Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Antonio Canova
2
Escultor e pintor italiano
Antonio Canova Escultor e pintor italiano Possagno, Veneza, 1821 Clique
3
1777 – Dédalo e Ícaro – Museo Correr - Veneza
VIDA Escultor e pintor italiano, Antonio Canova nasceu em Possagno a 1 de Novembro de 1757 e morreu em Veneza a 13 de Outubro de Órfão, foi criado pelo avô, que o colocou, ainda criança, como aprendiz, numa marmoraria. Os seus pendores para a escultura cedo se revelaram e Canova aos 16 anos já recebia as primeiras encomendas. Até à morte gozou sempre de enorme prestígio nos meios aristocráticos, artísticos e intelectuais, sendo considerado o maior escultor do seu tempo. 1777 – Dédalo e Ícaro – Museo Correr - Veneza
4
1781 -83 – Teseu e o Minotauro Victoria and Albert Museum - Londres
PROJECÇÃO A sua fama ultrapassou fronteiras e Napoleão convidou-o a ir a Paris, onde lhe foram encomendados um busto do imperador e estátuas de Maria Luisa e da mãe de Napoleão. Canova, que viveu numa época de transição tempestuosa entre duas eras, manteve-se alheio ao facto político. Tão pouco foi afectado pelos mistérios do amor sensual. Observador agudo das formas humanas - tanto femininas quanto masculinas - o escultor jamais conseguiu compreendê-las totalmente; foi artista virtuose, mas frio. – Teseu e o Minotauro Victoria and Albert Museum - Londres
5
1796 -1817 – Hebe Canova Museum – Possagno, Itália
1786 - Amor e Psique - Musée du Louvre, Paris – Hebe Canova Museum – Possagno, Itália 1786 - Amor e Psique - Musée du Louvre, Paris
6
1796 - A Madalena Arrependida - Palazzo Bianco, Génova
Fez Canova uma estátua de Napoleão I inteiramente nu (Galleria Brera, Milão). Nela, o imperador aparece empunhando, na mão direita, o globo terrestre sob a vitória alada; na esquerda e sobre o ombro, traz o bastão e a túnica militares. A obra constitui mais um depoimento sobre a época do que propriamente a imagem de um homem. A Madalena Arrependida - Palazzo Bianco, Génova
7
OBRAS Canova foi o maior e talvez o último representante do Neoclassicismo europeu. Famoso ainda durante a primeira metade do século XIX, é hoje considerado artista meramente académico. Túmulo da Duquesa Maria Cristina de Saxónia Teschen - Augustinians Church, Viena
8
Entre os seus principais trabalhos, destacam-se o conjunto "Amore e Psiché" (1787; "Amor e Psique", Musée du Louvre, Paris); "Túmulo de Clemente XIII" (1792; São Pedro no Vaticano); "Túmulo da arquiduquesa Maria Cristina", (1802; Augustinerkirche, Viena); "Paolina Bonaparte Borghese" (1806; Galleria Borghese, Roma); e o "Túmulo dos Stuarts" (1821; São Pedro no Vaticano). - Perseu com a Cabeça de Medusa Metropolitan Museum of Art, Nova York
9
1804-07 - Letizia Ramolino Bonaparte - Devonshire Collection, Chatsworth, Los Angeles, CA, USA
10
1804-08 - Paolina Borghese como Vénus Victrix - Galleria Borghese, Roma
11
1804-19 - Teseu e o Centauro - Kunsthistorisches Museum, Viena
Na cidade de Possagno, província de Treviso onde nasceu, a casa de Canova, transformada em Tempio Canoviano, apresenta um conjunto de obras que formam um importante acervo e mostra da sua arte. Teseu e o Centauro - Kunsthistorisches Museum, Viena
12
1816 - 22 - Vénus e Marte Courtauld Institute Gallery, Londres
Grande parte foi recolhida do seu estúdio, em Roma, após a sua morte, e não havia sido transportada para o mármore. Imensas salas abrigam estátuas monumentais, brancas e frias, produzindo uma sensação fantasmagórica. Vénus e Marte Courtauld Institute Gallery, Londres Napoleão I - bronze Palazzo Brera - Milão
13
Formatação: Anabela de Araújo
Créditos: Fundo musical:Nocturno nº 2 em EB Opus 9, nº2 François Frédéric Chopin ( ) Pesquisa e produção: Mario Capelluto e Ida Aranha Formatação: Anabela de Araújo
14
Fim Sair
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.