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A Regeneração Linhas de força e desenvolvimento da nova situação – o modelo europeu 2013 /01/16.

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Apresentação em tema: "A Regeneração Linhas de força e desenvolvimento da nova situação – o modelo europeu 2013 /01/16."— Transcrição da apresentação:

1 A Regeneração Linhas de força e desenvolvimento da nova situação – o modelo europeu 2013 /01/16

2 “A Regeneração foi mais uma das tentativas nacionais, em busca de uma contemporaneidade possível, restando saber se novamente malograda” Victor Sérgio Quaresma, A “Regeneração” Economia e Sociedade; Publicações D. Quixote, Lisboa, 1988 – pág. 16 2013 /01/16

3 A inserção na “contemporaneidade” exigia:
Um país : - politicamente estável; - ancorado na ideologia liberal. Um país : - inserido na economia europeia; - acompanhando o desenvolvimento tecnológico da época - novos códigos: - penal – 1852 - civil Implicava investimento financeiro Conseguiu-o a Regeneração? 2013 /01/16

4 Fontes Pereira de Melo – in Decreto de 30 de Agosto de 1852
Neste decreto Portugal é apresentado como: “país de povoações que não se comunicam, de habitantes que não convivem, de produtos que não circulam, de manufaturas que não se transportam e até de riquezas e de maravilhas que se não conhecem” 2013 /01/16

5 2013 /01/16 Rede viária

6 Construção de Estradas Macadamizadas durante a Regeneração
2013 /01/16

7 As Diligências 2013 /01/16

8 Estrada macadamizada e técnica de construção
2013 /01/16

9 Rede viária - financiamento
Entidade financiadora da construção viária? - O Estado Como financiou? - Receitas próprias - Empréstimos 2013 /01/16

10 2013 /01/16 Rede Ferroviária

11 Primeira linha de Caminho-de-Ferro do Mundo
Setembro de 1825 – inicia-se, em Inglaterra, a circulação ferroviária regular, entre Manchester e Liverpool; Locomotiva Rocket – Georges Stephenson 2013 /01/16

12 Vapor e circulação - França
Século XVII – França Marmita de Dennis Papin e primeira tentativa de aplicação do vapor à navegação fluvial Século XVIII – França François Cognot e a primeira tentativa de aplicação do vapor à circulação terrestre 2013 /01/16

13 Vapor e circulação - Inglaterra
Aperfeiçoamentos ao longo do século XVIII – James Watt e outros; William Murdoch - aplicação da máquina a vapor às vagonetes das minas de carvão. Século XIX – Stephenson - aperfeiçoamentos introduzidos nas caldeiras – locomotiva Rocket e surge a primeira linha comercial, em 1825. 2013 /01/16

14 Expansão do caminho-de-ferro
Estados Unidos França Alemanha Áustria 1838 – Bélgica, Rússia 1839 – Itália; Holanda Dinamarca Suíça Espanha 2013 /01/16

15 O Caminho-de-ferro em Portugal
Maio de 1852 – criada em Londres a Companhia Central Peninsular de Caminhos-de-ferro de Portugal; 28 de Outubro de 1856 – inauguração do primeiro troço de caminho-de-ferro português, ligando Lisboa ao Carregado. 2013 /01/16

16 Imagens da Inauguração do primeiro troço de caminho-de-ferro em Portugal
A locomotiva Portugal que puxava o comboio real e não conseguiu concluir a viagem 2013 /01/16

17 Continuação dos trabalhos
Avanço dos trabalhos em duas direcções; Rumo à fronteira espanhola – chega à fronteira em 1863 Rumo ao Porto – chega a Gaia, em 1864 A Companhia Central Peninsular de Caminhos- de- ferro de Portugal faliu em 1865 e foi criada uma outra , a Companhia Real dos Caminhos-de-ferro Portugueses, em 1865, em Paris. 2013 /01/16

18 Porto – de 1864 -1877 – a questão das pontes
Ponte das Barcas Ponte Pênsil D. Maria II (anos 40 e 50) 2013 /01/16

19 Porto – de 1864 -1877 – a questão das pontes – ponte D. Maria Pia
Eng. Theóphile Seyrig – Empresa Eiffel 2013 /01/16

20 Pilares da Antiga Ponte Pênsil, junto à ponte D. Luís I
2013 /01/16

21 Problema – os dois troços tinham bitola diferente
Outros Percursos 1855 – A Companhia de Caminhos de Ferro do Sul do Tejo (CFS) iniciou a construção da linha Barreiro - Vendas Novas; 1864 – a Companhia do Sueste (também chamada Companhia Inglesa) conclui a linha Vendas Novas – Beja. Problema – os dois troços tinham bitola diferente 2013 /01/16

22 Rede Ferroviária - financiamento
Através de Companhias Privadas Alguns capitais estatais. O Estado viu-se obrigado a fazer frequentes injecções de capital nas Companhias. 2013 /01/16

23 Outros meios de comunicação
2013 /01/16 Outros meios de comunicação

24 O Larmanjat 1869 Saldanha funda a “Lisbon Steam Tramways Company”
1873– Prolongamento da linha até Torres Vedras 1870 – Linha Lisboa / Lumiar 1873 – Linha Lisboa / Sintra 2013 /01/16

25 Telegrafia eléctrica Inauguração em 1856 1857 – ligação a Espanha
1860 – 2000 Km de rede 1870 – inauguração do cabo submarino com a Inglaterra 1871 – ligação com a Madeira, Cabo Verde e Pernambuco 1893 – ligação aos Açores 2013 /01/16

26 Ligações telefónicas Primeiras experiências em 1879;
1882 – contrato com a Companhia Edison/Bell para instalação de rede telefónica em Lisboa, Porto e Braga, ficando a sede da Companhia na Rua do Alecrim; A empresa tomará o nome de “Anglo Portuguese Telephone Company Ltd” Maio de 1882 – publicação da primeira lista telefónica portuguesa, com 22 nomes; Foram inauguradas cabines pública. 2013 /01/16


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