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Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha.

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1 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria de Avaliação Institucional - SAI Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior

2 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Visão Geral sobre os princípios que norteiam a Avaliação Institucional na Educação Superior Apresentação das formas de avaliação institucional vigentes no âmbito das Instituições de Educação Superior Objetivos da Apresentação

3 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 A avaliação da Educação está prevista na Constituição Federal, como uma obrigação de Estado Não se trata, portanto, de imposição de Programa de Governo Art O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:... VII - garantia de padrão de qualidade de ensino. Aplica-se a todos os níveis de Ensino Educação envolve Ensino, Pesquisa e Extensão Pressupostos da Avaliação da Educação

4 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 A avaliação no âmbito educacional é dirigida à instituição e aos seus atores Instituição: basicamente, são avaliados os propósitos e a estrutura organizacional da instituição Atores: são avaliados dirigentes, corpo docente, corpo técnico- administrativo, corpo discente Objetos da avaliação no âmbito educacional

5 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 A avaliação dos atores baseia-se nos seguintes pressupostos: Entre membros do corpo funcional da instituição, a avaliação é efetuada entre pares, ainda que nem sempre ocupando posições no mesmo nível hierárquico A avaliação do membro externo (discente) é efetuada pelos membros do corpo funcional (função atribuída ao docente) A avaliação examina atitudes, habilidades, competências e conhecimentos próprios da posição ocupada pelos atores Objetos da avaliação no âmbito educacional

6 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 A avaliação institucional baseia-se nos seguintes pressupostos: A avaliação é efetuada entre membros dos corpos funcionais das diferentes instituições, esses também pares entre si A avaliação é a base das ações regulatório- supervisórias sobre a Educação, as quais são exercidas pelo poder público Regulação e supervisão: Credenciamento (de instituições) Autorização de funcionamento (de cursos) Reconhecimento da validade (de cursos) Objetos da avaliação no âmbito educacional

7 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 A avaliação institucional é regida por legislação própria, em seus diversos níveis No caso da Educação Superior, as instituições públicas federais e as instituições privadas são submetidas à legislação de âmbito federal Sistema Federal de Educação Superior: IFES + sistema privado Instituições estaduais são submetidas à legislação própria no âmbito estadual, respeitados os princípios constitucionais A Legislação da Avaliação Institucional

8 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Forma atual de efetuação da avaliação na Educação Superior é definida pela lei que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES A forma da avaliação decorre de Programa de Governo, tendo sido proposto o SINAES dentro de período de mandato do atual governante A proposição é de que o SINAES, futuramente, venha a ser estendido a todos os níveis de Educação, sendo um sistema de avaliação A Legislação da Avaliação Institucional

9 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Foco no subsídio à captação de informações para geração de políticas educacionais. Respeito à diversidade das instituições atuantes em educação superior (IES). Integração da Avaliação da Educação Superior em todos os seus níveis (graduação e e pós-graduação). Instrumentos e procedimentos de avaliação são geridos por comissões especificamente constituídas pelo poder público, localizadas junto ao MEC (ex.: CONAES, CTAA, comissões assessoras do Enade, CTC, comissões de avaliadores) Pressupostos do SINAES

10 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Formas de avaliação da Educação Superior no SINAES: Avaliação Institucional (Organizacional) Auto-avaliação institucional Avaliação institucional externa (avaliadores Inep) Avaliação dos Cursos de Graduação: ACG - avaliação externa de cursos de graduação (avaliadores Inep) ENADE (avalia os cursos indiretamente, através da avaliação direta dos alunos) Avaliação dos Programas de Pós-Graduação: Avaliação de Programas de Pós-Graduação (avaliadores CAPES) Quais os instrumentos de avaliação do SINAES ?

