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Projeto Aula Interativa 2012

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Apresentação em tema: "Projeto Aula Interativa 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Aula Interativa 2012

2 Referência Multiplicadores Inovação Premiação Conteúdo Digital Formação Colaboração Trabalho em Equipe Habilidades e Competências Gestão de Projetos Estagiários Melhores Práticas Excelência

3 Agenda Formação de Professores Carga Horária e Modelo Conteúdo Jogos Educacionais Cronograma Pólos e Horários Formação de Gestores III Premiação – Destaque “Aula Interativa”

4 Formação de Professores

5 Formação de Professores
Carga horária Curso por Módulos - totalizando 60h Modelo Presencial (encontros nos Pólos) A distância (encontros síncronos e assíncronos) Pólos Escolas de Hortolândia e Diretoria de Ensino Conteúdo Jogos Educacionais e Elaboração de Projetos Cronograma 02/maio a 23/outubro

6 Conteúdo da formação: 1- Avaliação e identificação das necessidades de aprendizagem; 2-Expectativas de aprendizagem a partir dos referenciais do MEC e SEE, em sala de aula; 3-Comunicação e colaboração na sala de aula interativa;

7 Conteúdo da formação: 4-Seleção, avaliação e uso de jogos educacionais de forma integrada ao currículo; 5-Estilos de aprendizagem e estratégias diferenciadas;

8 Conteúdo da formação: 6-Projetos de aprendizagem e metodologia TPACK (modelo que defende e integra tecnologia no âmbito educativo por meio de conhecimento tecnológico, pedagógico e disciplinar (ou de conteúdos). 7- Construção e desenvolvimento de projetos com os alunos.

9 Conteúdo da formação: 8- Organização de portfólio online das atividades realizadas com os alunos: como organizar, acompanhar e compartilhar.

10 Jogos Educacionais

11 Jogos Educacionais Explorar a ludicidade: jogos de exercício, simbólicos e de construção; Favorecer a aquisição de condutas cognitivas: jogos que apelam para o raciocínio prático, a discriminação e a associação de ideias;

12 Ajudar no desenvolvimento de habilidades funcionais: jogos que exploram a aplicação de regras, a localização, a destreza, a rapidez, a força e a concentração; Propiciar atividades sociais: a realização das atividades pode ser desde as individuais até as de participação coletiva em busca da socialização;

13 Auxiliar na aquisição de condutas afetivas: jogos que ajudam a desenvolver a confiança, a autonomia e a iniciativa.

14 Fases Jogos Educacionais Fase 1: Análise Prévia Fase 2: Experimentação Fase 3: Análise Posterior e recomendações

15 Analisar tendências e usos de jogos educacionais no mundo.
Abr Mai Jun Fase 1 - SEE Análise Prévia Analisar tendências e usos de jogos educacionais no mundo. Selecionar jogos com elevado potencial pedagógico.

16 Abr Mai Jun Fase 1 – SEE Avaliar e classificar softwares/jogos que ofereçam diferentes níveis de dificuldades. Identificar conjunto mínimo de jogos para Língua Portuguesa e Matemática para serem aplicados na Fase 2.

17 Ago Set Out Nov Fase 2 – ESCOLA Experimentação Apresentar e explorar, nos encontros de formação, gestores e professores o uso dos jogos identificados na Fase 1. Contemplar atividades na formação, que contribuam para inserção dos jogos em sala de aula.

18 Ago Set Out Nov Fase 2 - ESCOLA Desenvolver durante a formação, atividades e estratégias que possam auxiliar na avaliação da aprendizagem dos alunos com uso jogos. Tabular avaliações de todos os softwares/jogos utilizados com os alunos.

19 Análise Posterior e recomendações
Dezembro Fase 3 – SEE Análise Posterior e recomendações Desenvolvimento do projeto para consolidar a utilização pedagógica dos jogos. Definir avaliação para medir progresso e dificuldades de uso e implementação dos jogos.

20 Análise Posterior e recomendações
Dezembro Fase 3 – SEE Análise Posterior e recomendações Desenvolvimento do projeto para consolidar a utilização pedagógica dos jogos. Definir e desenvolver plano de avaliação para medir progresso e dificuldades de uso e implementação dos jogos na sala de aula.

