A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A origem dos conflitos e os meios para vencê-los.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A origem dos conflitos e os meios para vencê-los."— Transcrição da apresentação:

1 A origem dos conflitos e os meios para vencê-los

2 Origem dos Conflitos (Tiago 4:1) 1 - De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? A quem se refere vós? Três hipóteses: 1 - Humanidade em geral 2 - Membros das comunidades judaico-cristã 3 - Aos candidatos a mestres Por que usou vós não nós? Será que todas igrejas estariam pelo mesmo problema? Daí o uso de vós, pois se trata de uma continuação do assunto anterior. Ou seja, o objetivo era refletir sobre a origem dos conflitos que estavam acontecendo entre os aspirantes a mestres.

3 Será que situação havia chegado a tal ponto, que havia conflito armado entre os irmãos? Por que o uso desses termos? Termos usados: guerras e pelejas Guerra = conflito armado Peleja = luta corpo a corpo luta com armas É usado para descrever estado hostilidade e antagonismo entre pessoas. Havia combate de palavras entre eles!!! E de onde vem essas guerras? Tiago mesmo responde, dos prazeres que militam na vossa carne? A regeneração aniquila nossa natureza pecaminosa? Gálatas 5:17 diz: Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Ainda temos a semente Adâmica dentro de nós. Origem dos Conflitos (Tiago 4:1)

4 Apesar de não estar explícito, podemos especular que se trata de amor à honra, aos primeiros lugares e à primazia (superioridade) Deleites = prazeres Guerreiam nos vosso membros = militam na vossa carne Estamos numa guerra! O sentido de prazeres aqui é bom ou ruim? Quais os prazeres a que Tiago se refere? I Pedro 2:11 diz: Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; Origem dos Conflitos (Tiago 4:1)

5 Cobiçar = manter seu desejo focado sobre alguma coisa, é usado na maioria das vezes para designar desejos impuros e ilegais (ex.: Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. - Mateus 5:28) 10º mandamento Cobiça não revela ato! Revela... Cobiçais e nada tendes pode indicar a frustração destes planos pelo próprio Deus. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6) 2 - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.

6 ...matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; Por que Tiago usou matais? Qual o motivo de cobiçar e nada ter? De forma geral, para se receber é preciso... Mateus 7: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir- se-vos-á. 8 - Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 21: E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. 1ª conclusão Os cristãos, candidatos a mestres, não tinham as coisas que almejavam por falta de oração! Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

7 Mas o que leva o cristão a apagar o espírito de oração? A cobiça, inveja, soberba, espírito faccioso, ou seja,... Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

8 Mas eles deixavam de receber também por outro motivo! Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

9 Vejam o textos abaixo: I João 3: E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. I João 5: E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. Os leitores de Tiago queriam receber coisas de Deus para gastá- las em seus prazeres ou deleites. Queriam ser atendidos em sua pretensão para serem dominadores do rebanho. Relembrando, qual foi o primeiro motivo para não receberem? Pedir é garantia de receber? Por que? O pedido é o que os homens veem, mas Deus vê o... Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6) 3 - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

10 Tiago apóstolo e seus irmãos, ao pedirem para se assentar ao lado de Jesus no Reino de Deus (Mat ) Para quê? Articulações políticas, formação acadêmica, profissão e prestígio não podem e nem devem ser pré-requisitos para um ministro de DEUS. Hebreus 5: E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão. 5 - Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei. Outros casos, semelhantes ao dos leitores de Tiago, na Bíblia Isaías 58:3 Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

11 Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6) 4 - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

12 Por que se referir a essas pessoas como adúlteros ou infiéis? A Bíblia descreve a relação entre Deus e o povo como: Oséias 2:2 2 - Contendei com vossa mãe [nação de Israel], contendei, porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido; e desvie ela as suas prostituições da sua vista e os seus adultérios de entre os seus seios. Oséias 3:1 1 - E O SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas. A infidelidade estava acontecendo por ocasião da quebra de votos e compromissos assumidos no momento da conversão e do batismo. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

13 O que acontecia era um adultério espiritual? Mas o que é isso? Como havia uma aliança entre os cristãos e Deus, eles estavam amando exatamente o que é inimigo de Deus: não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? O assunto é tão grave, que Tiago usa uma retórica para destacar: Não sabeis?. O que aquele grupo estava buscando dentro da igreja, consistia em inimizade a DEUS. A busca ao poder, à honra e à popularidade, tanto dentro como fora da igreja, constituem-se como amor ao mundo. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

14 Essa inimizade começou em Gênesis 3:15: E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6) Tiago está praticamente dizendo: vocês são como esposa infiel que ama o inimigo do marido.

