A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olival Lucena Objetivos: Entender como alimentar o paciente cirúrgico. Definir indicações da nutrição enteral e parenteral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olival Lucena Objetivos: Entender como alimentar o paciente cirúrgico. Definir indicações da nutrição enteral e parenteral."— Transcrição da apresentação:

1 Olival Lucena

2

3 Objetivos: Entender como alimentar o paciente cirúrgico. Definir indicações da nutrição enteral e parenteral no pré- e pós-operatório.

4

5

6 Pacientes de baixo risco submetidos à cirurgia eletiva: -Pré-operatório -Perioperatório -Pós-operatório

7 Medidas para facilitar a alimentação pós- operatória oral ou enteral precoce: -Não há respaldo científico para recusar a alimentação ao paciente após a cirurgia. Diminuir a oferta de água e sal Anestesia peridural Evitar opiáceos Evitar uso de sonda nasogástrica,dreno e cateter urinário

8 O paciente cirúrgico desnutrido ou complicado: Pré-operatório Pós-operatório

9 Alimentando pacientes que não podem comer no pós-operatório: -Continuar a NP(do pré-op) -Jejum por mais de 7 dias no pós-op -Desnutridos em cirurgia de emergência -Trauma grave ou doença crítica com intolerância a NE

10

11

12 ERASACERTO

13 Pontos chaves: Mudança de dogmas:jejum perioperatório Praticar o Fast-track Dieta imunomoduladora

14


Carregar ppt "Olival Lucena Objetivos: Entender como alimentar o paciente cirúrgico. Definir indicações da nutrição enteral e parenteral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google