A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Construtoras já se atualizam tecnologicamente, substituindo walkie-talkies e computadores de mesa por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Construtoras já se atualizam tecnologicamente, substituindo walkie-talkies e computadores de mesa por."— Transcrição da apresentação:

1 USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Construtoras já se atualizam tecnologicamente, substituindo walkie-talkies e computadores de mesa por smartphones e tablets, mas esbarram em problemas técnicos e de capacitação dos profissionais. Marina Zilio - Seminário Interno 2012/2

2

3 Uso da TI na Construção Civil Equipamentos de comunicação como rádios e celulares ja compõem o kit básico de engenheiros, mestres e encarregados. Atualmente são raros canteiros que não disponham de ao menos um computador para controle e gestão de processos e de uma camera digital. Já existem construtoras se atualizando, mas esse movimento ainda é muito sutil no Brasil.

4 Uso da TI na Construção Civil Como todas as informações do projeto são digitais, toneladas de softwares incríveis foram criados para fazer o projeto da melhor e mais eficiente maneira. A troca de informação é digital, até o ponto onde a construção real tem lugar, aí na maioria das vezes tudo que era digital passa a ser impresso.

5 Resistência cultural; Falta de visão do uso estratégico da tecnologia; Dificuldade de acesso à internet em certas localidades; Carência de dispositivos desenvolvidos especialmente para atender a realidade das obras; No geral a utilização da TI é bastante baixa por motivos como:

6 Benefícios da Utilização da TI Redução de tempo e custo Eliminação de retrabalhos Automatização de processos e controles Redução do ciclo de execução de tarefas Redução do uso de papel

7 Tecnologias que podem ser utilizadas Identificador por Radiofrequência; Estação total digital; Scanner 3D; Tablets e Smartphones;

8 Contras da utilização da TI É preciso tomar cuidado pois tais equipamentos podem se transformar em indutores de acidentes, especialmente quando não são projetados para atender as necessidades de um canteiro de obras. Novas formas de interação com essas ferramentas estão sendo desenvolvidas, instrumentos que funcionam por sistemas de reconhecimento de voz, por exemplo, mas tais tecnologias ainda não estão disponíveis no Brasil.

9 Bibliografia Revista Téchne – Maio de


Carregar ppt "USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL Construtoras já se atualizam tecnologicamente, substituindo walkie-talkies e computadores de mesa por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google