A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACIDENTE COM LOXOSCELES SP - revisão - www.cit.rs.gov.br Aranhas são aracnídeos que se caracterizam por apresentar o corpo divido em cefalotórax e abdome.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACIDENTE COM LOXOSCELES SP - revisão - www.cit.rs.gov.br Aranhas são aracnídeos que se caracterizam por apresentar o corpo divido em cefalotórax e abdome."— Transcrição da apresentação:

1 ACIDENTE COM LOXOSCELES SP - revisão - Aranhas são aracnídeos que se caracterizam por apresentar o corpo divido em cefalotórax e abdome. No cefalotórax articulam-se os quatro pares de patas, um par de pedipalpos e um par de quelíceras. Nas quelíceras estão os ferrões utilizados para a inoculação do veneno. No Brasil, as aranhas maiores causadoras de acidentes graves, pertencem aos gêneros Phoneutria, Loxosceles e Latrodectus. ABELLA, H.B. 1 ; BOFF, G.S.J. 2 ; MARQUES, M.G.B. 2 1 Médico Veterinário-CIT/RS; 2 Médico Veterinário-CIT/RS-ULBRA

2 A Loxosceles sp é conhecida popularmente como aranha marrom. Apresenta o corpo revestido de pêlos curtos e sedosos de cor marrom- esverdeada. Podem atingir 1cm de corpo e até 3cm de envergadura de patas. Loxosceles sp (aranha marrom)

3 Habitam no interior de domicílios onde se refugiam em vestimentas, causando acidentes. Constroem teias irregulares em fendas, cascas de árvores, telhas, tijolos empilhados, atrás de quadros e móveis, sempre ao abrigo da luz direta. Não são agressivas, picando apenas quando comprimidas. A picada geralmente não é valorizada por ser pouco dolorosa nas primeiras horas, passando muitas vezes, despercebida. Loxosceles sp (aranha marrom)

4 Loxocelismo cutâneo: horas após o acidente ocorrem as manifestações de eritema, dor local em queimação, edema, mal- estar e febre. Lesão evolutiva caracterizada pela tríade cutânea com bolhas ou mancha equimótica ou pequena necrose, circundada por halo isquêmico (claro) seguido de área eritematosa. LesãoLesão

5 Loxocelismo cutâneo-visceral: além do quadro cutâneo, observam-se cefaléia, náuseas e vômitos, urina cor de lavado de carne (hemoglobinúria macroscópica), icterícia e anemia aguda. Pode evoluir para coagulação intravascular disseminada (CIVD) e insuficiência renal aguda (IRA). Não há relação entre quadro cutâneo e as manifestações sistêmicas. Análises laboratoriais: Hemograma, EQU, uréia e creatinina. Lesão

6 Tratamento: A soroterapia pode ser usada até 72 horas após o acidente ou enquanto a lesão cutânea estiver em evolução. A soroterapia pode ser usada até 72 horas após o acidente ou enquanto a lesão cutânea estiver em evolução. Nos casos de atendimento tardio, a conduta é tratamento local, sintomático, e acompanhamento por cirurgião plástico. Nos casos de atendimento tardio, a conduta é tratamento local, sintomático, e acompanhamento por cirurgião plástico. Transfusão de sangue ou concentrado de hemácias nos casos de anemia intensa; hemodiálise. Transfusão de sangue ou concentrado de hemácias nos casos de anemia intensa; hemodiálise. Loxosceles sp (aranha marrom) (aranha marrom)


Carregar ppt "ACIDENTE COM LOXOSCELES SP - revisão - www.cit.rs.gov.br Aranhas são aracnídeos que se caracterizam por apresentar o corpo divido em cefalotórax e abdome."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google