A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIÃO ESPÍRITA CAMINHO DA LUZ - UNILUZ FLUIDOS ESPÍRITO PERISPÍRITO MAGNETISMO Abordaremos os seguintes temas:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIÃO ESPÍRITA CAMINHO DA LUZ - UNILUZ FLUIDOS ESPÍRITO PERISPÍRITO MAGNETISMO Abordaremos os seguintes temas:"— Transcrição da apresentação:

1

2 UNIÃO ESPÍRITA CAMINHO DA LUZ - UNILUZ FLUIDOS ESPÍRITO PERISPÍRITO MAGNETISMO Abordaremos os seguintes temas:

3 O FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL – FCU O FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL – FCU Os Espíritos utilizam o FCU como amálgama para compatibilizar a utilização conjunta de diferentes tipos de fluidos, energias e mesmo matéria, graças a afinidade do FCU, por ser o elemento primitivo e comum a todos.Os Espíritos utilizam o FCU como amálgama para compatibilizar a utilização conjunta de diferentes tipos de fluidos, energias e mesmo matéria, graças a afinidade do FCU, por ser o elemento primitivo e comum a todos. É o elemento gerador de todas as manifestações materiais e energéticas, guardando similaridade e afinidade com estas, podendo, muito facilmente, sob a ação de uma vontade, interagir com todas, inclusive mudando suas propriedades físicas, temporária ou permanentemente.É o elemento gerador de todas as manifestações materiais e energéticas, guardando similaridade e afinidade com estas, podendo, muito facilmente, sob a ação de uma vontade, interagir com todas, inclusive mudando suas propriedades físicas, temporária ou permanentemente. A possibilidade de manipulação consciente do FCU é proporcional ao grau de evolução do Espírito.A possibilidade de manipulação consciente do FCU é proporcional ao grau de evolução do Espírito. Constitui-se na matéria primitiva, da qual derivam todas as demais formas de matéria e energias.Constitui-se na matéria primitiva, da qual derivam todas as demais formas de matéria e energias.

4 O princípio era o verbo e o verbo era Deus. DEUS LE: 1 G-II:1/8 CRIAÇÃO LE:38/80/81 G: VI:15 G:II:24/25 FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL (FCU) LE: 33/94 G: VI:17 e XIV: 2/3 FLUIDO VITAL (FV) *************** **(*)************ LE: 45/146.a G: VI18 e X: 17 MATÉRIA E ENERGIAS (PASSIVAS) LE:29 a 33 MATÉRIA/ENERGIAS PASSIVAS +FV +PVs INATIVOS REINO MINERAL 2 FORÇAS (ATRAÇÃO E COESÃO) MATÉRIA/ENERGIAS PASSIVAS +FV +PVs ATIVADOS VIDA (REINO VEGETAL) SENSIBILIDADE / HELIOCENTRISMO VIDA (REINO ANIMAL) +FV +PVs ATIVADOS INSTINTOS (INTELIGÊNCIA RUDIMENTAR) VIDA (REINO HOMINAL) +FV +PVs ATIVADOS VIDA (REINO ANIMAL) INTELIGÊNCIA E LIVRE ARBÍTRIO PRINCÍPIO INTELIGENTE (PI) LE: 606 (589/597)

5 ESTRUTURAÇÃO DA VIDA ESPÍRITO PERISPÍRITO CORPOFÍSICO FLUIDOVITAL O Fluido Vital ou Energia Vital é a estruturadora da vida orgânica, Está mais próximo da matéria. É gerado na ligação do perispírito com as células do corpo orgânico.

