A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campos Novos e consistências

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campos Novos e consistências"— Transcrição da apresentação:

1 Campos Novos e consistências
Justificar a falta de informação de documentos do aluno Dias da semana da turma Docente com deficiência Localização geográfica Censo Escolar 2012 Campos Novos e consistências Tipo de veículo utilizado no transporte escolar Localização/ Zona de residência do docente NÃO INFORMAR Escola abre aos finais de semana para a comunidade

2 Essa apresentação trata do sistema Educacenso.
As unidades da rede privada autorizada ou não, deverão preencher as informações diretamente no sistema Educacenso, desde que sua unidade conste da base de dados do Educacenso. Lembramos a todos que o cadastro de novas unidades e atualização de dados, ocorre durante o ano através do envio da ficha cadastral da unidade.

3 Cadastro de escola Localização geográfica
Localização de um local na superfície terrestre por meio das coordenadas geográficas (latitude e longitude). As coordenadas geográficas são necessárias para realizar o georeferenciamento de locais. Latitude Explicitam os pontos em graus de um determinado lugar ao longo da superfície terrestre, tomando como referência a Linha do Equador, no sentido norte e sul. Longitude Mostram a posição em graus de um determinado ponto da Terra que tem como referência principal o Meridiano de Greenwich

4 CASO NÃO CONSIGA OPERAR O MAPA, UTILIZE O SITE ABAIXO PARA PESQUISA:
Observação: Quando informado o Estado, Município, CEP e o endereço da escola o mapa apresentado no campo localização geográfica direciona para as proximidades da escola, sendo necessário apenas marcar o local exato que se encontra a escola. CASO NÃO CONSIGA OPERAR O MAPA, UTILIZE O SITE ABAIXO PARA PESQUISA:

5 Cadastro de escola Os campos com o número do CNAS e CEBAS da escola não serão mais coletados. Alteração das opções do campo 22- Mantenedora da escola privada. Alteração do termo “credenciamento” por “autorização” no campo 26 – Regulamentação/credenciamento no conselho municipal, estadual ou federal de educação.

6 Cadastro de escola Importante!
Algumas opções de dependências existentes na escola e equipamentos foram acrescentados. Fique atento aos conceitos! Dependências existentes na escola Banheiro com chuveiro Banheiro equipado com aparelho que jorra água dirigida sobre o corpo (ducha).  Refeitório Local onde se serve e tomam as refeições em comum.  Despensa Espaço destinado à guarda ou armazenagem de gêneros alimentícios entre outros produtos.  Almoxarifado Local de guarda e controle de materiais escolares, didáticos e brinquedos.  Auditório Local onde podem ser realizadas atividades culturais e reuniões com muitas pessoas.  Pátio coberto Espaço coberto onde podem ser realizadas atividades recreativas, esportivas ou outras atividades.   Pátio descoberto Espaço descoberto onde podem ser realizadas atividades recreativas, esportivas ou outras atividades.  Alojamento de aluno Local,na escola, onde alunos podem residir por mais ou menos tempo.  Alojamento de professor Local, na escola, onde professores podem residir por mais ou menos tempo.

7 Cadastro de escola Equipamentos Área verde
Área localizada no espaço livre das dependências escolares sem cobertura de concreto, piso ou edificações, ou seja, com potencial para plantações de mudas ou instalação de hortas escolares. Pode ser utilizada para atividades didático-pedagógicas extraclasse e ou no contraturno. É um espaço que contribui para a melhoria da qualidade do ar, aumenta a umidade e ameniza o calor no entorno da escola.  Lavanderia Local onde se lavam e passam peças de vestuário. Sala de secretaria Local de trabalho do secretário escolar e dos funcionários que realizam as funções destinadas a manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos e funcionários. Equipamentos Aparelho de som Equipamento eletroacústico que grava ou reproduz sons, principalmente musicais. Projetor Multimídia (Datashow) Aparelho que utiliza um canhão luminoso para exibir as imagens oriundas de um computador (ou de outro dispositivo que gera imagens) em uma parede ou em um telão. Utilizado habitualmente para apresentações de slides, sequências de fotos, vídeos e etc. Fax Aparelho que transmite dados impressos a longa distância, através de linha telefônica. Máquina fotográfica/Filmadora Dispositivo usado para capturar imagens fotográficas ou em movimentos (vídeo).

8 Cadastro de escola Localização diferenciada Selecionar NÃO SE APLICA

9 Cadastro de escola Escola cede espaço para turmas do Brasil Alfabetizado NÃO Escola abre aos finais de semana para a comunidade. Informar se a escola abre aos finais de semana para a comunidade em atividade constante, ao longo do ano. Se abrir esporadicamente, como festas, selecione NÃO.

