A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ARTE DA RECICLAGEM. A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ARTE DA RECICLAGEM. A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial."— Transcrição da apresentação:

1 A ARTE DA RECICLAGEM

2 A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora.

3 Benefícios da Reciclagem benefícios econômicos benefícios ambientais benefícios sociais

4 As cores na reciclagem

5 MaterialTempo de Degradação AçoMais de 100 anos Alumínio200 a 500 anos Cerâmicaindeterminado Chicletes5 anos Cordas de nylon30 anos Embalagens Longa VidaAté 100 anos (alumínio) Embalagens PETMais de 100 anos Esponjasindeterminado Filtros de cigarros5 anos Isoporindeterminado Louçasindeterminado Luvas de borrachaindeterminado Metais (componentes de equipamentos) Cerca de 450 anos Papel e papelãoCerca de 6 meses Plásticos (embalagens, equipamentos) Até 450 anos Pneusindeterminado Sacos e sacolas plásticasMais de 100 anos Vidrosindeterminado TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS QUAL A DIFERENÇA ENTRE LIXO E RESÍDUOS? LIXO: o que se varre da casa, da rua e se joga fora; entulho; coisa imprestável. Tecnicamente, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais que são gerados pela atividade humana e que são descartados em aterros sanitários, ou na pior das hipóteses, em lixões. RESÍDUOS: restos gerados pelas atividades humanas, que possuem valor econômico, pelas possibilidades de reutilização ou reciclagem (preservação de recursos naturais).

6 Arte com Reciclagem Bijuteria com papel Avião com lata de alumínio Bolsa de caixa de leite Maçã de garrafa pet Anjinho feito com rolo de papel higiênico

7 Mais algumas idéias

8 Este vestido de noiva utilizou no corpete fuxicos de sacolas plásticas e a saia, de copos e pratos descartáveis. Porta pincéis (ou lápis e caneta) feito do rolo de papel higiênico e papel de cozinha. Vestido de materiais diversos. Blusa de caixa de leite longa vida.

9

10

11

12 O que você precisa: embalagens de papelão fino papel de embrulho de pão tesoura cola branca pincel velho rolo de papelão grosso tinta para tecido (diversas cores) pregador de roupa furador de papel ou prego grosso fita de seda Caixinha de Presente Etapas: 1.Abra a embalagem. 2. Abra o papel de embrulho e amasse-o bem. Em seguida abra o papel e repita o processo. 3. Recorte as abas de uma das pontas da embalagem; deixe apenas uma das abas principais. Passe cola na parte superior da embalagem e espalhe em toda a superfície com o pincel.

13 5. Com o auxílio de um rolo de papelão grosso prense o papel na embalagem. 6. Inverta o lado e prense a embalagem no papel. 7. Recorte as sobras de papel. Dilua as tintas em água e passe- as aleatoriamente na embalagem. 8. Cole a lateral da embalagem e prenda com pregadores até secar. 9. Monte a caixa e cole a parte inferior (a parte que contém todas as abas). 10. Pressione o fundo da caixa colocando algum peso dentro dela até secar. Fure a tampa e a parte superior da embalagem. Em seguida passe a fita pelos furos e dê um laço.

14 Vamos ver como criar uma embalagem para presentes feita com jornal. Uma opção descolada, moderna e ecologicamente correta de você embalar presentes. Nesse caso faremos uma embalagem estilo sacolinha com 13 cm de Altura, 11,5 cm de comprimento e 8 cm de largura aproximadamente. Você pode fazer embalagens do tamanho que desejar. Coloque duas folhas de jornal, uma sobre a outra. A nossa embalagem será feita com folha dupla. Corte um retângulo de 40,5 cm por 21 cm. Se o papel que você cortar já tem uma dobra, tente encaixar essa dobra em algum dos pontos dobrados de acordo com a figura abaixo.

15 Faça dobras como mostrado na figura acima. Corte dois pedaços de cartolina de 11 cm por 2,5 cm e cole-os nos dois maiores painéis. Isso dará mais sustentação à embalagem. O lado de 3 cm na parte superior da imagem será o topo da embalagem e o lado de 5 cm na parte inferior da imagem será o fundo da embalagem. Passe cola no lado de 3 cm por todo o comprimento da embalagem e cole. Como a embalagem tem duas folhas de papel, você terá que colar as duas folhas, uma por vez.

16 Passe cola na parte exterior do lado de 1,5 cm e traga esse lado fechando a caixa e cole na parte de dentro do lado de 11,5 cm. Esse procedimento vai fechar a caixa. Você deve fechar a caixa com a dobra de 5cm para fora. Vá na parte inferior e dobre para dentro os cantos, como mostrado na imagem da direita acima. Após dobrar os 4 cantos você vai ter um resultado como na imagem da esquerda acima.

17 Após dobrar os cantos, passe cola como mostrado na figura acima e cole para fechar o fundo da caixa. Cole uma cartolina no fundo para dar acabamento. Por fim você pode inserir uma alça e dobrar a embalagem como mostrado na figura

18 Como transformar garrafas de vidro em vasos modernos

19 O material é muito simples: garrafas de vidro fita crepe tinta esmalte pincel chato A primeira coisa é lavar bem sua garrafa e retirar os rótulos. Se ficar algum resquício de cola, use Varsol Casa para limpar. Depois lave bem com água e sabão e seque. Com a fita crepe crie os padrões geométricos que preferir. Como listas, espiral ou traços aleatórios. Você pode usar adesivos redondos e fazer uma garrafa de poás. Ao terminar reforce bem os adesivos passando os dedos com uma boa pressão sobre a fita crepe.

20 Antes de começar a pintar, limpe novamente a superfície da garrafa para retirar qualquer sujeira que tenha ficado enquanto você colava a fita crepe. Depois usando o pincel chato pinte pincelando sempre na mesma direção com 3 demãos para cobrir bem. Aqui a grande dica é usar tinta spray. Além de aderir de forma mais homogênea, ela não escorre. Você aplica as 3 demãos de spray e o resultado fica bem mais perfeito. Atenção: não espere a tinta secar totalmente para retirar a fita crepe. Se a tinta estiver muito seca ela pode descolar junto com a fita no momento em que você retirar. Então retire cuidadosamente com a tinta ainda úmida. Depois deixe suas garrafas terminarem de secar em lugar bem arejado.

21 Quando estiver totalmente seco você pode usar um estilete para tirar as pequenas imperfeições que possam ter ficado da tinta que entrou por baixo da fita. Assim os vasos modernos ficaram prontos. Se preferir usar verniz para proteger, lembre de usar verniz a base de água para não amarelar a tinta. No mais, sempre lavar com cuidado que o trabalho permanecerá por um longo tempo.


Carregar ppt "A ARTE DA RECICLAGEM. A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google