6 EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE PONTO Princípio da criação Simples e ignorante LE: 78/115/54/608/613 Reino Mineral Dorme na pedra Instinto: 0 Inteligência: 0 1,5 Bilhões de anos Reino Vegetal Sonha Instinto: Inicia Inteligência : 0 Reino animal: Desperta Instinto: Desenvolve Inteligência : Inicia REINO HOMINAL - PONTO 2 Início da Consciência de si mesmo através do Pensamento contínuo. O Espírito vive. LE: 189,611 Depende de si para atingir outros pontos Instinto: Pode tornar-se inútil Inteligência: Desenvolve 500 Mil De anos PONTO 3 – Entre a influência da natureza animal e espiritual: LE: 105, 605 e 605 A PONTO 4 – o Espírito se liberta da matéria: LE: 112, 113 e 226 PONTO 5- Atinge a plenitude divina: LE 83, 115, 243A e 540 (Puro Espírito) Desde as protoformas psicossômicas, nos seres mais primitivos, até o homem e o anjo, uma longa escala é percorrida. (André Luiz – Perispírito e Evolução)

7 Em existindo o espírito, existirá também o perispírito. Um não existe sem o outro. O PERISPIRITO É semi-material, constituído de um complexo de energias e fluidos, estruturando um corpo para o espírito. Pode ser comparado como uma matéria muito sutil que envolve o espírito. É semi-material, constituído de um complexo de energias e fluidos, estruturando um corpo para o espírito. Pode ser comparado como uma matéria muito sutil que envolve o espírito. É o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual, e é por seu intermédio que o Espírito encarnado está em relação contínua com os desencarnados. É o órgão sensitivo do espírito, por meio do qual este percebe coisas espirituais que escapam aos sentidos corpóreos. É estruturado por processo automático advindo do espírito, que o controla por mecanismos da evolução do princípio inteligente. É estruturado por processo automático advindo do espírito, que o controla por mecanismos da evolução do princípio inteligente.

8 I - O PERISPÍRITO E O AJUSTE ORGÂNICO O perispírito cumpre também a função de ser um molde para o desenvolvimento e organização do corpo físico. O perispírito cumpre também a função de ser um molde para o desenvolvimento e organização do corpo físico. Na encarnação / reencarnação, o perispírito se liga célula a célula ao corpo físico, desde o processo da fecundação, passando pela multiplicação das células e pela diferenciação das estruturas orgânicas. Na encarnação / reencarnação, o perispírito se liga célula a célula ao corpo físico, desde o processo da fecundação, passando pela multiplicação das células e pela diferenciação das estruturas orgânicas. Na prática, o perispírito contém um mapa energético da estrutura orgânica. Na prática, o perispírito contém um mapa energético da estrutura orgânica. Permite a percepção, a absorção ou o bloqueio de energias e fluidos que chegam até o indivíduo. Permite a percepção, a absorção ou o bloqueio de energias e fluidos que chegam até o indivíduo. Tem a função de dar limite e relação ao espírito, permitindo a interação deste com a parte material da natureza. Tem a função de dar limite e relação ao espírito, permitindo a interação deste com a parte material da natureza.

9 ESPÍRITO O Espírito, estrutura automaticamante o perispírito, pelo aprendizado decorrente da evolução do princípio inteligente. O Espírito, estrutura automaticamante o perispírito, pelo aprendizado decorrente da evolução do princípio inteligente. PERISPÍRITO O perispírito é constituído de fluidos e energias processadas no próprio perispírito, sob o influxo do Espírito. O perispírito é constituído de fluidos e energias processadas no próprio perispírito, sob o influxo do Espírito. REPRESENTAÇÃO ESPÍRITO/PERISPÍRITO

10 PLASTICIDADE PLASTICIDADE O perispírito, é o eterno espelho da mente, moldando-se de acordo com seu comando plasticizante, adaptando-se automaticamente às ordens mentais PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO DENSIDADE DENSIDADE O perispirito não deixa de ser matéria, ainda que de natureza quintenssenciada, apresentando uma certa densidade, que se relaciona com o grau de evolução da alma. PONDERABILIDADE PONDERABILIDADE André Luiz afirma que a Nossa posição mental determina o peso específico do nosso envoltório espiritual. Mero problema de padrão vibratório