11 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Auto-Avaliação Institucional orientada Inspiração em experiências anteriormente efetuadas em IES públicas (PAIUB) Participação de toda a comunidade (docentes, técnicos, administradores e discentes) Avaliação Institucional Externa A ser efetuada por avaliadores externos, conforme instrumentos e procedimentos normatizados pela CONAES Examina documentos próprios exigíveis da IES, inclusive, a documentação gerada pela própria Auto-Avaliação Institucional Os Instrumentos de Avaliação do SINAES

12 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 A avaliação institucional das IES compreende, em grande parte, a avaliação dos documentos gerados para a gestão acadêmica e para a gestão administrativa das instituições educacionais No caso da Educação Superior, a gestão acadêmica pauta-se pelos seguintes documentos obrigatoriamente elaborados pela IES: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Projeto Pedagógico Institucional (PPI) Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) Estatuto Regimentos (Geral e Específicos) Normatizações dos órgãos colegiados Avaliação Institucional Externa

13 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Missão e PDI (5) Ens/Pesq/Ext e PPI (35) e PPI (35) Resp Social RS (5) Comunicação Sociedade(5) Comunicação Sociedade (5) Polít Pessoal GP (20) Polít Gestão GI (5) Infra-estrutura(10) Avaliação CPA/INEP(5) Avaliação CPA/INEP (5) Polít Atend. Discente (5) Polít Financ. (5)ESTRATÉGIAINSTITUCIONAL(45)ORGANIZAÇÃOGESTÃO(40)SATISFAÇÃO À SOCIEDADE (15) Dimensões da Avaliação Institucional Externa (Lei Fed. nº10.861/2004-SINAES e Port. MEC nº 300/2006)

14 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Avaliação de Cursos de Graduação (ACG) Examina as propostas contidas nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação (PPCs) e verifica basicamente o cumprimento de duas condições: A compatibilidade da proposta contida no PPC com os padrões de qualidade considerados aceitáveis para o tipo de curso e de contexto de oferta realizados A constatação de que a proposta contida no PPC seja efetivamente efetuada na realidade do dia-a-dia de funcionamento do curso Os Instrumentos de Avaliação do SINAES

15 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 (Lei Fed. nº10.861/2004-SINAES e Port. MEC nº 563/2006) curso Categorias de Avaliação de Cursos de Graduação Coordenação e Colegiado PPC Estágio, TCC e AC Laboratórios & instalaçõesespeciais Perfil docente e atuação no curso Atuação dos Técnico-Administrativos Biblioteca Atenção aos Discentes Org. Didático- Pedagógica (40) Corpos docente, TA e discente (35) Instalações Físicas (25)Enade

16 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes O Enade é um exame destinado a avaliar cursos de graduação de forma indireta, a partir do desempenho dos seus estudantes Sendo uma forma de avaliação diretamente aplicável aos discentes, que são atores no cenário da Educação Superior, o Enade baseia-se na avaliação de atitudes, habilidades, conhecimentos e competências As provas do Enade são elaboradas de modo a se poder avaliar, questão a questão, as diversas atitudes, habilidades, conhecimentos e competências que devem ser desenvolvidos pelo estudante ao longo da realização do seu curso (por isso, é aplicável ao ingressante e ao concluinte) Enade – avaliação indireta de cursos (graduação)

17 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Avaliação do CHA: Atitude – predisposição à execução de alguma atividade com determinado padrão de recorrência. Habilidade – domínio do uso do intelecto (eventualmente, agregado à destreza) de modo a executar tarefas específicas. Competência – capacidade de execução de atividades compostas pela execução de várias tarefas (requerendo, portanto, a presença de múltiplas habilidades ). Enade – Avaliação de Atores do Processo Educacional Enade – Avaliação de Atores do Processo Educacional

18 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 A formação da competência supõe a assimilação de saberes e requer a existência de habilidades e a presença de atitudes previamente desenvolvidas Habilidade Atitude + Formação da Competência Assimilação de Conhecimento + Enade – Avaliação de Atores do Processo Educacional Enade – Avaliação de Atores do Processo Educacional =

19 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Princípio da divisão de tarefas: Quem decide não deve avaliar; quem avalia não deve julgar. Conseqüência: separação formal de atividades entre quem avalia (Inep, CAPES) e quem julga (SESu, SETec, CNE), instâncias regulatórias- supervisórias. Executada por visitações de comissões de avaliadores As visitas de avaliadores destinam-se à verificação in loco das propostas contidas nos documentos próprios gerados pela IES A Execução da Avaliação Externa

