A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espaço-tempo e tecnologias no ensino das Ciências Naturais: em questão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espaço-tempo e tecnologias no ensino das Ciências Naturais: em questão"— Transcrição da apresentação:

1 Espaço-tempo e tecnologias no ensino das Ciências Naturais: em questão
o laboratório e a simulação Maria Helena Bonilla Faced/UFBA

2 “escutar adequadamente
conhecimento científico “escutar adequadamente a voz da natureza” observar e reconhecer dados de forma adequada sala de aula meios de comunicação

3 sala de aula a melhor maneira dos alunos
aprenderem ciência é fazendo ciência o ensino deve basear-se em experiências que lhes permitam investigar e reconstruir os principais descobrimentos científicos “ideologia do ver” – observação e experimentação o conhecimento científico está embasado na aplicação rigorosa do método científico seguir os passos dos cientistas, enfrentar os mesmos problemas que eles para encontrar as mesmas soluções

4 Laboratório “o” processo de trabalho dos cientistas
experiência surge, quase sempre, como algo episódico, ligado a um cientista personalizado e ignorando os contextos sociais, tecnológicos e culturais da produção científica Santos (1999, p. 59)

5 requer dos alunos o seguimento de instruções
Laboratório tendência escolar rotina de ensino condiciona os alunos a associarem, sistematicamente, ciência com experimentação rotinas pré-programadas requer dos alunos o seguimento de instruções sentido do fazer, sem saber porquê e para quê manipulação de equipamentos realização de medidas preparação de montagens

6 Laboratório tendência escolar sobrestima subestima
reflexões sobre como as investigações se relacionam com as idéias desenvolvidas fazer laboratorial papel da experimentação controlada para transformar, mais ou menos automaticamente, uma hipótese numa conclusão (confirmação de idéias) a criatividade e a imaginação humana que estão na base da construção científica papel da experimentação na superação de obstáculos direções metodológicas

7 Laboratório tendência escolar mito
isomorfismo entre as metodologias de produção (método do trabalho científico) e de transmissão da ciência (método de ensino) o trabalho experimental é a solução para os problemas de aprendizagem, está relacionado com a percepção da criança como pensador concreto, dependente da observação direta e da experiência real para raciocinar mito Santos (1999, p. 61)

8 dispositivos analógicos
Laboratório tecnologias grandezas físicas contínuas grandezas análogas a um outro conjunto de variáveis contínuas ou discretas dispositivos analógicos

9 Laboratório espaço-tempo lógica da representação imagem adere ao real
simplificação imagem adere ao real desenraizamento projeção retrovisão e previsão visualização alinhados, no espaço e no tempo, o objeto, a imagem e o sujeito Couchot (1993, p. 40)

10 novas concepções epistemológicas
o conhecimento científico não se extrai da realidade a ciência não é um discurso sobre o real A ciência é um processo socialmente definido de elaboração de modelos para interpretar a realidade. As teorias científicas não são saberes absolutos e positivos, e sim aproximações relativas, construções sociais que longe de “descobrir” a estrutura do mundo, ou da natureza, a controem ou a modelam. Pozo (1998, p. 24)

11 novas concepções epistemológicas simulação
revolução na forma de fazer ciência e concebê-la construção de modelos, e a partir deles simulação de certos fenômenos comprovando seu grau de ajuste ao que conhecemos da realidade aprender ciências tarefa de comparar e diferenciar modelos, e não de adquirir saberes absolutos e verdadeiros

12 dispositivos digitais
simulação tecnologias códigos discretos arbitrários dispositivos digitais

13 simulação espaço-tempo lógica da simulação virtual
a imagem numérica não representa o mundo real, ela o simula, o reconstrói, fragmento por fragmento, propondo dele uma visualização numérica que não mantém mais nenhuma relação direta com o real, nem física, nem energética Couchot (1993, p.42) virtual imagem ejetada do real

14 simulação complexidade imaginação

15 interpretações do mundo
experiências científicas pensament o formulação de hipóteses

16 compartilhamento de mundos virtuais e de universos de significado
simulação espaço-tempo a simulação diz respeito não a imagens fixas, textos ou tabelas numéricas, mas a dinâmicas complexas. A capacidade de variar com facilidade os parâmetros de um modelo e observar imediata e visualmente as conseqüências dessa variação constitui uma verdadeira ampliação da imaginação Lévy (1999, p.166) reinicializável cibercultura manipulável acessível compartilhamento de mundos virtuais e de universos de significado

17 topologia do sujeito, da imagem e do objeto
simulação espaço-tempo topologia do sujeito, da imagem e do objeto as fronteiras entre os três atores da representação se esbatem. Eles se desalinham, se interpenetram, se hibridizam. A imagem torna-se imagem-objeto, mas também imagem-linguagem, vaivém entre programa e tela, entre as memórias e o centro de cálculo, os terminais; torna-se imagem-sujeito, pois reage interativamente ao nosso contato, mesmo a nosso olhar: ela também nos olha. O sujeito não mais afronta o objeto em sua resistência de realidade, penetra-o em sua transparência virtual, entra no próprio interior da imagem. Couchot (1993, p.42)

18 simulação tendência escolar animações motivação ferramentas de ensino
distante da maioria das escolas brasileiras ferramentas de ensino motivação animações demonstração sites

19 tensões real/virtual abstrato/concreto Laboratório simulação analógico/digital continuum

20 tensões com a modelação sistêmica e o computador digital,
entramos no admirável mundo da simulação. A tensão entre o digital (matemático ou teórico) e o analógico (material ou experimental) torna-se vertiginosa, o abstrato concretiza-se, aproximam-se real e virtual, complexifica-se a articulação entre o concreto e o abstrato tensões Tenório (1998, p.102) as simulações produzidas com auxílio de computador, que são ao mesmo tempo teóricas e experimentais, abstratas e concretas, analógicas e digitais, criam o real através do virtual, fazendo da abstrata realidade virtual uma concreta virtualidade real Tenório (1998, p.104)

21 Laboratório possibilidades a hipótese não está separada
da experiência, intervém ativamente na sua preparação dar resposta ao que não se sabe instrumentos de observação (tecnologias) relacionadas com a experimentação, constituem aspectos muito importantes da preparação da experimentação Santos (1999, p. 60) envolve idéias sobre observações e fenômenos, a análise e interpretação dos resultados, a reflexão sobre as implicações destes e a avaliação da qualidade das evidências que suportam as conclusões obtidas

22 Laboratório e simulação
possibilidades concepções alternativas tecnologias observação reflexiva preconceitos transbordamento hipóteses pressupostos idéias modelos virtual imaginário teorias


Carregar ppt "Espaço-tempo e tecnologias no ensino das Ciências Naturais: em questão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google