11 LUMINOSIDADE Por sua natureza, possui o Espírito uma propriedade luminosa que se desenvolve sob o influxo da atividade e das qualidades da alma (...) A intensidade da luz está na razão da pureza do Espírito; as menores imperfeições morais atenuam-na e enfraquecem-na. Kardec. PROPRIEDADES PENETRABILIDADE PENETRABILIDADE A natureza etérea do perispírito permite ao Espírito – se presentes as necessárias condições mentais – atravessar qualquer barreira física. A natureza etérea do perispírito permite ao Espírito – se presentes as necessárias condições mentais – atravessar qualquer barreira física. VISIBILIDADE VISIBILIDADE O perispírito é invisível aos olhos físicos. Não o é para os Espíritos. Os menos adiantados percebem de seus pares, captando-lhe o aspecto geral. Já os Espíritos Superiores, podem pesquisar a intimidade perispirítica dos desencarnados de menor grau, bem como a dos encarnados.

12 TANGIBLIDADE O perispírito, com o devido suporte ectoplasmático, pode tornar-se materialmente tangível, no todo ou em parte. PROPRIEDADES SENSIBILIDADE GLOBAL SENSIBILIDADE GLOBAL Se quando encarnado, o Espírito recolhe impressões por meio de vias especializadas que compõem os órgãos dos sentidos, sem o corpo físico, sua capacidade de perceber amplia-se extraordinariamente. SENSIBILIDADE MAGNÉTICA SENSIBILIDADE MAGNÉTICA O perispírito, campo de força que é, a sustentar uma estrutura semimaterial, apresenta-se como não poderia deixar de ser, particularmente sensível à ação magnética. EXPANSIBILIDADE EXPANSIBILIDADE O perispírito é indivisível, podendo, conforme suas condições, expandir-se, aumentando, inclusive, o campo de percepção.

13 BICORPOREIDADE Faculdade do perispírito, que possibilita, em condições especiais, o seu desdobramento (fazer-se em dois). Sucessivo e, às vezes, quase simultâneo, ao estado de desprendimento, o desdobramento (duplicação corpórea e bilocação ). PROPRIEDADES UNICIDADE UNICIDADE A estrutura perispirítica, como reflexo da alma, é única como esta. Não há perispíritos iguais, como, a rigor, não existem almas iguais. PERENIDADE PERENIDADE Não se pode imaginar a alma sem o perispírito, seu reflexo e ponto de contato com a realidade que a envolve e que se apura, se aprimora, com a sua evolução. Não se pode imaginar a alma sem o perispírito, seu reflexo e ponto de contato com a realidade que a envolve e que se apura, se aprimora, com a sua evolução. MUTABILIDADE MUTABILIDADE No seu processo evolutivo, sofre as modificações condizentes com a sua elevação moral.

14 CAPACIDADE REFLETORA O perispírito, segundo André Luiz, tem a capacidade de refletir, em virtude dos tecidos rarefeitos de que se constitui, a glória ou a viciação da mente. Por isso, a atividade mental nos marca o perispírito, identificando nossa real posição evolutiva. PROPRIEDADES ODOR ODOR O perispírito, a refletir-se na aura, caracteriza-se, também por odor particular, facilmente perceptível pelos Espíritos. O perispírito, a refletir-se na aura, caracteriza-se, também por odor particular, facilmente perceptível pelos Espíritos. TEMPERATURA TEMPERATURA Como, no desenvolvimento da atividade mediúnica, alguns médiuns registram, por exemplo, uma espécie de gélido torpor, com a avizinhação de Espírito sofredor. Como, no desenvolvimento da atividade mediúnica, alguns médiuns registram, por exemplo, uma espécie de gélido torpor, com a avizinhação de Espírito sofredor.

