Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsabella Nuncio Alterado mais de 10 anos atrás
1
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
Profa.Lucia Giraffa PUCRS VIRTUAL
2
Anos 80 do século XX
3
Qual era o contexto? Forte cultura de uso do LOGO e assemelhados
Pouca oferta de software para o contexto brasileiro Pesquisa iniciando ....muitas possibilidades e a Comunidade de IE se organizando Resistência dos professores Medo do computador substituir o professor Desenvolvimento em grupos isolados
4
Anos 90 do século XX
5
Qual era o contexto? Aumenta a oferta de software para o contexto brasileiro Comunidade de IE se estabelece Superestimação do “poder” do software educacional Entendimento da necessidade de equipes interdisciplinares Inicio da “profissionalização” do SE e criação de acervos
6
Século XXI
7
Qual é a situação? Muita oferta de software para o contexto brasileiro
Comunidade de IE consolidada e crescendo de forma diferenciada e criativa Forte incentivo aos repositórios e compartilhamento de resultados SE como elemento articulador de pesquisa robusta em todas os segmentos de Computação WEB como elemento de acesso e divulgação complexidade para se produzir SE
8
O que mudou nestes 20 anos?
9
Mudança de paradigma de ensinar e de aprender .....
Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009 Mudança de paradigma de ensinar e de aprender .....
10
Novas desafios para atender ao público oriundo da Geração Digital ....
Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009 Novas desafios para atender ao público oriundo da Geração Digital ....
13
Necessidade de Repensar a forma de fazermos Educação
* 16/07/96 Necessidade de Repensar a forma de fazermos Educação Um novo perfil de aluno Um novo perfil de professor Produção do conhecimento na era digital Implicações da Cibercultura no cotidiano das pessoas ... *
14
Impacto da utilização das TICs na Educação
* 16/07/96 Impacto da utilização das TICs na Educação Mudança na organização e produção dos materiais de apoio às aulas Facilidade de organizar materiais atualizados e diversificados (personalizados) Mudança no conceito de autoria (autoria “coletiva”) Respeito aos direitos autorais (fotos, textos, músicas, vídeos, ...) *
15
Quais os desafios e oportunidades?
Objetos digitais para aprendizagem na WEB que incentivem a descoberta, autonomia e interação A utilização de dispositivos móveis na educação criou um novo conceito, o chamado Mobile Learning ou m-Learning e isto deve ser contemplado nos projetos. Realidade Aumentada e futura incorporação de outros sentidos Flexibilidade de uso da aplicação (pedagógico)
16
Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009
17
Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009
18
Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009
19
Sugestões de leituras.. A vida Digital Pierre Levy Cibercultura
O que é Virtual? A inteligência coletiva A máquina do universo Tecnologias da Inteligência Nicolas Negroponte A vida Digital
20
Sugestões de leituras (2) ...
HOMO ZAPPIENS- EDUCANDO NA ERA DIGITAL Wim Veen e Ben Vrakking Ed. Artes Médicas 2009 A Revista Educação e Linguagem (ISSN , disponível em do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, dedica sua edição mais recente ao tema “Ensino Superior e Educação a Distância”. Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009
21
Sugestões de leituras (3) ...
A Cultura Digital Autor: Rogério da Costa Editora:PUBLIFOLHA 2008 O Culto do Armador: como blogs, MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores Autor: Andrew Keen Editora: ZAHAR 2009 Don’t Make Me Think – A common sense approach to web usability Autor: Steve Krug Editora: New Riders 2006 The Dumbest Generation – How the Digital Age Stupefies Young Americans and Jeopardizes Our Future Autor: Mark Bauerlein Editora: Tarcher Penguin Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009
22
Locais para visitar ...
23
Obrigada pela oportunidade e
Profa.Lucia Giraffa CEAD 2009 Obrigada pela oportunidade e sucesso a todos ! Abração Lucia
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.