A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF RUI DE SOUZA1 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Animais Peçonhentos Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF RUI DE SOUZA1 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Animais Peçonhentos Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunica."— Transcrição da apresentação:

1 PROF RUI DE SOUZA1 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Animais Peçonhentos Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunica com um aparelho inoculador: dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunica com um aparelho inoculador: dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, marimbondos e arraias. Serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, marimbondos e arraias.

2 PROF RUI DE SOUZA2 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Animais Venenosos Apesar de peçonha significar veneno, animal peçonhento não é o mesmo que venenoso, sendo este último, o animal que produz veneno, mas não possui órgão inoculador, provocando envenenamento passivo por contato, compressão ou por ingestão. Apesar de peçonha significar veneno, animal peçonhento não é o mesmo que venenoso, sendo este último, o animal que produz veneno, mas não possui órgão inoculador, provocando envenenamento passivo por contato, compressão ou por ingestão. Algumas espécies de anfíbios. Algumas espécies de anfíbios.

3 PROF RUI DE SOUZA3 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS

4 PROF RUI DE SOUZA4 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS O acidente botrópico é causado por serpentes do gênero Bothrops,dentre as quais destacam- se a jararaca, a urutu; O acidente botrópico é causado por serpentes do gênero Bothrops,dentre as quais destacam- se a jararaca, a urutu; Veneno de ação proteolítica,neurotóxica e anticoagulante. Veneno de ação proteolítica,neurotóxica e anticoagulante.

5 PROF RUI DE SOUZA5 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Acidente botrópico geralmente causa dor, edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas). Acidente botrópico geralmente causa dor, edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas). Tardiamente as bolhas podem surgir e até necrose. Tardiamente as bolhas podem surgir e até necrose. Outra complicação acontece quando bactérias que vivem na boca da serpente causam infecção na pele do paciente. Outra complicação acontece quando bactérias que vivem na boca da serpente causam infecção na pele do paciente. Além das alterações, o sangue pode se tornar incoagulável, predispondo a hemorragias que podem por em risco a vida. Além das alterações, o sangue pode se tornar incoagulável, predispondo a hemorragias que podem por em risco a vida.

6 PROF RUI DE SOUZA6 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Esse acidente é causado pelas serpentes do gênero Crotalus,conhecidas por cascavéis. Esse acidente é causado pelas serpentes do gênero Crotalus,conhecidas por cascavéis. As manifestações clínicas deste acidente são precoces(três horas); As manifestações clínicas deste acidente são precoces(três horas); Veneno de ação hemolítica e neurotóxica. Veneno de ação hemolítica e neurotóxica.

7 PROF RUI DE SOUZA7 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS O acidente crotálico pode provocar fraqueza, turvação da vista, queda das pálpebras e paralisia de músculos da face. O acidente crotálico pode provocar fraqueza, turvação da vista, queda das pálpebras e paralisia de músculos da face. Pode queixar-se também de dores musculares e apresentar urina escura. Pode queixar-se também de dores musculares e apresentar urina escura. Apenas inchaço e formigamento discretos. Apenas inchaço e formigamento discretos. Em alguns casos, não é possível identificar o ferimento das presas. Em alguns casos, não é possível identificar o ferimento das presas.

8 PROF RUI DE SOUZA8 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS O acidente laquésico é causado pelas serpentes do gênero Lacheis,conhecidas por surucucu. O acidente laquésico é causado pelas serpentes do gênero Lacheis,conhecidas por surucucu. Inoculam grande quantidade de veneno. Inoculam grande quantidade de veneno.

9 PROF RUI DE SOUZA9 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS O acidente causado pela surucucu ou surucucu- picode-jaca ocorre somente na Amazônia e na Mata Atlântica. O acidente causado pela surucucu ou surucucu- picode-jaca ocorre somente na Amazônia e na Mata Atlântica. Assim como no acidente botrópico, há dor, edema, equimose e podem surgir bolhas, infecção e necrose. Assim como no acidente botrópico, há dor, edema, equimose e podem surgir bolhas, infecção e necrose. Além das hemorragias, pode haver também sudorese, náuseas e vômitos, cólicas abdominais, diarréia,diminuição da freqüência dos batimentos cardíacos e queda da pressão arterial. Além das hemorragias, pode haver também sudorese, náuseas e vômitos, cólicas abdominais, diarréia,diminuição da freqüência dos batimentos cardíacos e queda da pressão arterial.

10 PROF RUI DE SOUZA10 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS O acidente elapídico se caracteriza pelo veneno é tóxico para os nervos,músculos, provoca turvação visual, queda das pálpebras e paralisia muscular que pode comprometer a respiração do paciente. O acidente elapídico se caracteriza pelo veneno é tóxico para os nervos,músculos, provoca turvação visual, queda das pálpebras e paralisia muscular que pode comprometer a respiração do paciente. Não há manifestações locais importantes. Não há manifestações locais importantes.

11 PROF RUI DE SOUZA11 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS As serpentes do gênero Micrurus, que são as corais, causam este tipo de acidente. As serpentes do gênero Micrurus, que são as corais, causam este tipo de acidente. A ação neurotóxica deste veneno manifesta-se precocemente e determina casos graves A ação neurotóxica deste veneno manifesta-se precocemente e determina casos graves A diferença da coral falsa é que nesta,os anéis não contornam todo corpo da cobra. A diferença da coral falsa é que nesta,os anéis não contornam todo corpo da cobra.

