A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino e Aprendizagem de LEM DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO CARLOS EQUIPE DE LEM 01/11/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino e Aprendizagem de LEM DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO CARLOS EQUIPE DE LEM 01/11/2013."— Transcrição da apresentação:

1 Ensino e Aprendizagem de LEM DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO CARLOS EQUIPE DE LEM 01/11/2013

2 A aprendizagem de Língua Estrangeira é uma possibilidade de aumentar a autopercepção do aluno como ser humano e como cidadão. Por esse motivo, ela deve centrar-se no engajamento discursivo do aprendiz, ou seja, em sua capacidade de se engajar e engajar outros no discurso de modo a poder agir no mundo social. Tal função está, principalmente, relacionada ao uso que se faz de Língua Estrangeira via leitura, embora se possa também considerar outras habilidades comunicativas em função da especificidade de algumas línguas estrangeiras e das condições existentes no contexto escolar. Além disso,em uma política de pluralismo linguístico, condições pragmáticas apontam a necessidade de considerar três fatores para orientar a inclusão de uma determinada língua estrangeira no currículo: fatores relativos à história, às comunidades locais e à tradição. Os temas centrais desta proposta são a cidadania, a consciência crítica em relação à linguagem e os aspectos sociopolíticos da aprendizagem de Língua Estrangeira. Esses temas se articulam com os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, notadamente, na possibilidade de se usar a aprendizagem de línguas como espaço para se compreender, na escola, as várias maneiras de se viver a experiência humana. Fonte PCN 1998

3 Atualmente várias são as maneiras de aquisição de um segundo idioma, ou de aprimorar o inglês aprendido na escola pública. São elas: * Programa Jovens Embaixadores; *CEL – Centro de Estudo de Línguas; * Inglês online; * Espanhol online; * Espanhol optativo para os primeiros anos (Ensino Médio).

4 A Língua Estrangeira Moderna nos dias atuais

5 Idiomas ofertados: EE. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha: espanhol, inglês, francês, alemão, e italiano. EE. Edésio Castanho: espanhol, inglês e italiano. EE. José Ferreira da Silva: espanhol e inglês. Inglês – 01 ano de duração (somente para alunos do Ensino Médio). Demais Idiomas – 03 anos de duração (a partir da 6ª série/ 7° ano).

6 18/11/2013 até 20/12/2013 nas Secretarias dos próprios CEL em horário das 8h às 11h30min., e das 14h às 16h. Os alunos deverão estar munidos de xérox de RG, xérox de certidão de nascimento, xérox de comprovante de residência, ficha de encaminhamento retirada com o Professor Coordenador da escola de origem e foto recente 3x4. Alunos menores de idade devem ir acompanhados de responsáveis.

7 Decreto Nº , de 5 de Setembro de 2013 Do Prêmio O Prêmio Intercâmbio Internacional consiste de um curso intensivo de Espanhol, a se realizar na Argentina, um curso intensivo de Francês, a se realizar na França ou de Inglês, a se realizar na Inglaterra, visando ao aperfeiçoamento do idioma estrangeiro em um dos seguintes tipos de instituição de ensino: Universidades, Faculdades, Colleges, sendo essas públicas ou privadas, ou, ainda, Escolas de Idiomas, reconhecidas e certificadas por instituições competentes no país de destino, com proficiência comprovada no ensino do idioma em questão.

8 CEL junto à EE. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha (São Carlos). CEL junto à EE. Edésio Castanho (Ibaté). CEL junto à EE. José Ferreira da Silva (Descalvado).

9 O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos em parceria com os setores público e privado em ambos os países que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertencem à camada socioeconômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades. Inscrições sempre no final de julho, início de agosto. Processo seletivo: Avaliação escrita, oral, e visita à casa.

10 Ter entre 15 e 18 anos; Jamais ter viajado para o exterior; Ter boa fluência oral e escrita em inglês; Ser aluno do ensino médio na rede pública; Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; Ter excelente desempenho escolar; Ter perfil de liderança, iniciativa e ser comunicativo; Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; Estar engajado por pelo menos 1 ano em atividades de voluntariado; Apresentar foto colorida e recente.

11 LINK PARA INSCRIÇÃO:

12 O Curso de Inglês online é destinado a alunos do Ensino Médio, regular e da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da rede estadual. Tem por objetivo estimular a capacidade de comunicação oral e escrita no idioma. A Secretaria de Estado da Educação, por intermédio da EVESP, busca ampliar a oferta de vagas dos Centros de Estudos de Línguas – CEL – que proporciona aos alunos, oportunidades de desenvolvimento de novas formas de expressão linguística e enriquecimento curricular, além de ampliar, no futuro, as possibilidades de inserção e atuação no mercado de trabalho. O projeto busca, também, a modernização dos meios de ensino e de formação continuada, criando bases para, futuramente, alcançar todos os alunos em todas as regiões do Estado. O curso é oferecido na modalidade de educação a distância, uma alternativa viável considerando-se o acesso cada vez mais amplo dos estudantes aos recursos tecnológicos e midiáticos, comunidades virtuais e ambiente digitais.

13 O curso Inglês On line será oferecido para alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino de São Paulo, inclusive Ensino de Jovens e Adultos – EJA e é composto de 80 horas, distribuídas em 08 módulos de 10 horas, correspondendo cada um deles a duas semanas de trabalho Cada módulo de curso será realizado em duas semanas, totalizando assim 16 semanas ininterruptas de curso. Para efeito de acompanhamento da progressão do aluno, as atividades de cada módulo terão duração de duas semanas. Nesse prazo, todos os alunos deverão ter completado o conjunto das atividades obrigatórias correspondentes ao módulo. Uma vez aberto o módulo, ele ficará disponível até o final do curso. Haverá atividades iniciais e finais de avaliação do aluno, a serem realizadas online, sob supervisão da Secretaria da Educação, em local e horário a serem definidos, preferencialmente na escola em que o aluno estuda. Os alunos para concluírem ao curso deverão realizar o mini teste ao final de cada módulo.

