A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coluna Vertebral Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coluna Vertebral Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás."— Transcrição da apresentação:

1 Coluna Vertebral Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás em fase de desenvolvimento da tua estrutura óssea, deves preocupar-te em manter uma postura corporal correta.

2 Uma postura corporal correta contribui para o nosso bem-estar e evita que surjam, futuramente, deformações na coluna vertebral. Como conseqüência podemos ter dores no pescoço e nas costas. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode trazer alterações posturais e originar enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.

3 A coluna, quando vista de lado, apresenta algumas ligeiras curvaturas normais. Tais curvaturas, se exageradas, indicam que é necessário iniciar um tratamento de correção.

4 Coluna Vertebral A coluna vertebral é dividida em regiões que se chamam:  

5 COLUNA CERVICAL         (PESCOÇO) COLUNA TORÁCICA (TÒRAX) COLUNA LOMBAR (CINTURA) REGIÂO PÈLVICA -  (SACRO-CÒCCIX)   o sacro se articula com  a bacia de cada lado e o cóccix é formado por 4 pequenos ossinhos sem  nenhuma  função definida.

6 Desvios posturais As três alterações que mais freqüentemente apresentadas pelas pessoas são : Lordose         É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal . O peito e o abdômen projetam-se para a frente. A dor nas costas em pessoas com lordose lombar acontece quando é necessário que fiquem em pé por muito tempo

7 Cifose             É um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral . é o famoso “corcunda”. As causas mais importantes desse problema são a má postura e o insuficiente condicionamento físico.

8 Escoliose               A coluna, vista por detrás deve ser "reta". A escoliose é uma deformação da coluna na qual ela desvia,  quer para a direita, quer para a esquerda. Pode  aparecer em qualquer idade mas costuma acentuar-se com o crescimento. Exercícios de alongamento e respiratórios ajudam muito.

9 Há alguns fatores que influenciam bastante os problemas que a coluna vertebral por vezes nos traz;
I ) Fatores relacionados com o bem estar físico e com a saúde em geral. a) Vida sedentária, falta de preparo físico; b) Excesso de peso concentrado na "barriga" (Obesidade abdominal) associado à flacidez da musculatura abdominal; c) Escorregões e quedas que produzem distensões e espasmos musculares;

10 d) Desvios dos eixos normais da coluna vertebral como por exemplo, a lordose
e) Seqüela de faturas da coluna; f) Tabagismo (tossido crônico). II) Fatores relacionados a personalidade; a) "Stress" psicológico, tensão emocional; b) Insatisfação no trabalho; c) Problemas econômicos e familiares; d) Problemas psiquiátricos; e) Abuso de drogas.

11 Atualmente se aceita que fatores psicossociais podem até ser determinantes de dores nas costas. A tensão emocional pode transformar a coluna em órgão de choque, onde o indivíduo descarrega as suas ansiedades e frustrações III) Fatores genéticos; Parece haver uma certa freqüência de "dores nas costas" numa mesma família, entretanto, não existe ainda uma comprovação científica sobre se realmente o fator genético tem influencia importante ou não.

12 Para manter a saúde da tua coluna deves…
ü   Calçado :

13 Maneira de sentar!  ü Sentar :             Sim                      Não

14 ü Sentar:

15 Não Sim

16 Levantar  objetos :                       

17 Fazer alguns trabalhos :

18

19

20 Caminhar                               (postura ereta)

21 Carregar a mochila:

22

23

24     A partir dos resultados da aplicação do questionário objetivo, aos 93 alunos da escola pública estadual, foi verificado que 78 % das repostas referem-se a problemas com a cadeira escolar. Quanto a questão referente a postura em que mais permanecia na carteira escolar, de 10 fotos de diferentes posturas mostradas, encontramos na Figura 1-A a freqüência de 38 % do total assinaladas. Atenta-se para o fato de que a maioria dos estudantes, quando em atividades de leitura e escrita, apóiam a cabeça na mão, na tentativa de amenizar os efeitos da força peso, dos segmentos da cabeça e do tronco, que são projetados a frente, no mobiliário tradicional.

25 Figura 1: Principais resultados obtidos a partir do questionário aplicado a 93 crianças de uma escola pública em Santa Catarina. 'A' Representa a postura adotada com maior freqüência apontada por 38 % desses alunos. 'B' Diagrama do corpo humano contendo o resultado dos relatos de queixas oriundas da sala de aula.

26     Essa falta de inclinação da superfície do tampo da mesa está associada com a sobrecarga no sistema musculoesquelético, notadamente na região cervical, como pode ser observado na Figura 2-A, onde encontramos 60 graus de flexão da cabeça e 30 graus do tronco a frente. Na Figura 2-B, o arranjo introduzido pelo aluno, reduziu substancialmente estes valores, na proporção da inclinação da mesa. Mesas de superfície plana, desprovidas de qualquer angulação,.

27 estão associadas a queixas de dores lombares e cefaléias ao final da jornada de trabalho, como foi verificado no questionário foi verificado no questionário. Da mesma forma esta ausência de inclinação no tampo da carteira escolar constitui-se em fator de distorção no tamanho dos caracteres (Dul, 1981), o que pode contribuir para problemas de desempenho do aluno na atividade de leitura.

28 Figura 2. A foto 'A' mostra a postura do aluno assumida no mobiliário tradicional. Em 'B', observe o arranjo na carteira introduzido pelo aluno, na tentativa de melhorar o campo de visão e sua área de trabalho.

29 POSTURA CORPORAL                                                                              


Carregar ppt "Coluna Vertebral Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google