A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSOS HÍDRICOS PARA O FUTURO Os suprimentos de água existentes terão de ser utilizados de maneiras diferentes, ou novas fontes terão de ser encontradas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSOS HÍDRICOS PARA O FUTURO Os suprimentos de água existentes terão de ser utilizados de maneiras diferentes, ou novas fontes terão de ser encontradas."— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS HÍDRICOS PARA O FUTURO Os suprimentos de água existentes terão de ser utilizados de maneiras diferentes, ou novas fontes terão de ser encontradas.

2 TRANSFERÊNCIA DE ÁGUA ENTRE BACIAS Brasil: Sistema Cantareira, proposta Reversão do São Francisco. Grã-Bretanha: Gales reverte para Birminghan Estados Unidos: rio Colorado para sul da Califórnia (irrigação e abastecimento de Los Angeles e San Diego) Austrália: das montanhas de Snowy para os rios Murray e Tumut.

3 REUSO DE ÁGUA Alternativa já praticada em várias regiões do mundo onde outras são mais caras. (Projeto Poseidon na Comunidade Européia) Setor industrial brasileiro – grande impulso nesta direção. Cuidados especiais Potencial: agricultura,indústria,doméstico e recarga de aqüíferos.

4 RECARGA ARTIFICIAL DE AQÜÍFEROS SUBTERRÂNEOS Os aqüíferos podem ser usados como reservatórios subterrâneos em locais onde há água superficial. Vantagens do armazenamento subterrâneo em relação o superficial: não ocupa terra submersas, não apresenta perdas por evaporação e os custos são menores. Não é um processo fácil de ser implementado: introdução via bombeamento através de poços de injeção ou desvio de águas para lagoas sobre áreas de sedimentos ou rochas porosas para que a água possa percolar por gravidade para dentro do aquífero.

5 DESSALINIZAÇÃO Processo caro pois requer muita energia. Necessário grande quantidade de água do mar portanto o processo fica restrito às áreas costeiras.O que fazer com a grande quantidade de sal produzida? DESTILAÇÃO: destilação solar (necessita de grandes áreas de exposiçâo 5 l/dia para cada m3 de área exposta ), usinas de destilação (outras fontes de energia-caro). OSMOSE REVERSA: membrana filtrante com comportamento similar à membrana celular viva Irã, Ilha de Jersey, Península arábica,Califórnia

6 CHUVA ARTIFICIAL Aumento induzido da precipitação. Somente possível em circunstâncias limitadas existência de água na atmosfera sob forma de nuvens existência de partículas sólidas para servir de núcleo de condensação. Semeadura de nuvens para nuvens com muita água iodeto de sódio(AgI),cloreto de sódio(NaCl) e gelo seco, possuem estrutura cristalina. Lançamento feito a partir de aviões ou foguetes. Resultados limitados.

7 ICEBERGS Grande porção da água doce nas calotas polares (90% na Antártida, 2 mil Km2/ano de água precipita na forma de chuva/granizo/gelo ) Lugar errado – água precisa ser transportada a longas distâncias para áreas deficientes. O gelo mais conveniente é aquele fragmento que se partiu da calota principal – iceberg (blocos de 200 a 250 m de espessura e 1 km de comprimento e flutuam com sua maior parte submersa, é possível rebocá-los a 2m/s a favor das correntes oceânicas) Custo difícil de ser estimado – incertezas custos de energia para rebocá-los e da taxa de derretimento ao longo de sua viagem.


Carregar ppt "RECURSOS HÍDRICOS PARA O FUTURO Os suprimentos de água existentes terão de ser utilizados de maneiras diferentes, ou novas fontes terão de ser encontradas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google