14 Prezado (a) senhor (a) responsável. Bem- vindo ao Curso de Inglês Online da EVESP! O curso terá início em 1° de agosto de 2013 e término em 03 de dezembro, seguindo o cronograma abaixo: Módulos... 2) O aluno tem 15 (quinze) dias para completar cada um dos módulos. ATENÇÃO: um GAME foi especialmente desenvolvido para os alunos que vencerem todas as etapas do curso. Go for it! 3) Para acessar o ambiente digite: 4) Login: número do RA Senha para o primeiro acesso: número do RA (após o primeiro acesso, o aluno deverá gravar uma nova senha de sua preferência). 5) Caso o aluno tenha alguma dificuldade técnica de navegação no curso ou problemas com o acesso (login e senha), entre em contato com o suporte técnico, por meio do (horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h) ou pelo 6) Na barra direita da plataforma existem os seguintes auxílios complementares: Vídeo, Dictionary, Blackboard, Talk to the tutor, Section map e Save an image. Explore-os! 7) O aluno terá um PROFESSOR TUTOR, que o acompanhará ao longo de todo o curso. Entre em contato com ele sempre que precisar, clicando no ícone Talk to the tutor. Diante das informações acima, pelo presente termo, eu, _________________________________________________________________________________________________ responsável pelo(a) menor ____________________________________, aluno(a) da __________ série ________ – Ensino ___________, período _________, da Escola Estadual ___________________________________, jurisdicionada à Diretoria de Ensino - Região SÃO CARLOS, assumo o compromisso em fazer com que o(a) menor/meu (minha) filho(a) cumpra as obrigações escolares decorrentes da presente inscrição, no Curso de Inglês Online oferecido pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP). Declaro, outrossim, receber, nesta data, 01 (um) headset e um DVD, para utilização durante o referido curso, comprometendo-me a devolvê- lo, em caso de desistência, para a Escola Estadual na qual o(a) menor/meu(minha) filho(a) está devidamente matriculado. Garanta o seu certificado obtendo rendimento satisfatório no curso! Enjoy it and have fun! Escola Virtual de Programas Educacionais – EVESP São Carlos, ___________de ____________ de ___________ ______________________________________________________ __________________________________________________ Assinatura do Responsável Assinatura do Aluno

15 Tutor Online: Professor que auxilia o aluno quanto ao curso e o seu rendimento junto as atividades. Tutor Presencial: Professor que visita as escolas, e auxilia os alunos que estão com dificuldades quanto a plataforma, login e senha, etc...

16 Em casos de dúvidas, abra um chamado para o suporte, através do ou do no horário de atendimento das 08h às 18h de segunda à sexta-feira.

17 Matrículas até 24/11/2013 no endereço: Suporte em caso de problemas: Fale conosco do site da escola de formação.

18 Oferecido em parceria com a Universia Brasil, o objetivo do curso é estimular a capacidade de comunicação escrita e oral dos alunos, fornecendo uma qualificação que os prepare para novos desafios. Com duração de 60 horas, o curso é composto por seis módulos de dez horas cada. Cada novo módulo será disponibilizado assim que o aluno obtiver 80% de acerto na avaliação do módulo anterior. Destinado à alunos do Ensino Médio. Link para acesso:

19 Resolução SE nº 05/ Língua espanhola no Ensino Médio publicado em 15/01/2010 Dispõe sobre a oferta de língua espanhola no ensino médio, das escolas públicas da rede estadual, e dá providências correlatas. O Secretário da Educação, no uso de suas atribuições, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas e considerando: - o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no que tange à inclusão da língua estrangeira moderna no currículo do ensino médio; - o disposto na Lei Federal Nº /2005, que torna obrigatória a oferta pela escola do ensino da língua espanhola; - a importância de se assegurar ao aluno da rede pública estadual a oportunidade de desenvolver e ampliar novas formas de expressão, instrumentalizando-o para o acesso às novas tecnologias e ao mercado de trabalho que exige cada vez mais o domínio de um idioma estrangeiro, Resolve: Artigo 1º - O ensino da língua espanhola integrará obrigatoriamente o currículo do ensino médio das escolas públicas estaduais de forma a possibilitar ao aluno a faculdade de cursá-lo ou não.Lei Federal Nº /2005

20 1. Dispor de estrutura física para oferecer a Língua Espanhola em períodos contrários; 2. Oferecer a todos os alunos dos primeiros anos do E. Médio; 3. Enviar para a Diretoria de Ensino o ofício de abertura da turma, constando: dias e horários, nome dos alunos, e os dados do professor se já tiver professor para ser homologada pelo Supervisor de Ensino da escola; 4. No caso de não constar turma na escola, enviar para Diretoria de Ensino ofício negativo; 5. Caso não tenha professor, enviar edital para que as aulas sejam atribuídas na Diretoria de Ensino; 6. A secretaria da escola deverá digitar no sistema as turmas, enviar ofício com todas as informações ao setor de pagamento, afim de criar o quadro curricular,atribuir, e iniciar de imediato as aulas aos alunos (2 aulas semanais durante um ano).

21


Carregar ppt "Ensino e Aprendizagem de LEM DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO CARLOS EQUIPE DE LEM 01/11/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google