A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tintoretto. Biografia Tintoretto, como era conhecido Jacopo Comin, (Veneza c. 1518 31 de Maio de 1594) foi um dos pintores mais radicais do Maneirismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tintoretto. Biografia Tintoretto, como era conhecido Jacopo Comin, (Veneza c. 1518 31 de Maio de 1594) foi um dos pintores mais radicais do Maneirismo."— Transcrição da apresentação:

1 Tintoretto

2 Biografia Tintoretto, como era conhecido Jacopo Comin, (Veneza c de Maio de 1594) foi um dos pintores mais radicais do Maneirismo. Por sua energia fenomenal em pintar, foi chamado Il Furioso, e sua dramática utilização da perspectiva e dos efeitos da luz fez dele um dos precursores do Barroco. Seu pai, Battista Comin, era tintore (tingia seda), o que lhe valeu o apelido. Também era conhecido como Jacopo Robusti.

3 Na infância, Jacopo, um pintor nato, começou a decorar as paredes da tinturaria paterna. Vendo seu talento, seu pai levou-o à oficina de Ticiano, na época com mais de cinquenta anos, para aprender o ofício. Dizem que o mestre ficou pouco tempo com ele, por ter percebido o talento e a independência do menino, o que faria dele um pintor, mas não um bom aprendiz. Tintoretto estudou então por conta própria, observando as obras dos grandes mestres. Mas continuou admirador, nunca um amigo de Ticiano, e mais tarde adotou como lema em seu estúdio a frase O desenho de Michelangelo e a cor de Ticiano.

4 Ele estudou especialmente alguns modelos de Michelangelo, e se tornou especialista em modelagem no método de cera e clay. Seus modelos eram às vezes, corpos usados em aulas de anatomia.

5 Executou trabalhos sem nada cobrar ou apenas pelo preço do material utilizado como nos casos da decoração de afrescos para a igreja de Santa Maria dell'Orto. Após as obra de dell'Orto, foi-lhe encomendada a decoração da Scuola di San Marco (1548), trabalho que lhe consagrou definitivamente, inclusive concluindo um de seus quadros mais importantes: o Milagre de são Marcos (1548). A partir de então, recebeu numerosas encomendas de procedências diversas.

6 Casou-se em 1550 com uma moça abastada e até o fim da vida dedicou-se somente à pintura. Essa fase iniciou-se com trabalhos como Adão e Eva ( ) e Abel e Caim ( ). A mais célebre das obras desse período foi Susana no banho ( ). Ganhou concurso para a decoração de suas salas e da irmandade da Scuola di San Rocco (1564), onde pintou obras como Crucificação (1565) e uma História da Paixão (1566) e decorou o segundo pavimento da escola com cenas do Velho Testamento, como O maná e Moisés aspergido com a água do regato (1577).

7 Conclui pouco antes de morrer em Veneza (1594), o monumental Paraíso, um dos maiores quadros a óleo do mundo. Com sua obra majestosa, junto com pintores como Ticiano, com seu uso de cores, Veronese, com seu senso espacial, e Giorgione, com sua expressividade, deram início a última fase do Renascimento, no século XVI, e Cinquecento ( ), valorizando mais a cor e uma rigorosa perspectiva em relação a forma.

8 Principais Obras Milagre de São Marcos

9 Paraíso

10 A Última Ceia

11 A Crucificação

12 Marte e Vênus surpreendidos por Vulcano

13 O Lavatório

14 A Origem da Via Láctea

15 Lamentação Sobre o Cristo


Carregar ppt "Tintoretto. Biografia Tintoretto, como era conhecido Jacopo Comin, (Veneza c. 1518 31 de Maio de 1594) foi um dos pintores mais radicais do Maneirismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google