A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatores que favoreceram o surgimento da Sociologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatores que favoreceram o surgimento da Sociologia"— Transcrição da apresentação:

1 Fatores que favoreceram o surgimento da Sociologia
Prof: Flávio Marcelo Busnello Adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin

2 A Revolução Industrial
Foi um conjunto de mudanças tecnológicas nos processos produtivos que inicia na Inglaterra em meados do século XVIII e se espalha para o mundo a partir do século XIX. O capitalismo foi produto dessa Revolução e não a sua causa. Spinning mule (1779) tear capaz de produzir a mesma capacidade de tecido feita por 200 trabalhadores utilizando apenas uma pequena fração destes.

3 Liberdade, Igualdade e Fraternidade
A Revolução Francesa de representa, juntamente com a tomada da Bastilha, o fim do Feudalismo e a ascensão do Capitalismo.

4 O Fim da Igualdade, Liberdade e Fraternidade
Tornando-se política e economicamente hegemônica, a burguesia passa de revolucionária para conservadora e bloqueia o processo revolucionário, passando, então, a reprimir os seus antigos aliados.

5 Complexificação da sociedade e o surgimento da sociologia
“(...) não é por mero acaso que a sociologia, enquanto instrumento de análise, inexistia nas relativamente estáveis sociedades pré- capitalistas, uma vez que o ritmo e o nível das mudanças que aí se verificavam não chegavam a colocar a sociedade como “um problema” a ser investigado” (MARTINS, p. 16).

6 Alguns fenômenos relacionados ao surgimento do capitalismo
Produção de bens de consumo em uma escala até então inimaginável; Intensificação da exploração do trabalho e perda de autonomia do trabalhador sobre o processo produtivo; Urbanização descontrolada; Degradação ambiental; Surgimento de conflitos decorrentes dos interesses contraditórios e antagônicos das classes sociais; Avanços na qualidade de vida de uma forma geral.

7 O Capitalismo Modelo de organização social, político, econômico e cultural que possui entre suas características os seguintes aspectos: Cisão entre Força de Trabalho/Meios de Produção; b) Produção industrializada e em grande escala; c) Divisão do trabalho; d) Força de trabalho transformada em mercadoria;

8 Capitalismo enquanto um processo
O surgimento do capitalismo deve ser entendido como fruto de um processo de transformações sociais, políticas, econômicas e culturais.

9 Algumas diferenças entre Feudalismo e Capitalismo
Relações de trabalho Servil Assalariada Principais classes Nobreza e Servos Burguesia e Proletariado Proprietário dos meios de produção Servos Burgueses Tipo predominante de produção Artesanal Industrial


Carregar ppt "Fatores que favoreceram o surgimento da Sociologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google