15 O DUPLO ETÉRICO o duplo etérico parece mais uma duplicação do corpo físico que do perispírito, mas didaticamente podemos colocar que o duplo etéreo reveste o perispírito, ou ainda, que é uma extensão deste. Em realidade, corpo físico, duplo etérico e perispírito interpenetram-se dinamicamente, sendo distinguíveis pelos espíritos superiores pela sua qualidade energética e densidade; o corpo físico organiza-se tendo como fonte niveladora o perispírito, através de suas linhas de força. A ação do perispírito sobre os elementos físicos e sobre as energias vitais (princípio vital), estrutura a organização física (corpo físico), bem como uma estrutura que contém a vitalidade, que é o duplo etérico; O duplo etérico contém a reserva de energia vital e parece ser o grande fornecedor de energias para o ectoplasma;

16 os fenômenos de cura pelo poder mental também tem amparo na existência do duplo etéreo, bem como as terapias que utilizam a energização, pois as energias atual no duplo etéreo, agem sobre este, que provoca modificações na estrutura orgânica; com a morte do corpo físico, a estrutura do duplo etérico se desintegra, e o perispírito perde essa túnica de vitalidade, essencial para o equilíbrio espírito-corpo. Muitas vezes, no ato da desencarnação, o duplo etérico, ao se desprender do corpo, fica próximo a este ou pairando no ambiente, por algum tempo, até mesmo depois do sepultamento, até se extinguirem toda a carga de energia do corpo, quando ocorre a desintegração total. O DUPLO ETÉRICO

17 O COMPLEXO ESPÍRITO, PERISPÍRITO, DUPLO ETÉRICO E CORPO FÍSICO ESPÍRITO PERISPÍRITO CORPOFÍSICO DUPLO ETÉRICO

18 O CORPO MENTAL Pode ser entendido como um campo específico a envolver o espírito ou alma, uma matriz psíquica, que é resultante da projeção desse corpo mental; Pode ser inferido que o corpo mental preside a formação do próprio perispírito, ou seja, o corpo mental expande-se na estruturação do perispírito, dando-lhe sustentação; Segundo André Luiz, no livro Evolução em Dois Mundos, o corpo espiritual retrata em si o corpo mental que lhe preside a formação. Define o corpo mental como o envoltório sutil da mente. Nos alerta de que não há ainda terminologia apropriada em nossa linguagem e conhecimento científico para explicitar melhor o assunto;

19 Perispírito Espírito ou Alma Corpo Mental REPRESENTAÇÃO DO CORPO MENTAL

20 O PERISPÍRITO E AS ENERGIAS EXTERNAS O PERISPÍRITO E OS COMPROMISSOS EVOLUTIVOS

21 O ser humano, sendo esse complexo tripartite (Espírito, perispírito e corpo físico), tem em si um forte componente energético, oriundo do perispírito e das relações deste com o Espírito. O ser humano, sendo esse complexo tripartite (Espírito, perispírito e corpo físico), tem em si um forte componente energético, oriundo do perispírito e das relações deste com o Espírito. O componente energético no ser humano se reveste de tanta ou mais importância que o componente físico ou material, afetando tanto o corpo como o Espírito, pela interface do perispírito. O componente energético no ser humano se reveste de tanta ou mais importância que o componente físico ou material, afetando tanto o corpo como o Espírito, pela interface do perispírito.

22 EQUILÍBRIO E HARMONIA BOAS ENERGIAS ENERGIAS RUINS

23 ENERGIAS BOAS ATRAI BONS ESPÍRITOS TRAZ SAÚDE E EQUILÍBRIO ABRE AS PORTAS DO BEM E DO AMOR ENERGIAS RUINS ATRAI MAUS ESPÍRITOS TRAZ DOENÇA E DESEQUILÍBRIO ABRE AS PORTAS DO MAL E DO ÓDIO

24 DESEQUILÍBRIO / INVIGILÂNCIA ENERGIAS RUINS BOAS ENERGIAS

25 Implicam em registros energéticos a nível do perispírito, com influências decisivas nesta e em outras encarnações. Esses registros são energéticos e constituídos de cargas negativas ligadas a determina-dos Centros de Força. INFRAÇÕES ÀS LEIS NATURAIS Estão relacionados com a Lei de Causa e Efeito, sendo conseqüência do uso do Livre Arbítrio.

