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Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática – Núcelo de Aprendizagem Virtual Professor: Lafayette B. Melo Informação.

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2 Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática – Núcelo de Aprendizagem Virtual Professor: Lafayette B. Melo Informação na Internet Objetivo: possibilitar ao participante do mini-curso um conjunto de reflexões e práticas adequadas para uso do computador na busca e pesquisa de informações educacionais questionamentos e práticas na educação

3 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB A busca de informação na Internet hoje é tão importante para a ciência que será necessária uma ciência de busca de informação na Internet Francisco Fechine BorgesQualquer dúvida, perguntem ao Google! Dênio Mariz Timóteo de Souza, ao final de explicação aos seus alunos sobre um trabalho a ser feitoA busca de informação na Internet hoje é tão importante para a ciência que será necessária uma ciência de busca de informação na Internet Francisco Fechine BorgesQualquer dúvida, perguntem ao Google! Dênio Mariz Timóteo de Souza, ao final de explicação aos seus alunos sobre um trabalho a ser feito

4 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB PARTE 1 (hoje) 1.1 Internet como biblioteca, supermercado ou mercadinho 1.2 Cópias e re-construções de informação na escola 1.3 A história da obtenção de informações na educação Sites de busca e pesquisa para o professor e o aluno 1.3 A história do Google PARTE 2 (hoje) 2.1 Tipos de ferramentas de busca e de formas de uso 2.2 Índices e catálogos 2.3 Genéricas e especializadas 2.4 Um bom uso típico 2.5 PráticaAssunto

5 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB PARTE 3 (amanhã) 3.1 Tipos de ferramentas de busca e pesquisa em educação 3.2 A lógica das ferramentas PARTE 4 (amanhã) 4.1 Comandos ocultos 4.2 Segurança da informação

6 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB PARTE Internet como biblioteca, supermercado ou venda A Internet está sempre associada a um lugar no qual todo mundo pode estar, entrar, se comunicar, interagir… …onde todo mundo pode obter, colocar, modificar informação É assim que ocorre na escola? Há Internet na escola para isso? Ou melhor, a escola está na Internet para isso tudo?

7 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB Resposta: Não, e não é todo professor ou aluno que pode estar na Internet Razões: Condições materiais… Condições simbólicas que ampliam, MAS TAMBÉM restringem as atividades humanas todo mundo pode estar na Internet Na Internet, elimina-se a distância Você tem tudo na Internet Você pode navegar, surfar, entrar em salas de bate- papo, sites, blogs e pegar o que quiser Solução: pensar no uso da Internet como práticas em educação, das quais professores e alunos devem se apropriar

8 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB Solução: pensar em novas metáforas (oceano, estação rodoviáriaXXXX!!!) Pode haver restrição ao acesso de informações através de recursos tecnológicos, linguísticos, psicológicos etc. Exemplo: (que informações há sobre a escola?)http://www.cefetpb.edu.br Mundo / escola virtual onde há tudo o que se possa imaginar Biblioteca Supermercado Venda… … enfim, um lugar com práticas específicas

9 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB Estatísticas de uso de ferrramentas de busca

10 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB Este asss Johljhlj Jhljhlkhn Lhljh ;jlkj Hkjhjhl Mkj Hgjhghk ffff

11 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB PARTE Tipos de ferramentas de busca e de formas de uso Só 7% das pessoas que utilizam serviços de busca vão além da terceira páginaSó 7% das pessoas que utilizam serviços de busca vão além da terceira página Portanto, não é a quantidade de informações retornadas o que faz a ferramenta de busca um sucessoPortanto, não é a quantidade de informações retornadas o que faz a ferramenta de busca um sucesso As ferramentas se dividem basicamente em duas quanto ao trabalho de classificaçãoAs ferramentas se dividem basicamente em duas quanto ao trabalho de classificação ÍndicesÍndices CatálogosCatálogos

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14 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB Se dividem quanto à classificação de informações e ao tipo de retorno de informações, vejamos…

15 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB Índices e catálogos Índices Google, Altavista, Infoseek, Excite A maior parte do trabalho de classificação da informação é feita por outros programas O Google mede a popularidade do link Catálogo Yahoo! A maior parte do trabalho de classificação é feita por pessoas

16 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB Desvantagem dos índices Não há controle das informações mostradas ao usuário Consequência: Problemas éticos para obter primeira posição Desvantagem dos catálogos Cobrem pequena parte da Internet Consequência: Devem continuar cobrindo pequena parte para não perderem o controle

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20 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB As ferramentas também podem ser classificadas quanto ao tipo de informação que retornam Genéricas Especializadas

21 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB Genéricas Google, Altavista, Infoseek Supermercados Não fazem distinção entre os assuntos Especilizadas Sites de busca específicos, portais verticais Mercadinhos Procuram assuntos específicos e são mais confiáveis

22 Lafayette B. Melo – Núcleo de Aprendizagem Virtual – CEFET-PB Estratégias – um exemplo típico Se quisermos procurar informações relacionadas a aprendizagem obtemos um resultado quantitativamente grande Porém, podemos refinar a pesquisa Inserindo mais um termo Delimitando os termos com aspas Obrigando que determinados termos estejam na pesquisa Excluindo dterminados termos da pesquisa


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