70 Pedregosidade17711 33 Profundidade953722 67 Fertilidade1485827 82 Declividade1264931 94 Erosão1315129 88 Inunda ç ão 19710 30 Total25533

18 Classes de capacidade de uso N ú mero de glebas % das glebas II4216 III14356 IV5722 V135 Total255 4. Resultados – capacidade de uso

19 Atividade predominante Renda Bruta M é dia- RBM (R$/ano) Á rea Total M é dia (ha) RBM/ha (R$/ha.ano) Fumo44.305,0013,03.408,08 Leite103.539,0030,43.405,89 Oler í colas 77.844,0018,84.140,64 4. Resultados – renda

20 Transporte. Melhorou muito, mas necessita agilidade na manutenção dos veículos – estepes, vidros, revisão, etc. Dificuldade em remarcar aulas quando chove. Limite de número de alunos por turma em função do espaço no ônibus Alimentação. Atividades longas – logística Custeio das análises – DS 5. Considerações Finais – Entraves

21 Ampliação da experiência para novos locais (PDBL) Interação com SEBRAE para atividades futuras Nono semestre SERIADO Possibilitaria desenvolver atividades em turno integral. 5. Considerações Finais – Oportunidades

22 Obrigado Quando o único instrumento que você tem é um martelo, todo problema que aparece você trata como um prego. (Mark Twain)


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