15 E Qual a consequência dessa escolha? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Nessa batalha não há posição neutra, ou em cima do muro. Não há como estar de bem com os dois, mundo e Deus I João 5:19 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

16 O que pode acontecer aos que se opuserem a Deus? Salmos 21:8 A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te odeiam. Salmos 73:27 Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Hebreus 10:31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

17 A Bíblia declara alguns como inimigos de Deus: diabo Mateus 13: Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; 25 - Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? 28 - E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? 29 - Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

18 A carne Romanos 8:7 diz: Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Pecadores impenitentes Romanos 5:10 Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Morte I Coríntios 15:26 Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. É terrível imaginar que um crente possa fazer parte dessa lista. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

19 Ser amigo de mundo é uma decisão pessoal: portanto, qualquer que quiser..., afinal, o pecado tem origem no coração (Tiago 1:13-15) Romanos 8:31diz: Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Mas se Deus for contra nós, quem será por nós? I João 2: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

20 Qual o texto que Tiago está referindo? Não há um texto específico que diz isso. De forma alusiva, Tiago poderia estar se referindo a: Êxodo 20:5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. João Calvino disse: Esta verdade ocorre em toda a escritura. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6) 5 - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?

21 Quando Tiago fala Espírito, a que espírito se refere? Ao Espírito Santo ou ao espírito humano? De ambos pode ser dito que vieram habitar entre nós. O espírito humano na criação, como em Gênesis 2:7 que diz: E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. O Espírito Santo, como em João 14:17, que diz: O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Importante: Na língua grega, não se começavam palavras com maiúsculas para identificá-las como nome próprio ou referência a divindade Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

22 Existe uma variante textual encontrada em alguns manuscritos gregos que aos invés de trazer o Espírito que em nós habita trazem o Espírito que fez habitar em nós. A segunda leitura (fez habitar em nós) é adotada pela maioria das versões modernas (ARA e NVI), já a primeira (em nós habita) é adotada pelas que seguem o texto majoriatário (ARC e King James). Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6) Sendo assim, a palavra ciúme se refere : Ao que o Espírito de Deus sente por nós Ao que Deus sente por seu próprio Espírito À atitude geral de ciúme, inveja e contendas que caracteriza o espírito humano Não há concenso!

23 1º Algumas traduções entendem que Tiago se refere ao ciúme que o Espírito Santo, que Deus fez habitar em nós, tem por nós, diante do amor ao mundo que manifestamos. Ex.: (ARA, ARC, NVI) ARA: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? ARC: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? NVI: O Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes? 2) Outras entendem que o próprio Deus tem ciúme do espírito que ele fez habitar em nós, isto é, o espírito humano. ESV: Ele anseia zelosamente sobre o espírito que ele fez habitar em nós. 3) Para outras, Tiago diz que o espírito do homem, que Deus fez habitar nele, tem fortes ciúmes (King James, A Bíblia de Jerusalém, A Bíblia Hebraica, BLH): ABJ: Ele reclama com ciúme o espírito que pôs dentro de nós? ABH: há um espírito em nós que cobiça com intensidade BLH: O espírito que Deus pôs em nós está cheio de desejos violentos Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

24 Há mais textos nos AT que se referem aos fortes desejos que agitam o espírito humano: Gênesis 6:5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Isaque e os filisteus Gênesis 26:14 E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. José e seus irmãos Atos 7:9 9 - E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

25 A 3ª alternativa torna compreensível a relação desse versículo com o próximo, pois enquanto o v. 5 afirma que o espírito humano é agitado por violentos desejos pecaminosos, o próximo declara que DEUS, contudo, dá uma graça maior dos que esses desejos aos que humildemente o buscam para libertação. Tiago está repreendendo seus leitores para levar a sério aquilo que diz a escritura: ou supondes que em vão afirma a Escritura?. Tiago se refere ao processo de criação do homem, um espírito limpo soprado pelo próprio DEUS, mas que após a queda, tornou-se um espírito assolado por paixões pecaminosas. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

26 Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6) 6 - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

27 A palavra Antes, nesse caso, quer dizer em reação ao que foi dito anteriormente. Em força contrária ao espírito humano que nos conduz para uma vida de inimizade contra DEUS, Ele nos concede maior desejo de resistir a esses maus desejos, mediante sua graça, que é MUITO maior que nossos desejos pecaminosos. A expressão portanto diz refere-se a Provérbios 3:34, que diz: Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos. (somente a esses) Deus resiste ao soberbos: essa declaração é muito grave, antes, Tiago que havia alertado que o mundanismo os tornava inimigos de DEUS, agora, ele alerta que o próprio DEUS se virará contra eles se permanecerem em estado de soberba. Efeitos dos Conflitos (Tiago 4:2-6)

28 No versículo anterior Tiago disse que DEUS daria graça aos humildes, e concluindo, eles deveriam se humilhar diante de DEUS. Dez verbos são usados no imperativo para mostrar as atitudes que conduzem ao quebrantamento e à humilhação diante de DEUS, que os levam a vencer o mundanismo. Sujeitai-vos, pois, a Deus: significa colocar-se debaixo de seu querer e de sua vontade. Tiago mesmo, experimentou isso, João 7:5 diz: Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10) Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

29 O sujeitar a DEUS é seguido por resisti ao diabo. As duas coisas andam juntas. Só é possível resistir ao diabo se estivermos sujeitos a DEUS. Pedro faz o mesmo alerta em I Pedro 5:8-9, que diz: Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10) O objetivo do diabo é colocar-nos como inimigo de DEUS, levando-nos à soberba (eu mereço, eu posso etc). Tiago já havia falado que a sabedoria terrena é diabólica (3.15)