26 Todo o Universo está inter- relacionado e interage, e as ações do Espírito ao transitar nele promovem interações energéticas importantes As Leis Naturais são harmônicas e perfeitas, e o Espírito tem o Livre Arbítrio de transitar em harmonia ou em desajuste com relação a elas As Leis Naturais são harmônicas e perfeitas, e o Espírito tem o Livre Arbítrio de transitar em harmonia ou em desajuste com relação a elas De acordo com o seu ajuste ou desajuste no trato das Leis Naturais, o Espírito registra no seu perispírito, energicamente, o resultado de suas ações, por menor que sejam De acordo com o seu ajuste ou desajuste no trato das Leis Naturais, o Espírito registra no seu perispírito, energicamente, o resultado de suas ações, por menor que sejam Se o trânsito na Lei Natural foi correto, existe um registro positivo. Se foi incorreto, existe um registro negativo Se o trânsito na Lei Natural foi correto, existe um registro positivo. Se foi incorreto, existe um registro negativo

27 COMO RESGATAR ESSAS CARGAS COMO RESGATAR ESSAS CARGAS Energias Negativas só são anuladas com energias positivas, ou seja, o mal só é apagado pelo bem. Energias Negativas só são anuladas com energias positivas, ou seja, o mal só é apagado pelo bem. As energias registradas trazem tendências reencarnatórias, e muitas vezes danos físicos permanentes, que não são resolvíveis na encarnação em que ocorrem. As energias registradas trazem tendências reencarnatórias, e muitas vezes danos físicos permanentes, que não são resolvíveis na encarnação em que ocorrem. De qualquer maneira, só é possível reequilibrar os Centros de Força pela prática do bem, do amor e da caridade, ou seja, pela evolução pessoal. De qualquer maneira, só é possível reequilibrar os Centros de Força pela prática do bem, do amor e da caridade, ou seja, pela evolução pessoal.

28 O perispírito, ao registrar exatamente as cargas energéticas advindas de nossa atuação na senda evolutiva, se constitui em instrumento da justiça Divina, pois estabelece o mecanismo de causa e efeito, onde cada um estabelece o seu caminho, suas conquistas e expiações, sem neces- sidade de punições externas. O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória, visto que plantamos em nós mesmos, e isso se refletirá em nossa vida. A dor sofrida é exatamente igual a dor causada, (Lei de Causa e Efeito) e faz parte do processo de reequilíbrio dos Centros de Força. A energização que emanarmos nos reunirá ao meio e as companhias em que merecemos e precisamos viver. A dor sofrida é exatamente igual a dor causada, (Lei de Causa e Efeito) e faz parte do processo de reequilíbrio dos Centros de Força. A energização que emanarmos nos reunirá ao meio e as companhias em que merecemos e precisamos viver.

29 CONSEQÜÊNCIAS DO REGISTRO ENERGÉTICO O registro energético em nosso perispírito pode ter conseqüências físicas, psíquicas e espirituais, dependendo da qualidade e da intensidade de registro (cargas energéticas). Isso pode ocorrer de imediato e até prolongar-se para encarnações futuras, levando até a danos físicos permanentes. O registro energético em nosso perispírito pode ter conseqüências físicas, psíquicas e espirituais, dependendo da qualidade e da intensidade de registro (cargas energéticas). Isso pode ocorrer de imediato e até prolongar-se para encarnações futuras, levando até a danos físicos permanentes. A presença de energias desequilibradas em nosso organismo físico-perispiritual pode nos levar a uma afinidade maior com energias desse tipo, o que nos leva a um reforço na causa de nosso desequilíbrio. A presença de energias desequilibradas em nosso organismo físico-perispiritual pode nos levar a uma afinidade maior com energias desse tipo, o que nos leva a um reforço na causa de nosso desequilíbrio. Daí a máxima : Daí a máxima : VIGIAR E ORAR VIGIAR E ORAR

