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XXXVII SEMANA ACADÊMICA DA AGRONOMIA 2006. A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO AGRONOMO Prof. Manoel de Souza Maia Depto. Fitotecnia/FAEM.

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1 XXXVII SEMANA ACADÊMICA DA AGRONOMIA 2006

2 A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO AGRONOMO Prof. Manoel de Souza Maia Depto. Fitotecnia/FAEM

3 CURRICULO PARA O CURSO DE AGRONOMIA Formar profissionais de qualidade, gerar e difundir conhecimento em agronomia, para promover o desenvolvimento sustentável, com pesquisa e extensão voltadas prioritariamente às demandas da região Missão da FAEM

4 MARCO CONCEITUAL A formação em AGRONOMIA somente terá o sucesso almejado com o exercício pleno da CIDADANIA, expresso na conduta ÉTICA, no RESPEITO ao HOMEM e ao AMBIENTE, resultando num profissional efetivamente atuante na sociedade.

5 DIAGNÓSTICO Teórico Fragmentado Baixa eficiência relação ensino-aprendizagem Não aprende os processos de produção Conteúdos não atualizados Desajuste conteúdos/tempo Concepção didática x objetivos Carga horária semanal em sala de aula

6 DIAGNÓSTICO DO CURSO Caderno x livros, periódicos e outros Atividade extra-classe Aula monólogo Postura intelectual do estudante Linhas curriculares verticais e isoladas Planejamento das disciplinas Ensino da Agronomia no CAP Ensino da Agronomia na comunidade Ciclo básico x ciclo profissional Docente x discente

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44 PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO Compromisso da instituição pública com os interesses coletivos Indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e a extensão formação de um aluno crítico, criativo, capaz de participar do processo de mudanças da realidade

45 PERFIL DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO EGRESSO DA FAEM um profissional com atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, com sólidos conhecimentos humanísticos, científicos e tecnólogicos, com uma postura ética e visão holística da agricultura, englobando os aspectos culturais, políticos, sociais, ambientais e econômicos, dentro das atribuições que a legislação profissional lhe confere.

46 OBJETIVO GERAL DO CURSO a formação acadêmica plena de um Engenheiro-Agrônomo de sólida cultura e visão holística da atividade agrícola, sendo capaz de desenvolver trabalho técnico e economicamente viável, ecologicamente apropriado, socialmente justo e solidário, credenciando-se assim a atuar e ser sujeito de um outro processo agrícola, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento rural sustentável.

47 PRINCÍPIOS BÁSICOS DO CURSO Formação profissional de qualidade Integração e compromisso com a comunidade Desenvolvimento e inovação, respeitando a pluralidade e a natureza Promoção da atividade integrada, resguardando o potencial Busca constante da qualidade e da eficiência, fundamentada na conduta ética e rigor científico definidos no planejamento estratégico

48 BASE DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS Comportamento ético Respeito e preservação da natureza Atendimento às expectativas humanas e sociais Emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo Uso da tecnologia de forma racional, integrada e sustentável do ambiente Integração e compromisso com a comunidade

49 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE

50 EIXOS TEMÁTICOS Sistemas de produção animal Sistemas de produção vegetal Agroindústria Gestão ambiental Sócio-economia do agronegócio

51 REGIME, DURAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO CURSO Regime - semestral seriado Duração - 10 semestres (+ 75 % = 16 meses) Vagas - 50 alunos março 2 turmas de 25 alunos 50 alunos agosto

52 REGIME, DURAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO CURSO Estruturação curricular –Grupo de disciplinas de formação básica - 22% da carga horária total* –Grupo de disciplinas de formação profissional geral - 67% da carga horária total –Grupo de disciplinas de formação profissional complementar - 11% da carga horária total * Excluída a do estágio curricular obrigatório

53 REGIME, DURAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO CURSO Carga horária curricular –Disciplinas ( 2, 3, 4 e 5 horas semanais ) –Carga horária semanal - 25 horas –Duração do semestre - 17 semanas