20 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Fluxo do processo: autorizações e reconhecimentos Avaliação de Cursos de Graduação (ACG) SESU/SETEC INEPSEED Avaliador Solicitação Informações Ato Autorizativo Recurso CTAA Fonte: MEC

21 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Fluxo do processo: (re-)credenciamentos de IES Avaliação Institucional Externa Fonte: MEC SESU/SETEC INEPSEED CNE Ministro Avaliador Solicitaçã o Informações CTAA Recurso

22 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 SINAES: Documentos para a Avaliação Forma de Avaliação Instrumento SINAES Documentação da IES Visita de Avaliação de Curso Instrumento de ACGPPC, PPI e PDI Exame de Estudantes EnadeRegistros de Alunos e Preenchimento dos Questionários Visita de Avaliação Institucional Instrumento de AIEPDI, PPI, PPCs, documentação da PG, Estatuto, Regimentos, Normatizações, etc. Auto-Avaliação Institucional Roteiro da AAIProjeto e Relatórios de Auto-Avaliação gerados pela IES

23 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 O MEC disponibiliza 3 índices para acompanhamento da Qualidade da Educação Superior pela sociedade: Graduação: Conceito Preliminar de Curso de graduação (CPC), divulgado pelo Inep, e composto por 3 parcelas: Conceito-geral do Enade Conceito-IDD do Enade Insumos ofertados pelo curso Pós-Graduação: Conceito dos Programas de Pós- Graduação (divulgado pela CAPES). Institucional: Índice Geral de Cursos (IGC), referente à IES, consolidado e divulgado pelo Inep, e calculado como a média entre a média dos CPCs de seus cursos de graduação e a média dos conceitos dos seus programas de pós- graduação. Como é consolidada a avaliação do SINAES ?

24 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 O Conceito Preliminar de Curso – CPC é gerado a partir dos 3 índices considerados, com a seguinte ponderação: Nota do Enade (peso 40%); IDD do Enade (peso 30%); IDD das condições de oferta - Insumos (peso 30%) Nenhum curso pode ser considerado de excelência (CPC = 5) caso, em algum dos 3 índices, o curso tenha obtido nota menor ou igual a 0,9 (correspondente a conceito 1). Neste caso, o curso atinge, no máximo, o conceito 4 (quatro). Tendo em conta essas duas instruções, gera-se o CPC de curso, conforme a classificação da escala de valores de 1 a 5 Geração do CPC

25 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Os Insumos considerados no cálculo do CPC Detalhamento dos Insumos (30%)Distribuição dos Pesos Questio nário Infra-estrutura e instalações físicas - os equipamentos disponíveis são suficientes para o número de estudantes (aulas práticas) 10,2% Recursos didático-pedagógicos - os planos de ensino contêm todos os seguintes aspectos: objetivos; procedimentos de ensino e avaliação; conteúdos e bibliografia da disciplina. 27,1% Cadastro Corpo docente - percentual de professores (no mínimo) doutores no curso 38,9% 62,7% Corpo docente - percentual de professores que cumprem regime parcial ou integral (não horista) no curso 23,8%

26 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 O Índice Geral de Cursos – IGC de uma IES é gerado a partir de 2 índices, com a seguinte ponderação: Índice referente ao valor médio dos CPC dos cursos de graduação da IES, denominado conceito média da graduação Índice referente ao valor médio das notas dos programas de pós-graduação Ambos os índices são ponderados pelo número de estudantes em cada curso de graduação ou programa de pós-graduação. Geração do IGC

27 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Índice referente ao valor médio das notas dos programas de pós-graduação Programas de pós-graduação com conceito inferior a 3 não são considerados para o cômputo do índice referente à pós-graduação De acordo com a formulação utilizada, 1 aluno de mestrado de um programa de pós- graduação nota 3 é equivalente a 1 aluno de graduação; 1 aluno de mestrado de um programa nota 4 é equivalente a 2 alunos de graduação; e 1 aluno de mestrado de um programa nota 5 é equivalente a 3 alunos de graduação. Tendo em conta essas instruções, gera-se o IGC da IES, sendo convertido conforme a classificação da escala de valores de 1 a 5. Geração do IGC