30 O ser encarnado assimila energias das mais diversas, de acordo com seu estado de maior ou menor equilíbrio, físico e espiritual. O ser encarnado assimila energias das mais diversas, de acordo com seu estado de maior ou menor equilíbrio, físico e espiritual. O perispírito então metaboliza essas energias nos centros de força e as distribui em nosso organismo. Essas energias formam o nosso hálito mental O perispírito então metaboliza essas energias nos centros de força e as distribui em nosso organismo. Essas energias formam o nosso hálito mental ASSIMILAÇÃO DE ENERGIAS

31 MAGNETISMO Definições do termo: A ciência o utiliza para designar certos efeitos produzidos pelas cargas elétricas quando em movimento. Como por exemplo a atração entre um imã e o ferro. Os espiritualistas entendem magnetismo como o produto das exteriorizações da mente Até hoje, poucos foram os cientistas que se dispuseram a estudar o magnetismo dos espiritualistas. A razão talvez seja a dificuldade em detectá-lo, com segurança, através dos aparelhos de medida, muito embora é conhecido e utilizado desde a antiguidade. Exemplos de utilização: Moisés o utililizou para forçar a libertação do seu povo do jugo egípcio. As curas realizadas por Jesus. As hipnoses.

32 O MAGNETISMO HOJE A ciência oficial, nos dias de hoje, somente reconhece o magnetismo nos seus aspectos ligados à eletricidade – eletromagnetismo – e naqueles referentes ao hipnotismo, muito embora ainda estabeleça sérias dúvidas quanto a possíveis conexões entre este último fenômeno e o magnetismo, preferindo, em geral, atribuir-lhe outras causas. Nas Casas Espíritas os recursos magnéticos são muito utilizados com o nome de passe como auxílio indispensável aos assistidos espiritutalmente, tanto a encarnados como a desencarnados. Todo ser humano tem a capacidade de exteriorizações magnéticas, com possibilidade de prestar auxílio. Cabe ressaltar que para efetivamente auxiliar, essa capacidade pode e deve ser ampliada através do exercício regular, da reforma íntima e do desejo sincero de servir ao próximo. Os resultados das ações magnéticas dependem, fundamentalmente da vontade e da fé.

33 CRÉDITOS 1 – Allan Kardec: O Livro dos Espíritos e A Gênense 2 - André Luiz (Espírito): Livro Evolução em Dois Mundos e Perispírito e Evolução – Psicografia de Chico Xavier. 4 - Zalmino Zimermann: Livro Perispírito 5 – Jacob Melo: Livro O Passe 6 - Luiz Carlos de Melo Gurgel: Livro O Passe Espírita 3 – Carlos Augusto Parchen: Roteiros para palestras – Site hpg.com.br

34 TIVEMOS HOJE A OPORTUNIDADE DE ESTUDARMOS OS SEGUINTES TEMAS FLUIDOS ESPÍRITO PERISPÍRITO MAGNETISMO COMO SABEMOS QUE O NOSSO CORPO É 70% CONSTITUÍDO DE ÁGUA, VEREMOS COMO O MAGNETISMO E OUTROS PODEM ALTERAR AS ESTRUTURAS MOLECULARES DA ÁGUA


Carregar ppt "UNIÃO ESPÍRITA CAMINHO DA LUZ - UNILUZ FLUIDOS ESPÍRITO PERISPÍRITO MAGNETISMO Abordaremos os seguintes temas:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google