Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmily Luciano Alterado mais de 10 anos atrás
1
estruturando As tecnologias práticas pedagógicas
© maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
2
CENÁRIO I O laboratório escolar © bonilla mas.. pode copiar tudo
3
“escutar adequadamente
conhecimento científico “escutar adequadamente a voz da natureza” sala de aula trasmissão “ideologia do ver” – observação e experimentação © bonilla mas.. pode copiar tudo
4
requer dos alunos o seguimento de instruções
Laboratório tendência escolar percepção da criança como pensador concreto, dependente da observação direta e da experiência real para raciocinar Santos, 1999:61 rotinas pré-programadas requer dos alunos o seguimento de instruções realização de medidas manipulação de equipamentos preparação de montagens © bonilla mas.. pode copiar tudo
5
dispositivos analógicos
grandezas físicas contínuas grandezas análogas a um outro conjunto de variáveis contínuas ou discretas © bonilla mas.. pode copiar tudo
6
Laboratório visualização lógica da representação imagem adere ao real
projeção alinhados, no espaço e no tempo, o objeto, a imagem e o sujeito Couchot (1993, p. 40) © bonilla mas.. pode copiar tudo
7
As tecnologias da informação
CENÁRIO II As tecnologias da informação e comunicação e a educação © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
8
Laboratório Instrumentalidade aplicativos jogos
Em muitas práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias o coneceito de educação continua sendo o mesmo, só que bem mais potencializado. De um lado os que sabem (transmitindo informação) de outro lado os que não sabem, consumindo as informações que vem de longe... aplicativos jogos ensina o que o aluno já sabe... © bonilla mas.. pode copiar tudo
9
Laboratório Ambientes virtuais complemento assimilação-transmissão
motivação assimilação-transmissão Em muitas práticas pedagógicas que utilizam as tecnologias o coneceito de educação continua sendo o mesmo, só que bem mais potencializado. De um lado os que sabem (transmitindo informação) de outro lado os que não sabem, consumindo as informações que vem de longe... produção centralizada de conteúdos © bonilla mas.. pode copiar tudo
10
"Internet é para fazer pesquisa!"
pesquisa = cópia da rede © bonilla mas.. pode copiar tudo
11
Laboratório softwares educativos "pedagogização" animações som cor
movimento representação "pedagogização" © bonilla mas.. pode copiar tudo
12
broadcasting presa às velhas concepções a educação alguma diferença?!
Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem – folha 12/0999 alguma diferença?! broadcasting © pretto e bonilla mas.. pode copiar tudo
13
© pretto e bonilla mas... pode copiar tudo
14
currículo Instrumento de ensino... recurso didático-pedagógico
capacitação operativa dos profissionais animadoras da velha educação educação continua como está auxiliares evolução dos livros didáticos e dos retroprojetores currículo © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
15
CENÁRIO III redes na escola
© maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
16
listas de discussão @ w w w
© maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
17
Salve as Praias redes DE escolas Kidlink CCUM Escola do futuro
© maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
18
processos de aprendizagem (alunos, professores e instituição)
colaboração entre professores e alunos troca de experiências e idéias redes dinâmicas criativas e transformadoras NAS escolas processos de aprendizagem (alunos, professores e instituição) produção de informação, conhecimento e cultura © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
19
NOVA Sala de aula... Na sala de aula interativa a aprendizagem se faz com a dialógica que associa emissão e recepção como pólos antagônicos e complementares na co-criação da comunicação e da aprendizagem. Silva, 2000 NOVAS redes de ensino-aprendizagem © bonilla mas.. pode copiar tudo
20
Infra-estrutura Condição necessária mas insuficiente...
© bonilla mas.. pode copiar tudo
21
Instrumento/Ferramenta
tecnologias Instrumento/Ferramenta X abaixo a idéia de ferramenta! Fundamento a caminho das comunidades de aprendizagem © pretto e bonilla mas... pode copiar tudo
22
comunidades de aprendizagem
novos coletivos novos hábitos, valores, costumes e comportamentos relações intelectuais, sociais e afetivas horizontalidade virtuais comunidades de aprendizagem presenciais auto-organização membros promovem trocas interativas, discutem, trocam informações, constroem conhecimentos formação de inteligências coletivas © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
23
Democratização do uso... © prettp mas.. pode copiar tudo
24
compartilhamento de mundos virtuais e de universos de significado
simulação lógica da figuração imagem ejetada do real reinicializável cibercultura manipulável acessível compartilhamento de mundos virtuais e de universos de significado
25
simulação complexidade imaginação
26
interpretações do mundo
experiências científicas pensamento formulação de hipóteses
27
© gec mas.. pode copiar tudo
28
Organização Curricular
© maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
29
. formação de cidadãos ativos e autônomos governo federal faculdades
ONGs governos municipais . inclusão digital ativa e contextualizada escolas iniciativa privada . fortalecimento do tecido social universidades governos estaduais . produção de cultura e conhecimento © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
30
possibilidades transbordamento @ sociais pedagógicas culturais
Caio\df 14:54:06 reservadamente fala com Tânia - É muito bom saber que nossa cidade esta sendo bem cuidada, sou de Ijui mas estou morando em Brasília... Doctor Doom...® 14:54:20 fala com mabs Hummmm......de que escola vcs sao???? Fernanda 14:54:26 fala com Caio\df Eu tenho 12 e estamos falando de um filme que assistimos possibilidades sociais transbordamento pedagógicas culturais tecnológicas @ políticas científicas © maria helena bonilla mas.. pode copiar tudo
31
Maria Helena Silveira Bonilla
fone: (71)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.