A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino Daiane Lemos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino Daiane Lemos."— Transcrição da apresentação:

1 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino Daiane Lemos

2 Objetivo: Apresentar a utilização de jornais com o auxílio dos computadores como recursos didáticos. Expor as formas de utilização de jornais na sala de aula. Fornecer algumas orientações para elaboração de um jornal da escola. Objetivo: Apresentar a utilização de jornais com o auxílio dos computadores como recursos didáticos. Expor as formas de utilização de jornais na sala de aula. Fornecer algumas orientações para elaboração de um jornal da escola.

3 A empresa está promovendo a utilização dos jornais e revistas como recursos didáticos nas escolas e esse projeto abrange crianças do período pré-alfabetização até as séries mais avançadas e é uma estratégia para a formação de leitores na base da educação. Os jornais e revistas são um grande veículo de comunicação e de informação. Os professores devem estar atentos ao sensacionalismo das reportagens que utilizam expressões e argumentações que muitas vezes distorcem a realidade. Cabe ao professor articular com alunos uma visão crítica dessa leitura. A empresa está promovendo a utilização dos jornais e revistas como recursos didáticos nas escolas e esse projeto abrange crianças do período pré-alfabetização até as séries mais avançadas e é uma estratégia para a formação de leitores na base da educação. Os jornais e revistas são um grande veículo de comunicação e de informação. Os professores devem estar atentos ao sensacionalismo das reportagens que utilizam expressões e argumentações que muitas vezes distorcem a realidade. Cabe ao professor articular com alunos uma visão crítica dessa leitura.

4 Para fins institucionais: são os jornais desenvolvidos com o intuito de divulgar as atividades da escola, as áreas físicas, o corpo de profissionais etc... Para fins educativos: são os jornais que possuem suas matérias e reportagens desenvolvidas pelos próprios alunos e professores. Esse jornal é motivador para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Híbridos: quando existem as duas características anteriormente citadas num mesmo jornal. Para fins institucionais: são os jornais desenvolvidos com o intuito de divulgar as atividades da escola, as áreas físicas, o corpo de profissionais etc... Para fins educativos: são os jornais que possuem suas matérias e reportagens desenvolvidas pelos próprios alunos e professores. Esse jornal é motivador para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Híbridos: quando existem as duas características anteriormente citadas num mesmo jornal.

5 Independente: quando os jornais de mercado são utilizados apenas para estimular a leitura e análise crítica dos textos. Interdependente: ocorre quando utilizamos alguns jornais do mercado para o desenvolvimento do jornal educativo. Independente: quando os jornais de mercado são utilizados apenas para estimular a leitura e análise crítica dos textos. Interdependente: ocorre quando utilizamos alguns jornais do mercado para o desenvolvimento do jornal educativo.

6 Algumas escolas utilizam o jornal como fonte bibliográfica para estudos. Porém os professores devem ter um olhar atento a veracidade e as tendências da informação. Essa estratégia do uso de jornal integra o objetivo significativo da disciplina com a realidade em que o aluno vive. Algumas escolas utilizam o jornal como fonte bibliográfica para estudos. Porém os professores devem ter um olhar atento a veracidade e as tendências da informação. Essa estratégia do uso de jornal integra o objetivo significativo da disciplina com a realidade em que o aluno vive.

7 Apresente o jornal por inteiro, apresente os elementos que compõem. Textos: títulos, editoriais, expedientes, manchetes. Gráficos: diagramação, figuras, cores, bordas. Aspectos físicos: tipo e gramatura de papel, numero de páginas, tamanho do papel. A escolha de um tema a ser trabalhado, proponha a elaboração de redação, desenhos, expressão que represente o assunto em estudo a partir das produções citadas, publique os trabalhos. Apresente o jornal por inteiro, apresente os elementos que compõem. Textos: títulos, editoriais, expedientes, manchetes. Gráficos: diagramação, figuras, cores, bordas. Aspectos físicos: tipo e gramatura de papel, numero de páginas, tamanho do papel. A escolha de um tema a ser trabalhado, proponha a elaboração de redação, desenhos, expressão que represente o assunto em estudo a partir das produções citadas, publique os trabalhos.

8 Qualquer produção exige do produtor uma prévia preparação e pesquisa. Sabemos que a produção de texto é um dos componentes mais importantes para a consolidação de nosso conhecimento.

9 Estimular a leitura e a escrita. Proporcionar a formação crítica dos alunos Estimular aprendizagem de novos conhecimentos. Facilitar o acesso aos fatos e acontecimentos na comunidade. Estimular a leitura e a escrita. Proporcionar a formação crítica dos alunos Estimular aprendizagem de novos conhecimentos. Facilitar o acesso aos fatos e acontecimentos na comunidade.

10 Escolha de uma equipe. Escolha do nome do jornal. Defina a frequência e a triagem do jornal. Definir se o jornal ficará só na escola ou será distribuída. Qual o custo do jornal podendo assim procurar empresas que possam financiar o jornal. Escolha de uma equipe. Escolha do nome do jornal. Defina a frequência e a triagem do jornal. Definir se o jornal ficará só na escola ou será distribuída. Qual o custo do jornal podendo assim procurar empresas que possam financiar o jornal.

11 Digitação de todas as matérias que serão publicadas. Elaboração da diagramação, arranjo físico das matérias e imagens utilizadas no jornal. Alterações de fontes. Fonte de consulta e pesquisa para elaboração das matérias. Elaboração do fotolito. Manutenção do banco de dados com os nomes das pessoas que receberão o jornal, bem como a impressão de etiquetas e malas diretas. Digitação de todas as matérias que serão publicadas. Elaboração da diagramação, arranjo físico das matérias e imagens utilizadas no jornal. Alterações de fontes. Fonte de consulta e pesquisa para elaboração das matérias. Elaboração do fotolito. Manutenção do banco de dados com os nomes das pessoas que receberão o jornal, bem como a impressão de etiquetas e malas diretas.

12 Coreldraw: programa gráfico bastante utilizado para elaboração de desenhos, tratamento de imagens e preparação de desenhos para impressão gráfica. PageMaker: programa de editoração eletrônica profissional utilizado para a produção de livros, revistas e panfletos. Word: programa de editor de texto. Creative Winter: programa infantil para a elaboração de jornais, banners e cartões. Photoshop: programa apropriado para a captura de imagens a partir de um scanner. Coreldraw: programa gráfico bastante utilizado para elaboração de desenhos, tratamento de imagens e preparação de desenhos para impressão gráfica. PageMaker: programa de editoração eletrônica profissional utilizado para a produção de livros, revistas e panfletos. Word: programa de editor de texto. Creative Winter: programa infantil para a elaboração de jornais, banners e cartões. Photoshop: programa apropriado para a captura de imagens a partir de um scanner.

13 Quando falamos de jornal, logo pensamos no modelo convencional impresso, entretanto com a expansão da internet o jornal pode ser encontrado em seu formato eletrônico. A escola pode fazer o jornal eletrônico. Blogs, fotoblogs: uma opção para a publicação virtual dos trabalhos escolares, podendo ser uma das opções para as publicações dos jornais eletrônicos das escolas. Quando falamos de jornal, logo pensamos no modelo convencional impresso, entretanto com a expansão da internet o jornal pode ser encontrado em seu formato eletrônico. A escola pode fazer o jornal eletrônico. Blogs, fotoblogs: uma opção para a publicação virtual dos trabalhos escolares, podendo ser uma das opções para as publicações dos jornais eletrônicos das escolas.


Carregar ppt "Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino Daiane Lemos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google