A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar."— Transcrição da apresentação:

1 Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar

2 PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS Criado por: Talita Araújo Sudré

3 "Quando eu me encontrava preso na cela de uma cadeia Foi que eu vi pela primeira vez as tais fotografias em que apareces inteira Porém lá não estava nua, e sim coberta de nuvens. Terra, terra Por mais distante o errante navegante Quem jamais te esqueceria“ ("Terra", de Caetano Veloso)

4 HISTÓRIA DO PLANETA TERRA Antigamente, achavam que nosso planeta era o centro do Sistema Solar, com o Sol e os planetas girando à sua volta. Engano! Muita gente morreu tentando provar o contrário: que é a Terra que gira ao redor do Sol.

5 A Terra e o Sistema Solar A Terra é o terceiro Planeta em ordem de afastamento do Sol (centro do nosso Sistema Solar) e o quinto em tamanho.

6 FORMA DO PLANETA TERRA A Terra é redonda, mas não é uma esfera perfeita, já que é levemente achatada nos pólos, recebendo por isso, o nome de geóide.

7 MOVIMENTO DE ROTAÇÃO A rotação é o movimento que a Terra executa em torno de si mesma, ou seja, em torno de um eixo imaginário que a atravessa do pólo Sul ao pólo Norte. Esse movimento tem a duração de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, aproximadamente 24 horas ou um dia.

8 MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO Translação é o movimento que a Terra executa ao deslocar-se em torno do Sol. Esse movimento se completa no período de 01 ano ou mais precisamente, 365 dias e seis horas, portanto, esse movimento é responsável pelo ano e pelas estações do ano e é realizado concomitante ao movimento de rotação.

9 DEFININDO SOLSTÍCIO E EQUINÓCIO Percebemos na figura que ao percorrer sua órbita ao redor do Sol a Terra é iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes conforme sua posição. Observamos que nos dias 23 de setembro e 21 de março, ambos os hemisférios terrestres são igualmente Iluminados, porém nos dias 22 de dezembro e 22 de junho, os hemisférios sul e norte diferem quanto a iluminação. Em 22 de Dezembro, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe mais luz solar, marcando assim o início do verão neste hemisfério, conseqüentemente o início do inverso no hemisfério norte. Em 21 de março e 23 de setembro a Terra se encontra em posições tais que ambos os hemisférios são igualmente iluminados, marcando assim o início das estações outono e primavera. Chama-se SOLSTÍCIO as posições em que a Terra se encontra em 22 de dezembro e 22 de junho. Dizemos, então, que o dia 22 de dezembro é solstício de verão no hemisfério sul e solstício de inverno no hemisfério norte. Chama-se EQUINÓCIO as posições em que a Terra se encontra em 23 de setembro e 21 e de março. Dizemos, então, que o dia 23 de setembro é equinócio de primavera no hemisfério sul e equinócio de outono no hemisfério norte.

10 A Aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos observados em regiões próximas às zonas polares, em decorrência do impacto negativo de partículas do vento solar no campo magnético solar. No hemisfério norte é conhecida como Aurora Boreal. No hemisfério sul, Aurora Austral. Esse fenômeno é resultado dos equinócios. Sol da meia-noite é a designação comum para o fenômeno que ocorre nas latitudes acima de 66º 33’ 39" N ou S, ou seja para além do círculo polar ártico ou do círculo polar antártico, quando o Sol não se põe durante pelo menos 95 horas seguidas. Esse fenômeno é resultado dos solstícios.

11 O Sol à meia – noite no Cabo Norte (Nordkapp), Noruega. Aurora Boreal no Alaska.

12 SITES: LIVRO: Geografia. Construindo consciências. Valquíria Pires & Beluce Bellucci. 5 série. Ed. Scipione BIBLIOGRAFIA

13 COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98). Este slide está regida pela a Lei de Direitos Autorais nº , de 19/02/98, do Governo Federal Brasileiro. Qualquer uso não autorizado de qualquer material incluído neste slide pode constituir uma violação das leis de direitos autorais Unicanto Supletivo Recanto - Quadra 300 Conj. 23 Lote 08 – Tel.: / Fax: Taguatinga - QNA 42 Lote 17, 1º Andar – Tel.: /


Carregar ppt "Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google