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Plano de Design Interativo e Pesquisa Bibliográfica

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Apresentação em tema: "Plano de Design Interativo e Pesquisa Bibliográfica"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Design Interativo e Pesquisa Bibliográfica
Interface para um sistema de venda de carros personalizados Este é o início...Boa Tarde, meu nome é A = {Antonio, Cesar, Francisco, Joao Paulo, Mozart, Roberto}, A – {Mozart} :D

2 Equipe Antônio Josivaldo (ajnf) Cesar Lima (clp) João Paulo (jpsml)
José Francisco (jfp) Mozart William (mwsa) Roberto Costa (rca6) Apresente a equipe... ^_^”

3 Tópicos Abordados Introdução Pesquisa Bibliográfica Problemas
Objetivos Metodologia Introdução : uma breve explicação do que consiste nosso projeto (montar seu carro, visual 3d, etc) Pesquisa bibliográfica: análise de concorrentes e artigos relacionados ao projeto Problemas: Principais dificuldades dos nossos usuários Objetivos: do nosso projeto Metodologia: Escolha dos usuários, técnicas de elicitação de requisitos e MÉTRICAS DE AVALIAÇÃO

4 Introdução Sistema on-line de vendas de carros personalizados
Interface 3D E-commerce 1 – Será um sistema online de vendas de carros personalizados em que o usuário poderá escolher como deseja que sejam as características físicas dos automóveis, etc, etc, etc.... 2 – a gente pensou em projetar uma interface 3d para simular o resultado das escolhas do usuário... 3 – procurando incrementar a usabilidade tanto no quesito gráfico quanto no ecommerce fatores: fazer o usuário gostar de acessar o site, faze-lo querer voltar sempre ;) e o principal, fazer o cliente comprar

5 Pesquisa Bibliográfica
Análise de Concorrentes Encontramos cinco concorrentes: Três de vendas de carros com opção para personalização exemplo nas figuras: Chevrolet, Acura e Miniusa (from left to right) ...continua no próximo isláide Olha o e-commerce aqui hein?

6 Pesquisa Bibliográfica
Análise de Concorrentes E Dois de Jogos Eletrônicos figuras: Need for Speed Underground e Forza Motorsport, da EA games e Microsoft respectivamente onde você pode envenenar seu carro...

7 Pesquisa Bibliográfica
Artigos Relacionados “2D is better than 3D” Críticas ao uso indiscriminado Aponta erros comuns. “Customization in Underground 2” Módulo de customização do jogo Escolha de interfaces analisando Usabilidade. “Só vou citar alguns...no relatório está mais detalhado”... 2d is better than 3d: vai ajudar no nosso projeto, pois faz algumas críticas ao uso indiscriminado de 3D na web e nos ajuda a não cometer alguns erros comuns que são citados. Customization in Undeground II: Detalha desenvolvimento da parte de customização dos carros no jogo e as escolhas das interfaces, sempre focando a usabilidade.

8 Pesquisa Bibliográfica
Artigos Relacionados “Stickiness in Etailing Environment” Exemplos Política de Privacidade Suporte ao Cliente. Guidelines para criação de sites de ecommerce. Dá exemplos. Enfatiza criação de políticas de Privacidade (Mais confiança na relação cliente-Empresa) e Suporte ao cliente (importante...para que o cliente tenha vontade de voltar a comprar)

9 Pesquisa Bibliográfica
Artigos Relacionados “Factors and Principles Affecting the Usability of E-commerce Sites” Fatores que influenciam a satisfação. “Beyond Internet-Business-as-Usual” Entender as necessidades Áreas que necessitam de mais pesquisa. 1 - Este artigo, detalha alguns fatores que influenciam a satisfação dos usuários de sites de ecommerce.O Método utilizado por eles foi o seguinte: Foram escolhidas (16) pessoas de diferentes idades, sexos e áreas para avaliar alguns sites e avaliar a facilidade de uso dos sites. 2 – Este é um relatório de um Workshop do CHI 98 (lê-se “KI” – o professor que falou assim) que busca entender necessidades tantos dos clientes quanto dos comerciantes de comércio eletrônico e discutir algumas áreas que necessitam de mais pesquisa (as de sempre: suporte ao usuário, facilidade de uso do comerciante tb...)

10 Problemas Interface 3D Podem se tornar confusas
Muitos detalhes, pouca usabilidade Vantagem sobre text-based sites. Os dois primeiros tópicos é o q tem escrito no relatório...leiam-no... O terceiro é pra dizer que, apesar de sites com recursos 3d, realidade virtual, etc, serem mais complexos e/ou pouco intuitivos, são os que obtêm uma maior taxa de retorno por parte do cliente, em comparação com sites baseados em texto. Isso foi um comentário q vi numa das minhas pesquisas...num daqueles artigos relacionados...BOTEM UM “PORÉM” BEM GRANDE...pq isso não eh problema... :P

11 Problemas E-commerce Sentimento de falta de segurança
Angariar confiança do cliente. Relatório...tem o q colocar aki não...

