A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - PEDAGOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - PEDAGOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - PEDAGOGIA
Mídia, Tecnologias Digitais e Educação Patrícia Alejandra Behar Graciela Soares, Júlia Halal, Stephanie Funck e Tamires Lemos

2 Trabalho final: Construção do vídeo; Elaboração de um plano de aula.
TEMÁTICA ESCOLHIDA: Meio ambiente – Reciclagem do lixo

3 Importante: É importante deixar claro que as atividades elaboradas a seguir foram pensadas e planejadas dentro de um contexto. Partimos do pressuposto que já estaria sendo trabalhado um projeto mais amplo acerca da preservação do meio ambiente, abrindo-se uma temática envolvendo a reciclagem do lixo. No mês do meio ambiente (maio)

4 Plano de aula Turma: 1° e 2° ano Período: três ou quatro dias
Justificativa: Acreditamos que nosso planeta passa por graves problemas ecológicos e ambientais, sendo assim, desenvolver um trabalho gradual acerca do eixo educação ambiental se faz indispensável. Em vista disso, também percebemos a importância de trabalhar a temática reciclagem do lixo nas salas de aula, provocando uma mudança de atitudes dos alunos, atingindo suas famílias e comunidade em geral, fazendo-os refletir sobre a sustentabilidade. Na perspectiva de promover a conscientização para a preservação do meio ambiente e do nosso planeta.

5 Plano de aula Objetivos:
Proporcionar a utilização dos recursos da Web 2.0 como ferramentas de apoio à aprendizagem; Promover utilização de recursos como livros, vídeos, músicas; Trabalhar motricidade fina; Promover a utilização de materiais como: tinta, cola, pincéis, papéis variados, tesoura, revistas, jornais, sucatas, entre outros. Desenvolver linguagem oral e escrita;

6 Estimular a curiosidade e criatividade;
Provocar situações que envolvam argumentação e questionamentos acerca da reciclagem do lixo e mudanças de atitudes; Promover mudança de atitudes com relação à coleta seletiva; Estimular o trabalho com classificação e seriação de materiais; Oportunizar a utilização de diversos materiais concretos; Promover ações de cooperação e colaboração; Valorizar e respeitar a produção individual e coletiva; Conhecer o lixo que fabricamos;

7 Compartilhar possibilidades de transformação do lixo;
Construir brinquedos com materiais recicláveis; Identificar áreas poluídas; Promover a conscientização com relação ao meio ambiente em geral; Aprender sobre a reciclagem, diferenciando os produtos que são recicláveis dos que não são, bem como seu tempo de vida; Conhecer as cores que classificam cada tipo de lixo (orgânico, plástico, metal, papel e vidro); Proporcionar a visitação de outros espaços da escola e comunidade; Instigar a percepção crítica das crianças com relação à vida urbana e social;

8 Atividade 1: Apresentar a temática reciclagem, trazendo variados objetos “lixo” (vidros, cascas de frutas, papelão, copos descartáveis, rolos de papel higiênico, latas, garrafas pets, pilhas); Problematização dos tipos de lixo que existem (vidro, papel, alumínio, orgânico, plástico e outros materiais como pilhas, baterias e óleo de cozinha); As crianças serão instigadas a pensarem que tipo de lixo cada um produz em casa, fazendo perguntas, propondo argumentações do tipo de como cada família descarta o lixo em casa.

9 Atividade 2: Construção de lixeiras coletivas para a separação do lixo em sala de aula, utilizando caixas de papelão recicladas, tinta para colorir, ou papéis picados; Separar a turma em pequenos grupos e responsabilizar cada grupo pela construção de uma lixeira específica. (Vidro, papel, alumínio, orgânico e plástico); Confeccionar um depósito para descartar pilhas, baterias, óleo de cozinha e outros produtos do gênero.

10 Atividade 3: Construção de um painel coletivo da separação do lixo, com a colagem de materiais diversos como: recortes de revistas, jornais, encartes de supermercados ou desenhos feitos pelas crianças; Confecção de outro painel de classificação dos lixos separando-os por tempo de decomposição de cada item. Ao final, expor os painéis em local de boa visibilidade de todos da escola

11 Atividade 4: Solicitação prévia de sucatas trazidas de casa, como: tampinhas de garrafa, rolinhos de papel higiênico, garrafas pet, caixinhas de diversos tamanhos, potes, cordas, botões, CDs, entre outros materiais não mais utilizados pelas famílias; Confecção de objetos, brinquedos ou outras criações abstratas utilizando as sucatas; Ao final as crianças deverão pintar seus objetos, brincar, explorar e levar para casa.