30 Paulo ensina os cristãos a resistirem ao diabo vestindo a armadura de DEUS: Efésios 6: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10)

31 Quando o inimigo encontra resistência firme por parte dos cristãos submissos a DEUS, ele foge: Ex.: A tentação de Jesus, em Mateus 4: Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 - Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10)

32 Ele se chegará a vós: toda a Bíblia mostra que DEUS se deixa achar e encontrar pelos que o buscam Ex.: Davi e Salomão - I Crônicas 28:9 E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. Rei Asa ao povo - II Crônicas 15:2 Chegai-vos: continua o imperativo, que mostra que há um afastamento. Abandonar a busca pelo poder, atitudes mundanas de cobiça e buscar a DEUS em oração é aproximar-se de DEUS. Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10) 8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

33 Isaías 55: Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 - Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10) Duas formas para buscar a DEUS 1ª No AT, a cerimônia de purificação, particularmente de lavagem de mãos e pés dos sacerdotes, era feita antes de se aproximarem de DEUS (Êx ) Purificar as mãos: o conceito de impureza e pecado geralmente está de forma metafórica descrito como mãos violentas (Jó 16.17) mãos cheias de sangue (Is. 1.15).

34 Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10) Já pureza e santidade é descrito como mãos puras ou purificadas (Jó 9.30; Sl 18.20) e mãos santas (1 Tm 2.8) A ideia de purificação moral e espiritual é expressa pelo ato de lavar as mãos (Davi lavou as mãos na inocência Sl ; 73.13) Depois, virou um rito formal e vazio, os fariseus observavam isso (Mt. 15.2) e o próprio Pilatos, querendo livrar-se da culpa (Mt ), ou seja, perdeu o valor!

35 A segunda maneira de se aproximar de DEUS é: limpem os corações, vocês que tem ânimo duplo. Mãos é usado por Tiago como atos, atitudes e comportamento em geral. Seus leitores sabem que não é de forma literal, mas pelo arrependimentos e confissão dos pecados, com fé na promessa de que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (1Jo 2.7) Ânimo duplo ou dobre, são aqueles que pelo pecado da incredulidade duvidam de DEUS. Essa purificação é semelhante à anterior. Mortificar as dúvidas e incredulidade e tomar uma posição de fé e obediência ao Senhor, renunciando o mundanismo. Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10)

36 Esses termos não parecem estranhos para nós? Para os cristãos-judeus, essa linguagem ritualística faz todo o sentido. Esse o facilitador da comunicação. Davi resume bem quando diz em Salmos s 24: Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 5 - Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10)

37 Senti as vossas misérias ou afligi-vos: no AT os israelitas tinham que afligir a alma em ocasiões especiais. Levítico 16: E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. Outros textos: (Lv 16.31, 23.27,32) O significado aqui é entristecer-se pelos pecados cometidos, para que a oferta pelo pecado não se tornasse um mero cerimonial. Paulo expressou essa tristeza como: Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? (Rm. 7:23-24) Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10) 9 - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

38 Lamentar pelos pecados também era exigido pelos profetas ao povo de DEUS no AT, quando havia pecado e a ira de DEUS estava prestes a cair. Jeremias 4:8 diz: Por isto cingi-vos de sacos, lamentai, e uivai, porque o ardor da ira do SENHOR não se desviou de nós. Lamentar inclui não somente a consciência de pecado, mas também a expectativa do juízo de DEUS Um sinal de lamento exterior era arrancar os cabelos da barba e da cabeça, rasgar as vestes e vestir saco, jogando cinza sobre si (Et. 4.1,3; Dn 9.3; Jn 3.6) De nada vale o lamento exterior se não houvesse um lamento interior, por isso Joel disse em Joel 2:13: E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10)

39 O que Tiago deseja é mudança de atitude. Pelo contexto, parece que não havia nenhum sinal de contrição espiritual, pois escreve: converta-se o vosso riso em pranto e a vossa alegria, em tristeza. Cegueira espiritual TOTAL! A noção exata de quem somos, nos leva a comportar-nos como o publicano da parábola em Lucas 18:13: O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10)

40 A tristeza é melhor para uma reflexão profunda sobre o sentido da vida. Eclesiastes 7: Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. 3 - Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. 4 - O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria. Talvez Tiago estivesse lembrando de Jesus quando disse: Lucas 6:25: Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis. Mais uma vez, a contrição verdadeira vem do coração, de onde provem todos os sentimentos. Sentir miséria dos pecados só é possível quando temos claramente diante de nós a santidade de DEUS. Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10)

41 Esse é o resumo de tudo o que foi dito. Pedro também diz: Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; (I Pedro 5:6) Jesus disse: E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mateus 23:12) O maior exemplo foi de Cristo Filipenses 2: E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10) 10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

42 Devemos buscar exaltação e honra que venham de DEUS, mais que cargos e posições. Solução para os conflitos (Tiago 4:7-10)


Carregar ppt "A origem dos conflitos e os meios para vencê-los."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google