12 PROF RUI DE SOUZA12 SINAIS E SINTOMAS GERAIS DOS ACIDENTES Dor local intensa Dor local intensa Marcas de picada(A cobra peçonhenta deixa duas marcas de presas, a não peçonhenta deixa várias marcas em forma de elipse); Marcas de picada(A cobra peçonhenta deixa duas marcas de presas, a não peçonhenta deixa várias marcas em forma de elipse); Edema, vermelhidão e bolhas; Edema, vermelhidão e bolhas; Dificuldades respiratórias; Dificuldades respiratórias; Queda da pálpebra e distúrbios visuais; Queda da pálpebra e distúrbios visuais;

13 PROF RUI DE SOUZA13 SINAIS E SINTOMAS GERAIS DOS ACIDENTES Alteração no nível de consciência Alteração no nível de consciência Reação anafilática Reação anafilática Náuseas e vômitos Náuseas e vômitos Convulsões Convulsões Relato de alteração da cor(escura) e quantidade(diminuída) da urina. Relato de alteração da cor(escura) e quantidade(diminuída) da urina.

14 PROF RUI DE SOUZA14 ARANHAS ARANHAS Conhecidas por aranhas armadeiras; Conhecidas por aranhas armadeiras; O acidente causa dor local intensa, geralmente irradiando para a raiz do membro. O acidente causa dor local intensa, geralmente irradiando para a raiz do membro. Em crianças é possível ocorrer choque neurogênico após a picada. Em crianças é possível ocorrer choque neurogênico após a picada.

15 PROF RUI DE SOUZA15 ARANHAS ARANHAS Conhecidas como aranhas de jardim, de grama ou tarântula. Conhecidas como aranhas de jardim, de grama ou tarântula. Apresentam como característica um desenho negro em forma de ponta de flecha no dorso do abdome. Apresentam como característica um desenho negro em forma de ponta de flecha no dorso do abdome. São aranhas que não são agressivas. São aranhas que não são agressivas. Não há necessidade de soroterapia específica. Não há necessidade de soroterapia específica.

16 PROF RUI DE SOUZA16 ARANHAS ARANHAS Conhecidas por aranha- marrom. Conhecidas por aranha- marrom. São aranhas pequenas,de hábitos noturnos, podendo viver no interior das residências. São aranhas pequenas,de hábitos noturnos, podendo viver no interior das residências. Não são agressivas, picando quando comprimidas contra a roupa. Não são agressivas, picando quando comprimidas contra a roupa. O veneno manifesta tardiamente,após o acidente. O veneno manifesta tardiamente,após o acidente.

17 PROF RUI DE SOUZA17 ARANHAS As aranhas caranguejeiras; As aranhas caranguejeiras;aranhas caranguejeirasaranhas caranguejeiras Sua importância médica está no fato delas poderem lançar pêlos urticantes, situados no dorso do abdome; Sua importância médica está no fato delas poderem lançar pêlos urticantes, situados no dorso do abdome; Podem causar reações de hipersensibilidade, com prurido cutâneo, mal-estar, tosse, dispnéia. Podem causar reações de hipersensibilidade, com prurido cutâneo, mal-estar, tosse, dispnéia.

18 PROF RUI DE SOUZA18 ARANHAS Este acidente é causado pelas aranhas conhecidas popularmente por viúva-negra. Este acidente é causado pelas aranhas conhecidas popularmente por viúva-negra. Dor intensa no local da picada,mialgia intensa, contraturas musculares generalizadas podendo levar a convulsões tetânicas. Dor intensa no local da picada,mialgia intensa, contraturas musculares generalizadas podendo levar a convulsões tetânicas.

19 PROF RUI DE SOUZA19 ESCORPIÕES ESCORPIÕES Os escorpiões do gênero Tytius são os causadores deste tipo de acidente. Os escorpiões do gênero Tytius são os causadores deste tipo de acidente. As principais espécies são o Tytius bahiensis e Tytius serrulatus. As principais espécies são o Tytius bahiensis e Tytius serrulatus.Tytius bahiensis Tytius serrulatusTytius bahiensis Tytius serrulatus Este último é o causador do maior número de mortes, principalmente crianças abaixo de 7 anos de idade. Este último é o causador do maior número de mortes, principalmente crianças abaixo de 7 anos de idade.

20 PROF RUI DE SOUZA20 TRATAMENTO PRÉ- HOSPITALAR Devemos manter a vítima em repouso absoluto e não deixá-la locomover-se Devemos manter a vítima em repouso absoluto e não deixá-la locomover-se Remover anéis, pulseiras, braceletes, e outros adornos; Remover anéis, pulseiras, braceletes, e outros adornos; O local da picada deve ser lavado com água e sabão, protegendo o local da lesão com curativo de gaze seca; O local da picada deve ser lavado com água e sabão, protegendo o local da lesão com curativo de gaze seca; Transportar ao hospital indicado e se possível e seguro, capture o animal, levando-o ao hospital de destino da vítima, em recipiente adequado; Transportar ao hospital indicado e se possível e seguro, capture o animal, levando-o ao hospital de destino da vítima, em recipiente adequado;

21 PROF RUI DE SOUZA21 TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR Somente soro específico cura o envenenamento provocado por picadas quando aplicado adequadamente; Somente soro específico cura o envenenamento provocado por picadas quando aplicado adequadamente; Não devemos fazer qualquer tratamento caseiro como torniquete;sucção, perfuração, pó de café,fumo e outros; Não devemos fazer qualquer tratamento caseiro como torniquete;sucção, perfuração, pó de café,fumo e outros; Nos casos de acidentes com escorpiões, o risco de vida aumenta quando a vítima tiver idade abaixo de 07 anos e acima de 50 anos ou ainda vítima que apresente distúrbios orgânicos graves. Nos casos de acidentes com escorpiões, o risco de vida aumenta quando a vítima tiver idade abaixo de 07 anos e acima de 50 anos ou ainda vítima que apresente distúrbios orgânicos graves.


Carregar ppt "PROF RUI DE SOUZA1 ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS Animais Peçonhentos Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google