12 Atividade 5: Levar os alunos para fazer um passeio pela escola e arredores da comunidade; Observar e constatar o lixo presente nas ruas, bem como poder relacionar com o que foi aprendido em aula; Confecção de placas com frases e gravuras, estimulando e orientando os outros alunos e moradores do bairro para aderirem ao movimento de conscientização com relação à preservação do meio ambiente, separação do lixo, tempo de decomposição do lixo, ou propor a comunidade o exercício do reaproveitamento do lixo.

13 Atividade 6: Nesta atividade será necessária a arrecadação de jornais antigos para a produção de papel machê; Propor às criança a manipulação do jornal molhado com cola em um recipiente próprio; Ao final da receita todas as crianças poderão confeccionar seus objetos de papel reciclado; Após os alunos podem pintar suas criações utilizando têmpera.

14 Atividade 7: Fecharemos a semana promovendo a assistência do vídeo construído pelas educadoras, ao passo que após propor ao grupo de alunos questionamentos com relação ao mesmo: O que vimos neste vídeo? Que tipo de lixo encontramos no vídeo? Quais atitudes positivas que os personagens tomaram? Que atitudes negativas os personagens tomaram? O que você faria neste caso? Será que há lixos que podem ser reciclados/ reaproveitados? Que problemas a poluição pode causar na nossa vida e no planeta? Será que podemos mudar esta situação?

15 Também será proposto que cada criança construa um pequeno texto explicativo ou frases relacionando as aprendizagens, afirmando seus compromissos na preservação do planeta, relatando o que aprendeu sobre a separação do lixo, ou mudanças pessoais que ocorreram durante a execução dos trabalhos. Vídeo:

16 Recursos utilizados: Software Movie Maker, imagens do Google, imagens produzidas pelos componentes do grupo de estudos, música, objetos trazidos pelas alunas, para produção do vídeo, como: massinha de modelar, bonecos em miniatura, mini lixeiras confeccionadas pelas próprias; Jornal (confecção de papel machê), sucatas variadas, tinta, cola, cartolinas, papel pardo (para cartaz coletivo), tesouras, revistas.

17 REFERÊNCIAS: Links utilizados para referências das imagens do vídeo:
BR&sa=N&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=V- lvwvznKe3sIM:&imgrefurl= problemas-causados-pelo-lixo.html&docid=zGiKqkEtx- HBDM&imgurl= ME/vwfn3NYx4cE/s1600/lixo.jpg&w=380&h=496&ei=moHJTsrPN83DgAem0tVm& zoom=1&iact=hc&vpx=489&vpy=308&dur=32&hovh=257&hovw=196&tx=121&ty= 172&sig= &page=1&tbnh=146&tbnw=112&start=0&ndsp =15&ved=1t:429,r:12,s:0 BR&sa=N&biw=1024&bih=677&tbm=isch&tbnid=k41SdigXEob6aM:&imgrefurl=htt p:// solucoes/&docid=ZkXcytehRX0pUM&imgurl= content/uploads/2010/12/lixo-mundo-salvar- planeta.jpg&w=500&h=484&ei=moHJTsrPN83DgAem0tVm&zoom=1&iact=rc&dur= 392&sig= &page=1&tbnh=131&tbnw=134&start=0&ndsp =15&ved=1t:429,r:9,s:0&tx=83&ty=82

18 REFERÊNCIAS:

19 REFERÊNCIAS: BR&gbv=2&biw=1024&bih=466&tbm=isch&tbnid=913_qaF1Fku- yM:&imgrefurl= estar-crime-de- poluicao.html&docid=Xe3i7skM3XqqdM&imgurl= UqkXaolAP_I/TZ9-H7Xao6I/AAAAAAAAA- U/6l_kOJdHCHg/s400/POLUIA% E1.GIF&w=360&h=275&ei=0ILJTtt- wamDB8HH0T4&zoom=1 %A3o+do+lixo&hl=pt- BR&sa=G&gbv=2&biw=1024&bih=466&tbm=isch&tbnid=dwflkM6YR08aQM:& imgrefurl= urbano.html&docid=P8NMqggx_WKHOM&imgurl= FVY3DG4sucs/TYXYanC-xiI/AAAAAAAABQ8/vqMk2- IE3_k/s400/tempo%25252Bde%25252Bdecomposi%252525C3%252525A7% C3%252525A3o%25252Bde%252

