A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROTEÇÃO A SÁUDE E SEGURANÇA DO CONSUMIDOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROTEÇÃO A SÁUDE E SEGURANÇA DO CONSUMIDOR"— Transcrição da apresentação:

1 PROTEÇÃO A SÁUDE E SEGURANÇA DO CONSUMIDOR
Aula 05

2 RISCOS À SAÚDE E SEGURANÇA
Art. 8° Os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores, exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua natureza e fruição, obrigando-se os fornecedores, em qualquer hipótese, a dar as informações necessárias e adequadas a seu respeito. Parágrafo único. Em se tratando de produto industrial, ao fabricante cabe prestar as informações a que se refere este artigo, através de impressos apropriados que devam acompanhar o produto.

3 RISCOS NORMAL E PREVISÍVEL
Risco decorrente do uso rotineiro do produto ou serviço. Supondo um conhecimento padrão de consumo.

4 INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
Sobre os riscos que não são normais e previsíveis em decorrências da natureza ou fruição dos produtos e serviços.

5 INFORMAÇÕES EM IMPRESSOS
O fabricante e o importador deve prestar informação em impressos sobre os riscos a saúde e segurança dos produtos fornecidos.

6 NOCIVIDADE E PERICULOSIDADE POTENCIAL
Art. 9° O fornecedor de produtos e serviços potencialmente nocivos ou perigosos à saúde ou segurança deverá informar, de maneira ostensiva e adequada, a respeito da sua nocividade ou periculosidade, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis em cada caso concreto.

7 DEVER DE INFORMAR Sobre os riscos que não são normais e previsíveis em decorrências da natureza ou fruição dos produtos e serviços.

8 NOCIVIDADE E PERICULOSIDADE DE ALTO GRAU
Art. 10. O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança. § 1° O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários. § 2° Os anúncios publicitários a que se refere o parágrafo anterior serão veiculados na imprensa, rádio e televisão, às expensas do fornecedor do produto ou serviço. § 3° Sempre que tiverem conhecimento de periculosidade de produtos ou serviços à saúde ou segurança dos consumidores, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão informá-los a respeito.

9 RISCO DE ALTO GRAU Produtos ou serviços que causam dano imediato quando consumidos. Risco maior que os potencialmente nocivos.

10 CONHECIMENTO POSTERIOR DOS RISCOS
Quando o fornecedor conhecer o risco do produto depois de introduzir no mercado deve a suas expensas informar os fornecedores.

11 RESPONSABILIDADE OBJETIVA
Sabe do risco = dolo Deveria saber = culpa Tal distinção interessa apenas do ponto de vista criminal = art. 64 do CDC. Em caso de acidente de consumo prevalece a responsabilidade objetiva.


Carregar ppt "PROTEÇÃO A SÁUDE E SEGURANÇA DO CONSUMIDOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google