A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar."— Transcrição da apresentação:

1 Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar

2 Caro aluno, O objetivo da Net Aula Unicanto é reforçar os conteúdos das disciplinas estudadas por você. Ao abrir o botão da disciplina você encontrará resumos de conteúdos, webaulas, exercícios resolvidos e gabaritados para ajudar a fixar o conteúdo. Com isso, pretendemos auxiliar principalmente os alunos que têm dificuldades em encontrar tempo para estudar e concluir os estudos. Esperamos que a Net Aula Unicanto o auxilie como mais um instrumento de aprendizagem e que sirva de estímulo para que você continue estudando não só para conclusão do Ensino Fundamental e Médio como também para formação profissional e acadêmica. Atenciosamente, Coordenação de Educação a Distância do Unicanto Supletivo

3 Conjuntos numéricos Material produzido pela professora Elcy Fernanda Ferreira Ribeiro

4 Uma breve história O homem sempre teve a necessidade de se organizar e administrar os seus bens de forma a não ser enganado.

5 Uma breve história O primeiro sistema de contagem foi as mãos. Depois riscos em madeiras e ossos. Alguns utilizavam símbolos para representar quantidades.

6 Uma breve história Desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Desta preocupação sugiram os Conjuntos Numéricos

7 Conjuntos numéricos CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS – N Tem como elementos números inteiros e positivos. CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS – Z Tem como elementos números inteiros positivos e negativos. CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS - Q Tem como elementos números inteiros positivos e negativos, decimal finito e disma periódica. CONJUNTO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS - I Tem como elementos decimais infinitos sem período. CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS - R Tem como elementos os números que compõem o conjunto Racional e Irracional simultaneamente.

8 Relação de conjuntos Diagrama numérico Os elementos do Conjunto N pertence aos demais conjuntos exceto o conjunto irracional O conjunto Z pertence aos conjuntos Q e R O conjunto Q engloba os elementos do conjunto N e Z simultaneamente Os elementos do conjunto I não se associam com os demais conjuntos O conjunto R é resultado da união entre os demais conjuntos, ou seja, conjuntos N, Z, Q e I

9 OPERAÇÕES COM CONJUNTOS União Conjunto união são todos os elementos dos conjuntos relacionados. Dado o conjunto A={5,6,8,9} e o Conjunto B={0,1,2,3,4,5}, o conjunto

10 OPERAÇÕES COM CONJUNTOS Intersecção Os elementos que fazem parte do conjunto intersecção são os elementos comuns aos conjuntos relacionados. No diagrama acima percebemos que os elementos da interseção são os números 3, 4 e 5; ou seja, elementos que pertencem aos dois conjuntos simultaneamente

11 OPERAÇÕES COM CONJUNTOS Diferença entre dois conjuntos. Dados dois conjuntos A e B chama- se conjunto diferença ou diferença entre A e B o conjunto formado pelos elementos de A que não pertencem a B. O conjunto diferença é representado por A – B. Os números 1 e 2 pertencem exclusivamente ao conjunto A

12 Problema Uma pesquisa realizada pelo Colégio Unicanto detectou que 500 alunos gostam de matemática, 700 de português, 300 das duas disciplinas e alunos afirmam não gostar de nenhuma destas. Nestas condições, quantos foram os entrevistados? A) alunos B) alunos C) alunos D) 900 alunos

13 Problema Uma pesquisa realizada pelo Colégio Unicanto detectou que 500 alunos gostam de matemática, 700 de português, 300 das duas disciplinas e alunos afirmam não gostar de nenhuma destas. Nestas condições, quantos foram os entrevistados? A) alunos B) alunos C) alunos D) 900 alunos È necessário lembrar que todas as vezes que alguém gosta de duas ou mais coisas ao mesmo tempo, usaremos a noção de diagrama para a sua resolução.

14 COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98). Este slide está regido pela Lei de Direitos Autorais nº , de 19/02/98, do Governo Federal Brasileiro. Qualquer uso não autorizado de qualquer material incluído neste slide pode constituir uma violação das leis de direitos autorais Unicanto Supletivo Recanto - Quadra 300 Conj. 23 Lote 08 – Tel.: / Fax: Taguatinga - QNA 42 Lote 17, 1º Andar – Tel.: /


Carregar ppt "Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google