A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento Rosana Romanó Mestre em Engenharia de Produção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento Rosana Romanó Mestre em Engenharia de Produção."— Transcrição da apresentação:

1 A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento Rosana Romanó Mestre em Engenharia de Produção

2 Informação Fatos e a comunicação de fatos Conhecimento Informações com significado

3 Ansiedade de Informação Segundo Richard Wurman, autor do livro Ansiedade de Informação este é o resultado da distância cada vez maior entre o que compreendemos e o que achamos que deveríamos compreender.

4 Ansiedade de Informação Em um ano o americano médio terá lido ou preenchido avisos e formulários, lido 100 jornais e 36 revistas, assistido a horas de TV, ouvido 730 horas de rádio, comprado 20 discos, falado ao telefone quase 61 horas, lido 3 livros e gasto incontáveis horas trocando informações em conversas. Assim, gastamos a maior parte do nosso tempo em vigília com a informação. Linda Lederman

5 Motivação do Ensino Motivar o ensino é relacionar o trabalho escolar aos desejos e necessidades do aluno. É apresentar incentivos que despertem, no aluno, certos motivos que o levarão a estudar. O desafio das escolas hoje é proporcionar um espaço privilegiado para que se experimentem e se desenvolvam as capacidades.

6 O que as pessoas ouvem, esquecem; O que as pessoas vêem, lembram; O que as pessoas fazem, aprendem. Interação

7 Multimídia Comunicação através de múltiplos meios de representação da informação

8 Ao contrário do livro, um meio estático capaz de servir de suporte apenas a representações visuais, os novos meios articulam representações visuais animadas, representações sonoras e o próprio texto escrito, que também pode ganhar movimento. Alguns se referem a esses novos meios como multimídia, hipertexto e hipermídia. Multimídia

9 Sistema hipertextual Navegação não-linear O usuário define sua própria seqüência de leitura. Multimídia

10 Uma outra vantagem da construção de imagens virtuais através da computação gráfica é a possibilidade de simulação Tela do computador laboratório experimental. Ex: fenômenos físicos e químicos, com o intuito de representar como a natureza se comporta sob determinadas condições. Multimídia

11 O que vejo como contribuição real da mídia digital à educação é a flexibilidade que pode permitir que cada indivíduo descubra seus próprios caminhos pessoais ao aprendizado. Seymour Papert

12 O professor passa a ser um orientador, aquele que fomenta o desequilíbrio cognitivo do aluno na busca de um reequilibro em um nível cognitivo mais elevado. Estimular e intensificar o desejo de aprender do aluno; Papel do professor Qual é o papel do professor?

13 EDUCAÇÃO OU FORMAÇÃO PESSOAL + RECURSOS DE COMUNICAÇÃO E CULTURA Educomunicação Ex: uma rádio interna tendo a programação feita pelos alunos, ou a produção de jornais no processo educativo. Designa projetos que formam para a cidadania utilizando a produção de jornais, vídeos, ou qualquer outro meio de comunicação. Promove a reflexão e da percepção crítica sobre os meios de comunicação.

14 Softwares de Autoria Espécie de "oficina de criação", equipado com diversas ferramentas que permitem o desenvolvimento de projetos multimídia. PERSONALIZAÇÃO! Alunos e professores não precisam se adaptar aos softwares fechados e podem criar seus próprios conteúdos

15 Projeto Compre bem, pague menos A Alfabetização Financeira a favor da Comunidade e da Cidadania 3.ª série do Ensino Fundamental profa. Márcia Os alunos apresentaram orientações aos consumidores sobre notas fiscais, nosso dinheiro, como utilizá-lo adequadamente diante dos desejos e reais necessidades.

16 Formação na Era Digital Os processos de aprendizagem se tornam mais ricos e mais proveitosos em termos do principal objetivo a que se propõem, que é a produção e o compartilhamento do conhecimento. Aprendizado mais centrado nos alunos. Alunos, professores e pais colaborando. Preparação para um ambiente de tecnologia. Criação de aprendizes para a vida inteira.

17 Bibliografia HOLSINGER, Erik. Como funciona a multimídia - Quark do Brasil, São Paulo, 1994 LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999; LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência – o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993; LITWIN, Edith. Tecnologia Educacional – Política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995; LITWIN, Edith. Educaçào à Distância. Porto Alegre: Artes Médicas,2000. PAULA FILHO Wilson de Pádua. Multimídia: Conceitos e Aplicações Rio de Janeiro, LTCE S.A, PRETTO, Nelson. Uma escola com/sem futuro – educação e multimídia, São Paulo: Papirus, SUPERINTERESSANTE. São Paulo: Abril.2001, especial Educação Digital. TAPSCOTT, D. Geração digital - A crescente e irreversível ascensão da geração Net - São Paulo: Makron Books do Brasil, 1999 WURMAN, RichardS. Ansiedade de Informação - tradução Virgílio Freire - Sào Paulo: Cultura Editores Associados, 1991.

18 Rosana Romanó


Carregar ppt "A Multimídia Permitindo a Construção do Conhecimento Rosana Romanó Mestre em Engenharia de Produção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google