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Integração Uso do Solo- Transportes Eng.Hugo Pietrantonio, Prof.Dr. Departamento de Engenharia de Transportes Escola Politécnica da USP.

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1 Integração Uso do Solo- Transportes Eng.Hugo Pietrantonio, Prof.Dr. Departamento de Engenharia de Transportes Escola Politécnica da USP

2 Interação Uso do Solo-Transportes

3 OBJETIVO: n n discutir as dificuldades na análise e na modelagem da integração entre Políticas de Adensamento e Controle do Uso do Solo & Disponibilidade/Capacidade da Infra-estrutura e Serviços de Transporte

4 DUAS PERGUNTAS PRINCIPAIS: Por que é difícil raciocinar de forma adequada sobre a integração uso do solo-transportes ? n n Existe uma perspectiva comum a respeito da natureza das questões a serem respondidas ?

5 DUAS PERGUNTAS PRINCIPAIS: 1) 1) Por que é difícil raciocinar de forma adequada sobre a integração uso do solo-transportes ? mais difícil que tratar de: n n suprimento de água/eletricidade n n déficits habitacionais n n déficits de escolas/hospitais n n conflitos entre usos incompatíveis n n balanceamento de atividades

6 DUAS PERGUNTAS PRINCIPAIS: 2) 2) Existe uma perspectiva comum a respeito da natureza das questões a serem respondidas ? óticas distintas: n n localcompatibilidade n n global n n estruturalcomplementaridade aspectos envolvidos: n n fluxos locais e de passagem n n flexibilidade do conceito de capacidade n n desdobramento/dispersão das viagens reforço ou reorientação da demanda

7 ÓTICAS DISTINTAS n n LOCAL: - novos adensamentos levam à saturação do sistema viário da área ? n n GLOBAL: - evolução do Uso do Solo e Transportes são compatíveis entre si ? n n ESTRUTURAL: - qual a melhor forma de acomodar o crescimento urbano ?

8 ÓTICA LOCAL: Novos adensamentos levam à saturação do sistema viário da área ? n n pólos geradores - empreendimentos AMUZO - mudanças de usos da área CARACTERÍSTICAS: n n considera tráfego de passagem dado n n saturação atual... crescimento zero adaptações de capacidade... ônus não avalia reorientação dos fluxos

9 ÓTICA GLOBAL: Evolução do Uso do Solo e Transportes são compatíveis entre si ? baseada no PT tradicional (modelos) CARACTERÍSTICAS: n n representa tráfego de passagem e local crescimento global... tráfego através (interação com tráfego local) crescimento local... uso do solo (capacidade de adesamento) n n evolução:do uso do solo... tendencial dos transportes... políticas n n capacidade de adensamento: alocação (reserva das vias para tráfego local)

10 ÓTICA ESTRUTURAL: n n Qual a melhor forma de acomodar o crescimento urbano ? n n o que é desejável ? n n quais as restrições ?

11 ÓTICA ESTRUTURAL:

12 AÇÃO INDUTORA

13 QUESTÕES: n n Quais as restrições ? n n balanceamento X especialização, centralização sub-centrosdesconcentração, deseconomias dispersãoraiz histórica, relocalização formação e estabilidade de sub-centros n n fatores localizacionais: compromisso escala X deseconomia custos de infra-estrutura e interação autonomia: eficácia da ação indutora n n importância dos fatores exógenos

14 QUESTÕES: n O que é desejável ? n n avaliação global... impactos finais n n modificações de preços de imóveis n n relocalização (propriedade, custo) n n crescimento de atividade e renda n n distribuição e sustentabilidade


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