28 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Primeiramente, verificar quais são as instituições ou quais de seus cursos necessitam melhorar urgentemente as suas condições de oferta, para atingirem um patamar minimamente aceitável. Em segundo lugar, oferecer à sociedade subsídios para melhor exercer o seu direito de escolha a cursos e instituições de melhor qualidade. A atribuição ao Estado da função de zelar pela Qualidade da Educação é definida pela própria Constituição Federal. Para poder exercer esta função constitucional, o Estado avalia e regula a Educação. Qual o propósito dos índices de avaliação CPC e IGC?

29 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 O que acontece com cursos e IES cujo desempenho não foi considerado satisfatório pelo MEC ? O MEC irá exigir que passem por um processo de melhoria, sob supervisão da SESu (órgão do MEC responsável pela regulação da Educação Superior), a fim de continuarem credenciados (IES) ou reconhecidos (cursos) oficialmente pelo Estado. Propósito básico do processo supervisório é suscitar a melhoria da qualidade !! (Fechar cursos e descredenciar IES não é o foco)! Como o Estado exerce a função de supervisão ?

30 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 O processo de supervisão baseia-se em... Assinatura de termo próprio entre o MEC e a IES pelo qual esta se compromete, dentro de um determinado prazo, a prover as melhorias que tenham sido apontadas pela comissão de avaliadores e que tenham sido acatadas pelo órgão regulador (SESu). Visita inicial de avaliadores dos órgãos que executam a avaliação pelo MEC para averiguação das condições de oferta in loco. Realização de nova(s) visita(s) de comissão (comissões) de avaliadores para verificação do cumprimento do termo acordado. Como é efetuado o processo de supervisão ?

31 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 O processo avaliativo deve ser encarado pelas IES menos pelo seu aspecto de base ao regulatório- supervisório e mais como uma oportunidade mudança Oportunidade mudança: avaliação como parte do ciclo PDCA Planejar Executar Avaliar Corrigir Como deve ser encarado o processo avaliativo ?

32 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Como deve ser encarado o processo avaliativo ? (re) Planejar (re) Executar Avaliar Corrigir Ambiente Interno à Instituição Publicizar Supervisionar Regular Ciclo PDCA Ciclo Credencial P: Avaliar o quê ? R: Os processos institucionais ! Ambiente Externo à Instituição

33 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 PDI Documentos a serem avaliados PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional PPI – Projeto Pedagógico Institucional PPC – Projeto Pedagógico de Curso (Graduação)

34 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 O PDI é um instrumento de planejamento institucional da IES, composto por um conjunto de documentos, entre os quais, destaca-se o PPI O PDI é imposto pela legislação educacional de modo a exigir das IES a realização do planejamento institucional em forma documental e relativamente padronizada O PDI deve explicitar as opções filosóficas e organizacionais de interesse interno (para a gestão acadêmica e administrativa e para a auto-avaliação) e externo (para a avaliação por órgãos externos) Também tem uma de suas origens nos pressupostos do Planejamento Institucional, sendo, de algum modo, similar ao nível de planejamento estratégico realizado pelas instituições PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional

35 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 O PDI é um instrumento de planejamento institucional da IES, composto por um conjunto de documentos, entre os quais, destaca-se o PPI O PDI é imposto pela legislação educacional de modo a exigir das IES a realização do planejamento institucional em forma documental e relativamente padronizada O PDI deve explicitar as opções filosóficas e organizacionais de interesse interno (para a gestão acadêmica e administrativa e para a auto-avaliação) e externo (para a avaliação por órgãos externos) Também tem uma de suas origens nos pressupostos do Planejamento Institucional, sendo, de algum modo, similar ao nível de planejamento estratégico realizado pelas instituições PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional

36 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Refere-se à explicitação dos elementos norteadores da vida da instituição: Missão Valores cultuados Definição da filosofia de condução institucional Inclusive quanto à definição do perfil de seus colaboradores Definição da forma de atuação na sociedade Definição do foco concentrador da IES Engloba o PPI (Projeto Pedagógico Institucional) PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional

37 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Refere-se à explicitação do plano de ação da instituição dentro da dimensão tempo: Proposta de oferta de seus produtos (de graduação, pós-graduação e de extensão) na dimensão tempo Explicitação de recursos a prover e gerir para que esta oferta seja concretizada PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional

38 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Refere-se à explicitação das formas de organização da instituição: Organização didático-pedagógica Modos de organização dos currículos? Grau de autonomia didático-pedagógica? Organização administrativa Unidades? Departamentos? Centros? Grau de autonomia administrativa Utilização de recursos de infra-estrutura e patrimônio em geral Prédios, laboratórios, bibliotecas, áreas livres Estrutura econômico-financeira Formas de sustentação Relação entre receitas, despesas e investimentos PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional

39 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Sua elaboração supõe: a percepção das características de ação o histórico de atuação institucional as origens da instituição as formas de relacionamento com a sociedade em que atua e com as instituições congêneres PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional

40 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Refere-se à forma de atuação pedagógica da instituição: Sendo instituições educacionais, a questão da forma de atuação pedagógica constitui-se num dos elementos de definição mais importantes do PDI de uma IES Se o objeto de trabalho de uma instituição é a educação, é de se supor que a questão pedagógica esteja no foco principal de sua atenção e, portanto, do seu planejamento institucional Assim, o PPI é o documento que explicita o foco principal da proposta de modo de atuação da IES PPI - Projeto Pedagógico Institucional

41 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Exemplos de opções pedagógicas das IES: Foco no aprendizado versus no ensino Ensino de matiz positivista versus construtivista Formação baseada em atividades de ensino-aprendizado disciplinares versus formação baseada em projetos do tipo aprender fazendo Foco das atividades de ensino-aprendizado em conteúdos versus foco em habilidades- atitudes-competências PPI - Projeto Pedagógico Institucional

42 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Exemplos de opções pedagógicas das IES: Formação hands-on versus cientificista Formação de massa versus formação individualizada Formação para o decidir versus formação para o executar Formação profissional precoce versus opção pela formação profissional postecipada PPI - Projeto Pedagógico Institucional

43 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 O PPC é bem mais que uma grade curricular (na verdade, a grade é apenas 1 dos elementos do PPC) O PPC é o instrumento que, alinhado ao PPI, deve explicitar o propósito do curso, baseado na observância da Legislação Educacional vigente O PPC compõe-se dos seguintes elementos: Descrição do Perfil do Egresso (Profissional) que se deseja formar Delimitação do campo de atuação do egresso, com base nos conteúdos curriculares abordados Delimitação das competências profissionais adquiridas, com base nos conteúdos curriculares e no desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes PPC – Projeto Pedagógico de Curso (Graduação)

44 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Conclusões O SINAES é um sistema de avaliações, porquanto utiliza diferentes formas de verificação da situação encontrada nas IES e em seus cursos. As formas de avaliação que atingem mais diretamente os gestores de cursos são a Avaliação de Cursos de Graduação por visitação e o Enade. As formas de avaliação que atingem mais diretamente o dirigente de IES são a Auto-Avaliação Institucional e a Avaliação Externa Institucional. As funções de avaliação, regulação e supervisão são separadas no contexto da legislação educacional. A intenção primária do processo regulatório- supervisório é a da garantida da qualidade, não a punição ou a repressão. A melhoria da qualidade deve ser obtida pela integração da avaliação ao planejamento e replanejamento de atividades, dentro da lógica do ciclo PDCA.

45 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Seminário PROGESP - Capacitação em Avaliação UFRGS – 17/10/2008 Avaliação Institucional no Contexto da Educação Superior Equipe da SAI – Secretaria de Avaliação Institucional: Prof. Dr. Gilberto Dias da Cunha Titular da Secretaria de Avaliação Institucional - UFRGS Membro da Comissão Geral de Assessoramento das Engenharias / INEP Coordenador da Comissão de Assessoramento do Grupo VI das Engenharias (Enade) TAE Débora Trindade DeAngelis Ramal TAE Rejane Conceição da Silva Ramal


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