10 Cadastro de turma Dias da semana da turma
OBRIGATÓRIO - Informar os Dias da semana que são realizadas atividades na turma. Se remanejou as turmas, após o procedimento clique MENU TURMAS – Editar E INFORME OS DIAS DA SEMANA. Atenção! Com a implementação desse campo houve a necessidade de alterar as regras de horários coincidentes e excluir o campo frequência semanal das turmas de Atividade Complementar e AEE. Turma participante do Programa Mais Educação e Ensino Médio Inovador Selecionar NÃO SE APLICA. Consistência: O campo deve ser aberto e o preenchimento é obrigatório para aqueles que não informaram o tipo de atendimento da turma igual a "Classe Hospitalar" ou "Atendimento Educacional Especializado"

11 Cadastro de aluno Justificar a falta de informação de documentos do aluno Informar a justificativa da escola não preencher o campo de documentação do aluno. Tipo de veículo utilizado no transporte escolar Apenas para TEG (transporte escolar gratuito). Consistência: Campo de preenchimento obrigatório. Consistência: Esse campo deverá ser aberto e o preenchimento obrigatório somente se for informado a opção "Utiliza" no Transporte escolar público (campo 29). Poderá ser informada até 3 opções de transporte..

12 Cadastro de docente Docente com deficiência Tipo de deficiência
Informar se o docente possui deficiência. . Tipo de deficiência Informar o tipo de deficiência que o docente possui. Consistência: Campo de preenchimento opcional. Consistência: Esse campo é aberto e o preenchimento é obrigatório quando for informado que o docente possui deficiência (campo 14). Não deverá ser permitido que as deficiências incompatíveis sejam informadas para o mesmo docente.

13 Cadastro de docente Localização/ Zona de residência
NÃO INFORMAR ENDEREÇO DO DOCENTE - nenhum campo deve ser selecionado. Consistência: Campo de preenchimento opcional.

14 Cadastro de docente Conceitos:
Inclusão de novas opções no campo 25 - Outros cursos - e alteração na carga horária mínima dos cursos de formação continuada de 40 para 80 horas. Conceitos: Educação do campo Quando o curso aborda assuntos relacionados ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida - agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros. Educação ambiental Quando o curso aborda assuntos que objetivam promover processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

15 Cadastro de docente Educação em direitos humanos
Quando o curso é voltado para a capacitação e difusão de informações orientadas à criação de uma cultura universal de direitos humanos, ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para promover, para defender e aplicar os direitos humanos na vida cotidiana. Gênero e diversidade sexual Quando o curso é voltada para a promoção da equidade de gênero e do reconhecimento da diversidade de orientação afetivo-sexual e/ou identidade de gênero, enfrentando o preconceito, a discriminação e a violência relacionados ao sexismo e a homofobia no ambiente escolar. Direitos de criança e adolescente Quando o curso aborda assuntos que buscam combater a violência contra crianças e adolescentes que se manifesta em diferentes formas - física, psíquica, ou simbólica. Situação que demanda esforços sociais e políticas públicas pela condição peculiar de crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, em especial as educacionais. Educação para as relações etnicorraciais e história e cultura afro-brasileira e africana Quando o curso aborda orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.

16 Cadastro de docente Inclusão da opção “Contrato CLT” no campo 27 – Situação funcional/Regime de colaboração/Tipo de vínculo. Contrato CLT - Contrato celebrado entre pessoa física e a escola/secretaria de educação que segue as normas da CLT – Consolidação das Leis de Trabalho e exige a assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social pelo empregador de acordo com o Decreto Lei N.º 5.452, de 1º/5/1943. Consistência: Apenas uma opção deve ser selecionada. Deverá ser habilitada somente para docentes que serão vinculados em turmas de escolas públicas (estaduais, municipais e federais)

17 Cadastro de docente Função que exerce na escola – Auxiliar/ Assistente educacional Profissional que presta apoio ao docente nas turmas de escolarização. Atenção: - Ainda há professor de etapa CEI (0 a 3a11m) sem formação magistério/superior, que enquadra-se neste caso E ESTÁ CURSANDO. - Em outros casos, acompanha o docente titular, especialmente na Etapa Pré (4 a a 5a11m). Consistência: A opção Auxiliar/Assistente Educacional só poderá ser informada quando o Tipo de Atendimento da turma for diferente de "AEE" e "Atividade Complementar".

18 preencher o Encarte Saúde solicitado na coleta 2012.
Antes de fechar o Censo, preencher o Encarte Saúde solicitado na coleta 2012.

19 CONTATO PARA UNIDADES DA DRE-Itaquera:
Atenção Algumas mensagens que eram apresentadas no Educacenso 2011 como erro tiveram sua criticidade reavaliada e passaram a ser erro impeditivo. Exemplos: Ano letivo, Mantenedora de escola privada, local de funcionamento, forma de ocupação do prédio, Água consumida, Escolaridade do docente não informada, Tipo de atividade, Transporte escolar público, Ano de início do curso superior, etc. CONTATO PARA UNIDADES DA DRE-Itaquera: A/C Informática ADM: PRAZO PARA CONCLUSÃO: 20/07/2012


Carregar ppt "Campos Novos e consistências"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google