A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estabilidade e Fomento material – as comunicações (continuação) As Linhas de Força da Política da Regeneração 1 2012 /05 /30.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estabilidade e Fomento material – as comunicações (continuação) As Linhas de Força da Política da Regeneração 1 2012 /05 /30."— Transcrição da apresentação:

1 Estabilidade e Fomento material – as comunicações (continuação) As Linhas de Força da Política da Regeneração 1 2012 /05 /30

2 Revendo o que foi dito … 2012 /05 /30 2

3 3 3

4 4 4

5 28 de Outubro de 1856 – Inauguração do troço ferroviário Lisboa / Carregado 2012 /05 /30 5

6 A viagem inaugural do comboio português – 1856 – Memórias da Duquesa de Cadaval 2012 /05 /30 6 "Grande acontecimento, o caminho de ferro! A vantagem da sua construção em Portugal fora discutidíssima [...]. era curioso ouvir nos serões lá de casa as diversas opiniões [...] a Nação ia gastar montes de libras e um país que possuía o Tejo e o Douro não precisava de mais nada. Os rios muito mais seguros e muito mais barato. Outro dizia que só começassem os comboios onde acabassem os rios [...]. Em todo o caso a maioria era pelo caminho de ferro [...].

7 A viagem inaugural do comboio português – 1856 – Memórias da Duquesa de Cadaval 2012 /05 /30 7 Chegou enfim, o solene dia da inauguração [...]. Murmurava-se insistentemente que a ponte de Sacavém não podia resistir ao peso. Finalmente avistámos longe um fumozinho branco [...]. Quando o comboio se aproximou vimos que trazia menos carruagens do que supúnhamos. Vinha festivamente engalanado o vagão em que viajava El-Rei D. Pedro V. O comboio parou um momento na estação de onde se ergueram girândolas de foguetes: Vimos El-Rei debruçar-se um instante e fazer-nos uma cortesia [...]

8 A viagem inaugural do comboio português – 1856 – Memórias da Duquesa de Cadaval 2012 /05 /30 8 Só no dia seguinte ouvimos contar certas peripécias dessa jornada da inauguração. A máquina, das mais primitivas, não tinha força para puxar todas as carruagens que lhe atrelaram, e fora-as largando ao longo da linha. [...] Passaram muita fome os que ficaram pelo caminho. Esses desprotegidos da sorte, semeados pela linha, só chegaram alta noite a Lisboa depois de variadíssimas aventuras [...] Até andou gente com archotes pela linha, à procura dos náufragos do progresso."

9 Ritmo de construção da rede ferroviária 2012 /05 /30 9 Um carro puxado a bois Plantei de estaca uma vez. Nasceu-me pouco depois Um comboio português! Bilhetes: Lisboa - Carregado 3ª classe- $240 2ª classe- $500 1ª classe- $700

10 10 2012 /05 /30 10 B E S G S

11 O Larmanjat – monocarril inaugurado nos anos 70 e desactivado em 1887 2012 /05 /30 11 Linha Lisboa / Lumiar – partindo do Arco do Cego; Linhas Lisboa / Sintra e Lisboa / Torres Vedras – partiam das Portas do Rego


Carregar ppt "Estabilidade e Fomento material – as comunicações (continuação) As Linhas de Força da Política da Regeneração 1 2012 /05 /30."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google