A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mecanismos de Formação de Opinião Pública Mecanismos de Formação de Opinião Pública ?!??bláblábl opinião pública.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mecanismos de Formação de Opinião Pública Mecanismos de Formação de Opinião Pública ?!??bláblábl opinião pública."— Transcrição da apresentação:

1 Mecanismos de Formação de Opinião Pública Mecanismos de Formação de Opinião Pública ?!??bláblábl opinião pública

2 O que é Opinião Pública? Opinião pública é a expressão da participação popular na criação, controle, execução e crítica das diretrizes de uma sociedade. É também designada por senso comum, em que se inserem as ideias consideradas corretas pela maior parte da sociedade, que seguem um padrão ético-moral que é subjetivo segundo a sua cultura, condições sociais e, em alguns casos, sua religião. É, portanto, o comportamento que a maioria de uma sociedade toma em relação a algum assunto. A notícia existe por meio de um processo de transformação: a média transforma (molda) a notícia de acordo com as características pré- estabelecidas do suposto recetor. Este, o recetor, cria, em função de desejos, personalidades e credos, sua interpretação em relação ao fato noticiado. Opinião pública é a expressão da participação popular na criação, controle, execução e crítica das diretrizes de uma sociedade. É também designada por senso comum, em que se inserem as ideias consideradas corretas pela maior parte da sociedade, que seguem um padrão ético-moral que é subjetivo segundo a sua cultura, condições sociais e, em alguns casos, sua religião. É, portanto, o comportamento que a maioria de uma sociedade toma em relação a algum assunto. A notícia existe por meio de um processo de transformação: a média transforma (molda) a notícia de acordo com as características pré- estabelecidas do suposto recetor. Este, o recetor, cria, em função de desejos, personalidades e credos, sua interpretação em relação ao fato noticiado.

3 Mecanismos de Formação de Opinião Pública Mecanismos de Formação de Opinião Pública

4 Rumores

5 Em relação aos rumores, estes não se resumem ao quotidiano familiar ou não acontecem unicamente entre vizinhos. Também surgem nas épocas de crise politica ou económica em tempos de guerra. No processo de deformação da informação, o mais relevante e curioso é o fato dos estudos efetuados demonstrarem que os detalhes da informação comunicada vão diminuindo ao longo do processo de retransmissão. Os rumores têm por base acontecimentos sobre os quais a informação é escassa e correspondem a deformações da realidade em que intervêm certos mecanismos psicológicos como o medo, o desejo ou os preconceitos. Em relação aos rumores, estes não se resumem ao quotidiano familiar ou não acontecem unicamente entre vizinhos. Também surgem nas épocas de crise politica ou económica em tempos de guerra. No processo de deformação da informação, o mais relevante e curioso é o fato dos estudos efetuados demonstrarem que os detalhes da informação comunicada vão diminuindo ao longo do processo de retransmissão. Os rumores têm por base acontecimentos sobre os quais a informação é escassa e correspondem a deformações da realidade em que intervêm certos mecanismos psicológicos como o medo, o desejo ou os preconceitos.

6 Líderes de Opinião

7 Formador de opinião (FO) é uma pessoa que tem a capacidade de influenciar e modificar a opinião de outras pessoas nos campos político, social, moral, cultural, económico, desportivo, alimentar, etc. As opiniões podem pertencer a grandes grupos do pensamento humano, como opção religiosa, tendência política, comportamento sexual, partidas desportivas, preferências pessoais, etc.

8 Exemplos: Um pastor protestante, um escritor espírita, um monge budista, um padre católico, são importantes formadores de opinião, pois podem determinar a conduta das pessoas, não apenas na parte religiosa, mas também no modo de vida pessoal. Uma professora primária, um professor universitário, são importantes formadores de opinião cultural e política, muitos estudantes adquirem na universidade informações que irão formar a suas opiniões políticas e culturais que em muitos casos se tornam convicções. Um craque de futebol diferenciado é um formador de opinião e influência as crianças a serem torcedores do time para o qual ele joga. Uma ativista feminista com sua atuação junto a sociedade pode modificar a conduta pessoal de muitas mulheres alterando a opinião delas com respeito a assuntos como aborto, uso de camisinha, liberdade sexual, etc. Exemplos: Um pastor protestante, um escritor espírita, um monge budista, um padre católico, são importantes formadores de opinião, pois podem determinar a conduta das pessoas, não apenas na parte religiosa, mas também no modo de vida pessoal. Uma professora primária, um professor universitário, são importantes formadores de opinião cultural e política, muitos estudantes adquirem na universidade informações que irão formar a suas opiniões políticas e culturais que em muitos casos se tornam convicções. Um craque de futebol diferenciado é um formador de opinião e influência as crianças a serem torcedores do time para o qual ele joga. Uma ativista feminista com sua atuação junto a sociedade pode modificar a conduta pessoal de muitas mulheres alterando a opinião delas com respeito a assuntos como aborto, uso de camisinha, liberdade sexual, etc.

9 Trabalho realizado por : Ana Sofia Gonçalves e Sara Santos 11ºH


Carregar ppt "Mecanismos de Formação de Opinião Pública Mecanismos de Formação de Opinião Pública ?!??bláblábl opinião pública."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google