21 Encontros Presenciais
1- Pólos 2- Horários

22 Pólos EE MANOEL IGNACIO DA SILVA EE HONORINO FABBRI DR
DIRETORIA DE ENSINO – LABORATÓRIO (Sábado) EE MANOEL IGNACIO DA SILVA EE HONORINO FABBRI DR EE LIOMAR FREITAS CAMARA PROFA EE JOSÉ CLARET

23 Horários Manhã: Tarde: Noite: Das 8h às 10h ou Das 10h às 12h
Das 18h30min às 20h30min ou Das 20h30min às 22h30min Os encontros terão 2h de duração e o professor deve participar no horário que tiver disponibilidade.

24 Atenção Os Encontros Presenciais terão 2h de duração e fazem parte da carga horária do curso. O professor deve escolher o pólo e o horário que tiver disponibilidade.

25 A Distância As atividades web serão desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem AVA-EFAP

26 Inscrição Todos os professores das 23 escolas do EF dos anos finais e Ensino Médio estão inscritos automaticamente, no curso.

27 Formação de Gestores

28 Formação de Gestores 1-Uso das TIC para melhoria da aprendizagem
Neste encontro serão abordadas estratégias para engajamento de educadores no uso das TIC como forma de promover a aprendizagem dos alunos.

29 Formação de Gestores 2-Como envolver os educadores no desenvolvimento de projetos de aprendizagem utilizando as TIC com os alunos Neste encontro será apresentada a proposta de desenvolvimento de projetos e uso de jogos educacionais em sala de aula.

30 Formação de Gestores 3-Competências e habilidades do século XXI
Neste encontro serão abordadas as competências e habilidades, bem como estratégias para o desenvolvimento de propostas relacionadas ao desenvolvimento dessas competências.

31 Formação de Gestores 4-Apresentação da pesquisa sobre uso de jogos
no currículo Neste encontro os gestores conhecerão os resultados da pesquisa sobre games educacionais implementada nas escolas em que atuam, bem como os primeiros resultados observados no desenvolvimento dos projetos pelos professores.

32 Formação de Gestores 5-Avaliação das ações realizadas nas escolas até o momento Neste encontro os formadores apresentarão um panorama dos trabalhos desenvolvidos até o momento, retomando os objetivos da iniciativa. Os gestores discutirão avanços e desafios no desenvolvimento dos projetos e compartilharão resultados observados até o momento.

33 III Premiação Destaque “Aula Interativa”

34 III Premiação Destaque “Aula Interativa”
Quem participará? Os professores de todas as disciplinas do Ensino Fundamental e Ensino Médio das 23 escolas de Hortolândia.

35 III Premiação Destaque “Aula Interativa”
O quê? – Desenvolver um projeto utilizando jogos estudados para resgatar alunos com dificuldades de aprendizagem. Como? – Selecionar os alunos com baixo desempenho utilizando como base a Avaliação Diagnóstica da DE Sumaré.

36 III Premiação Destaque “Aula Interativa”
Quando? –Desenvolver e aplicar em sala de aula, o projeto no período de maio a novembro/2012. Regulamento com critérios para seleção, classificação e premiação serão divulgados no hot-site do projeto:

37 Calendário

38 Abril Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

39

40

41

42

43 Setembro

44 Outubro

45 Novembro

46 Dezembro

47 Legenda do Calendário Início ano letivo Final ano letivo Feriados
Final ano letivo Feriados Recesso do curso 2-28/Julho Gravação deste Vídeo 24/abr Boletim orientações 25 a 26/mai Desenvolvimento do projeto (Premiação) maio-novembro Envio projeto final para seleção 23/nov Seleção projetos 26-29/nov Divulgação dos selecionados 30/nov Classificação dos finalistas 3-7/Dez Divulgação dos finalistas e premiação 14/dez Encontro presencial Atividades assíncronas – AVA-EFAP Atividades síncronas - ADOBE Connect Início / Final Curso AVA Encontro de formação Encontro DE/SEE/Dell

48 Obrigada! Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores
"Paulo Renato Costa Souza“


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