20 REFERÊNCIAS: BR&gbv=2&biw=1024&bih=509&tbm=isch&tbnid=nc28K806fHaRqM:&imgrefurl=ht tp://lixonolixao.blogspot.com/2007/08/benefcios-da- reciclagem.html&docid=CBWUSN7DUUAS3M&imgurl= 6wP0h2aQG4/RsYGJVgYPSI/AAAAAAAAABs/iDBNqWn6w9U/s400/a01reciclage m.gif&w=300&h=242&ei=XIbJTuCLAs2_gQeqw6w4&zoom=1 BR&gbv=2&biw=1024&bih=509&tbm=isch&tbnid=7ttLEHROnxNPlM:&imgrefurl=htt p://meioambiente.culturamix.com/poluicao/objetivos-da- reciclagem&docid=UMiPMtUdT2BEhM&imgurl= m/blog/wp-content/gallery/objetivos-da-reciclagem/reciclagem- 9.jpg&w=412&h=432&ei=XIbJTuCLAs2_gQeqw6w4&zoom=1 BR&gbv=2&biw=1024&bih=509&tbm=isch&tbnid=V8auEvLwuGmyTM:&imgrefurl= reciclagem&docid=6NfjDD5PFHYg4M&imgurl= /blog/wp-content/gallery/simbolos-da-reciclagem/simbolos-da-reciclagem- 4.jpg&w=512&h=512&ei=XIbJTuCLAs2_gQeqw6w4&zoom=1

21 REFERÊNCIAS: 3o&hl=pt-BR&gbv=2&biw=1024&bih=466&tbm=isch&tbnid=h1- Ks9liIpD3HM:&imgrefurl= cid=JHlw_fYdqkkJ0M&imgurl= PVqj0I/AAAAAAAAAFA/SHK8Lrkt6Y4/s320/Lixo.jpg&w=312&h=264&ei=rYXJ TsLUH4mJgwfy1ahN&zoom=1 3o&hl=pt- BR&gbv=2&biw=1024&bih=466&tbm=isch&tbnid=m9dvL02wupYC3M:&imgre furl= BMMrZM&imgurl= content/uploads/2008/05/lixo- chao.gif&w=135&h=168&ei=rYXJTsLUH4mJgwfy1ahN&zoom=1 BR&sa=N&biw=1024&bih=466&tbm=isch&tbnid=mjLuz5Wm1wc3XM:&imgref url= bolso/&docid=o1uazMpUYSyT7M&imgurl= vsI/TAm4DF24AoI/AAAAAAAAANM/rXAub_RrC7o/s1600/planeta..jpg&w=124 0&h=1293&ei=gojJTrTWCM3kggeJmOVW&zoom=1

22 REFERÊNCIAS: BR&gbv=2&biw=1024&bih=466&tbm=isch&tbnid=WSNhuym3rlu- dM:&imgrefurl= preciso.html&docid=zxAjSdGMXxRjwM&imgurl= Pi2cg/TFbmf-3yamI/AAAAAAAABDs/sJVivA4OkKQ/s1600/aplicar-coleta-seletiva- predio.jpg&w=460&h=345&ei=KYnJTtmJGIOrgweomsBi&zoom=1 pt-BR&rlz=1T4PRFB_pt- BRBR458&sig= &biw=1024&bih=568&tbm=isch&tbnid=h 1- Ks9liIpD3HM:&imgrefurl= Hlw_fYdqkkJ0M&imgurl= AAAAAAAFA/SHK8Lrkt6Y4/s320/Lixo.jpg&w=312&h=264&ei=RYvJToO6DePh0Q Gn0IT_Dw&zoom=1&iact=rc&dur=94&page=7&tbnh=160&tbnw=189&start=53&nd sp=10&ved=1t:429,r:3,s:53&tx=97&ty=117


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACED - PEDAGOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google