54 REGIME, DURAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO CURSO Carga horária total Disciplinas obrigatórias horas Disciplinas eletivas horas Estágio curricular horas Total horas

55 Grupo de disciplinas de formação básica 1º e 2º Semestres

56 Primeiro Semestre Anatomia e Morfologia Vegetal5 Química5 Ecologia5 Matemática5 Climatologia3 Hidrologia2

57 Segundo Semestre Sistemática Vegetal 3 Bioquímica 5 Estatística 5 Edafologia I 5 Topografia I 5 Desenho2

58 Grupo de disciplinas de formação profissional geral 3º ao 8º Semestres

59 Terceiro Semestre Topografia II 3 Fisiologia Vegetal e Biotecnologia5 Genética 5 Levantamento e Classificação do Solo5 Entomologia 5 Epistemologia da Ciência2

60 Quarto Semestre Fitopatologia 5 Melhoramento Vegetal 3 Mecanização Agrícola 5 Ciências Sociais 5 Fertilidade do Solo 5 Física4

61 Quinto Semestre Melhoramento e Reprodução Animal3 Economia e Política Agrária 5 Hidráulica 3 Manejo de Plantas Concorrentes 5 Manejo do Solo 5 Gestão Ambiental4

62 Sexto Semestre Nutrição Animal 5 Administração e Logística do Agronegócio 3 Irrigação e Drenagem 5 Sistemas Produção Agrícola 5 Tecnologia Agroindustrial I 2 Controle de Pragas e Doenças5

63 Sétimo Semestre Sistemas de Produção de Forrageiras5 Sistemas Produção de Ruminantes5 Tecnologia Agroindustrial II4 Sistemas Produção de Fruticultura5 Construções Rurais3 Planejamento Agrícola3

64 Oitavo Semestre Produção e Tecnologia de Sementes 3 Extensão e Comunicação Rural3 Sistemas de Produção Florestais5 Sistemas de Produção de Monogástricos5 Tecnologia Agroindustrial III 4 Sistemas de Produção de Olerícolas5

65 Grupo de disciplinas de formação profissional complementar 9º e 10º Semestres

66 Nono Semestre 25 horas semanais de disciplinas eletivas ou Estágio Curricular Obrigatório

67 Décimo Semestre Estágio Curricular Obrigatório ou 25 horas semanais de disciplinas eletivas

68 Distribuição da carga horária atual e proposta por departamentos da FAEM

69 Os totais relativos foram calculados sobre a carga horária total do Curso.

70 Distribuição da carga horária atual e proposta por departamentos do básico

71 Gestão do Curso Interdisciplinaridade çEvitar sobreposição de conteúdos çEstabelecer complementariedade entre disciplinas çUniformizar critérios çMaior eficiência no aproveitamento de aulas práticas

72 Gestão do Curso Aulas Práticas çConteúdo programático das disciplinas deverão constar carga teórica e prática çPráticas da disciplina çPráticas interdisciplinares no semestre

73 Gestão do Curso Material bibliográfico para estudos çTextos básicos de qualidade por disciplina

74 Gestão do Curso Planejamento e avaliação –Realizada semestralmente Avaliação pelo corpo docente Avaliação pelo corpo discente Avaliação conjunta

75 Gestão do Curso Progressão no curso –Carregar ou puxar disciplinas do semestre imediatamente anterior ou posterior no limite de 30 horas aula semanal

76 Gestão do Curso Jubilamento –Ocorrerá no limite de 16 meses

77 PROGRAMAS EDUCATIVOS COMPLEMENTARES Programa de Monitoria Programa de Iniciação Científica Programa de Extensão Programa de Estágios Programa de Empresa Júnior Programa de Idiomas

78 ADAPTAÇÃO AO NOVO CURRÍCULO Adaptação compulsória em base a legislação de transferências com complementação voluntária

79 FAEM um compromisso com a história!

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