A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás em fase de desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás em fase de desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás em fase de desenvolvimento da tua estrutura óssea, deves preocupar-te em manter uma postura corporal correta. Coluna Vertebral

2 Uma postura corporal correta contribui para o nosso bem-estar e evita que surjam, futuramente, deformações na coluna vertebral. Como conseqüência podemos ter dores no pescoço e nas costas. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode trazer alterações posturais e originar enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.

3 A coluna, quando vista de lado, apresenta algumas ligeiras curvaturas normais. Tais curvaturas, se exageradas, indicam que é necessário iniciar um tratamento de correção.

4 Coluna Vertebral A coluna vertebral é dividida em regiões que se chamam:

5 COLUNA CERVICAL COLUNA CERVICAL (PESCO Ç O) COLUNA TOR Á CICA (TÒRAX) (TÒRAX) COLUNA LOMBAR (CINTURA) REGIÂO P È LVICA - (SACRO-CÒCCIX) o sacro se articula com a bacia de cada lado e o c ó ccix é formado por 4 pequenos ossinhos sem nenhuma fun ç ão definida. o sacro se articula com a bacia de cada lado e o c ó ccix é formado por 4 pequenos ossinhos sem nenhuma fun ç ão definida.

6 Desvios posturais As três alterações que mais freqüentemente apresentadas pelas pessoas são : Lordose É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal. O peito e o abdômen projetam-se para a frente. A dor nas costas em pessoas com lordose lombar acontece quando é necessário que fiquem em pé por muito tempo

7 Cifose É um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral. é o famoso corcunda. As causas mais importantes desse problema são a má postura e o insuficiente condicionamento físico.

8 Escoliose A coluna, vista por detrás deve ser "reta". A escoliose é uma deformação da coluna na qual ela desvia, quer para a direita, quer para a esquerda. Pode aparecer em qualquer idade mas costuma acentuar-se com o crescimento. Exercícios de alongamento e respiratórios ajudam muito.

9 Há alguns fatores que influenciam bastante os problemas que a coluna vertebral por vezes nos traz; I ) Fatores relacionados com o bem estar físico e com a saúde em geral. a) Vida sedentária, falta de preparo físico; b) Excesso de peso concentrado na "barriga" (Obesidade abdominal) associado à flacidez da musculatura abdominal; c) Escorregões e quedas que produzem distensões e espasmos musculares;

10 d) Desvios dos eixos normais da coluna vertebral como por exemplo, a lordose e) Seqüela de faturas da coluna; f) Tabagismo (tossido crônico). II) Fatores relacionados a personalidade; a) "Stress" psicológico, tensão emocional; b) Insatisfação no trabalho; c) Problemas econômicos e familiares; d) Problemas psiquiátricos; e) Abuso de drogas.

11 Atualmente se aceita que fatores psicossociais podem até ser determinantes de dores nas costas. A tensão emocional pode transformar a coluna em órgão de choque, onde o indivíduo descarrega as suas ansiedades e frustrações III) Fatores genéticos; Parece haver uma certa freqüência de "dores nas costas" numa mesma família, entretanto, não existe ainda uma comprovação científica sobre se realmente o fator genético tem influencia importante ou não.

12 Para manter a saúde da tua coluna deves… Calçado :

13 Maneira de sentar! Sentar : Sim Não

14 Sentar:

15 Não Sim

16 Levantar objetos :

17 Fazer alguns trabalhos :

18

19

20 Caminhar (p ostura ereta)

21 Carregar a mochila:

22

23

24 A partir dos resultados da aplicação do questionário objetivo, aos 93 alunos da escola pública estadual, foi verificado que 78 % das repostas referem-se a problemas com a cadeira escolar. Quanto a questão referente a postura em que mais permanecia na carteira escolar, de 10 fotos de diferentes posturas mostradas, encontramos na Figura 1-A a freqüência de 38 % do total assinaladas. Atenta-se para o fato de que a maioria dos estudantes, quando em atividades de leitura e escrita, apóiam a cabeça na mão, na tentativa de amenizar os efeitos da força peso, dos segmentos da cabeça e do tronco, que são projetados a frente, no mobiliário tradicional.

25 Figura 1: Principais resultados obtidos a partir do questionário aplicado a 93 crianças de uma escola pública em Santa Catarina. 'A' Representa a postura adotada com maior freqüência apontada por 38 % desses alunos. 'B' Diagrama do corpo humano contendo o resultado dos relatos de queixas oriundas da sala de aula.

26 Essa falta de inclinação da superfície do tampo da mesa está associada com a sobrecarga no sistema musculoesquelético, notadamente na região cervical, como pode ser observado na Figura 2-A, onde encontramos 60 graus de flexão da cabeça e 30 graus do tronco a frente. Na Figura 2-B, o arranjo introduzido pelo aluno, reduziu substancialmente estes valores, na proporção da inclinação da mesa. Mesas de superfície plana, desprovidas de qualquer angulação,.

27 foi verificado no questionário. Da mesma forma esta ausência de inclinação no tampo da carteira escolar constitui-se em fator de distorção no tamanho dos caracteres (Dul, 1981), o que pode contribuir para problemas de desempenho do aluno na atividade de leitura. estão associadas a queixas de dores lombares e cefaléias ao final da jornada de trabalho, como foi verificado no questionário

28 Figura 2. A foto 'A' mostra a postura do aluno assumida no mobiliário tradicional. Em 'B', observe o arranjo na carteira introduzido pelo aluno, na tentativa de melhorar o campo de visão e sua área de trabalho.

29 POSTURA CORPORAL


Carregar ppt "Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás em fase de desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google