12 Objetivos Gerais Estudar o usuário Pesquisa de concorrência de mercado
Conhecer a viabilidade do projeto Evitar erros. “conhece-te a ti mesmo e a teu inimigo e serás invencível” jah dizia Sun Tzu... Diga isso e vc fica marcado com o professor...hihihih Objetivos Gerais: conhecer o usuário e suas necessidades para evitar erros nas especificações do projeto além de conhecer a viabilidade deste. (cause/effect)

13 Objetivos Específicos Interface 3D intuitiva Compra confiável
Usabilidade Memorabilidade Facilidade Prevenção de erros Satisfação. 1- relatório 2 – relatório 3 – alguns fatores de usabilidade tais como : 1 – fazer com q usuários casuais tenham facilidade em lembrar de como utilizar o sistema 2 – facilidade de uso... 3 – sem erros, não haverá insegurança por parte do usuário (relatório) 4 – satisfação do usuário...o q é causa para vários outros fatores, como a memorabilidade, por exemplo...

14 Metodologia Usuários Dois tipos Design baseado num tipo de cliente
Perfil de usuário adotado. Dá pra falar o q tem no relatório...num dá não? Esses tópicos são milestones (hihih) do que deveria ser falado do Relatório :p Dois tipos: admin. E cliente Nos focamos no cliente, criando um design baseado num usuário de faixa etária acima dos 18, renda acima dos LER RELATÓRIO!!...

15 Metodologia Procedimentos Abstração Brainstorming
Idéias dos componentes da equipe Generalizações sobre o perfil adotado. Brainstorming Gerar idéias úteis Melhorar o projeto. Abstração: generalizações úteis... (relatório – Motivação e aplicação) Brainstorming: gerar idéias que poderão vir a ser descartadas dependendo da adequação no solucionamento do problema (relatório)

16 Metodologia Procedimentos Simulação: Cenários e protótipos
Validar requisitos Descobrir novos requisitos Verificar dificuldades do usuário. Arqueologia de Sistemas Obter requisitos compatíveis Aprimorar funcionalidades. Simulação: através de protótipos (esboços, simulações parecidas com o sistema real) procuramos validar os requisitos jah propostos e descobrir novos (requisitos) observando um possível usuário utilizar o protótipo, verificando suas dificuldades. Arqueologia: podemos obter requisitos compatíveis com nosso projeto a partir de sistemas semelhantes já existentes, procurando aprimorar certas funcionalidades e utilizar-se de possíveis aspectos positivos encontrados.

17 Metodologia Procedimentos Vídeo Registrar expressões do usuário
Captura de tela e áudio Think aloud. Vídeo: devemos registrar tendências do usuário por meio de captura de tela e gravação da voz (utilizando em conjunto com a técnica chamada “think aloud”) para se observar as reações e opiniões do usuário no que diz respeito à usabilidade. ler relatório para idéias 

18 Metodologia Métricas de Avaliação Interface 3D Tarefas
Velocidade X Precisão Preferências do usuário. As métricas de avaliação de usabilidade do nosso projeto consiste basicamente em duas divisões: Interface 3D e E-commerce. Primeiramente, Interface 3D: É dividida em duas partes:1 - tarefas : avalia os passos necessários para a execução bem-sucedida da tarefa em função da velocidade e da precisão (quanto mais rápido menos preciso, e vice-versa). 2 – Preferências: é uma questão subjetiva que depende dos fatores de usabilidade do sistems (facilidade, satisfação, etc.)

19 Metodologia Relação entre velocidade e precisão

20 Metodologia Métricas de Avaliação E-commerce Ficha de Avaliação
Formulário de critérios Sistema de pontuação. Existe uma ficha de avaliação (no relatório – é grande pra butar nesta apresentação ) que consiste em especificar atividades e funcionalidades existentes no site. Parte do preenchimento da ficha é feito utilizando-se formulário de critérios, que são algumas questões referentes às funcionalidades. O sistema de pontuação é para avaliar o nível (qualidade) do critério presente (ou não) no site.

21 Metodologia Métricas de Avaliação E-commerce Exemplos de critérios
Como você classificaria a facilidade de usar a função para encontrar a informação desejada? Como você classificaria a facilidade de se encontrar a informação? Aki são dois exemplos de critérios do formulário... algumas alternativas da primeira pergunta são: fácil, muito fácil, difícil, não funcionou da segunda: envolve o tamanho da página na tela do monitor... dentre outras...

22 Principais Referências
Hackos J. T., User and task analysis for interface design Nielsen J., Usability Engineering Robertson S., Requirements trawling: techniques for discovering Requirements Projeto de Interfaces de Usuários (Unicamp)

23 Equipe Antônio Josivaldo (ajnf) Cesar Lima (clp) João Paulo (jpsml)
José Francisco (jfp) Mozart William (mwsa) Roberto Costa (rca6) Equipe de novo ~_~’


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